3 exposições imersivas para você interagir em São Paulo

destaques SP ilustrada

Conheça as 3 exposições que usam e abusam da tecnologia e interatividade e entram em cartaz no mês de outubro no Farol Santander, Japan House e Sesc Avenida Paulista.

Foto capa: Montagem (R.Gushiken/SP da garoa/Divulgação

Local: Farol Santander
Exposição: “LUZ E ARTE – Reflexão e Emissão”
Período: de 02/10/2018 a 06/01/2019

Entra em cartaz no começo de outubro, a exposição de arte imersiva “Luz e Arte – reflexão e emissão”. Os artistas brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima, exibirão a obra “Entreter“. Já os italianos do NONE Collective, apresentam a inédita instalação “No Strata“.

As instalações, distribuídas em dois andares com 330m² cada, provocam questões contemporâneas usando a luz, desta maneira, provam que ela (luz) pode ser não só um item de apoio para o artista, como pode, também, ser o objeto da obra em questão.

O projeto “Entreter” da dupla de artistas brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima consiste na criação de um grupo de sete objetos dispostos pela sala do 22º andar do Farol Santander, de forma que sua composição completa remeterá a um pequeno Parque de Diversões (Amusement Park).

Atrações tradicionais como uma Roda Gigante, uma Montanha Russa e um Carrossel, entre outros, serão algumas das diferentes estruturas representadas e “miniaturizadas” em escala aproximada de 5:1, ou seja, cada brinquedo será simplificado aos contornos com luz de LED de seu desenho.

O objetivo, segundo os artistas, é que as peças estimulem uma provocação  visual e sensitiva, servindo como fonte de fantasia e fuga da vida real.

Os italianos do NONE Collective apresentam, pela primeira vez, a obra “NO STRATA”, no 23º andar do Farol Santander. O visitante observa uma instalação com módulos de luz e sons, em uma jornada por meio de uma paisagem nebulosa, onde é possível vislumbrar placas douradas de diferentes alturas.

Dentro da instalação, o público é imerso em uma “floresta” composta por 44 módulos vibratórios, feitos de cobre, que produzem sons metálicos. A parte mais baixa é escura, ao passo que a parte mais alta, no teto, é composta por 20 refletores de luzes, que se projetam nas placas de cobre e, ao mesmo tempo, escaneiam o ambiente e o público, como um radar.

Diante dessa complexa “floresta tecnológica”, os visitantes são convidados a contemplar a paisagem da cidade, sobrepondo o interior e o exterior do prédio, em um momento de pura sinestesia. Esta obra também é adaptada para acessibilidade.


Serviço Farol Santander:
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro
(estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 19h (domingo)
Ingressos: site e bilheteria física no local
Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo)
Ingressos: R$ 20 (visitação completa ao Farol Santander)
Capacidade por andar: 60 pessoas
Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas
Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso


Local: JAPAN HOUSE São Paulo
Exposição: “
Dimensão”
Período: de 02/10/2018 a 06/01/2019

Ideograma ou o kanji de “Dimensão” 

Inspirada pela cena jovem e pulsante da cidade de Tóquio, a JAPAN HOUSE São Paulo apresenta “Dimensão“, exposição que abre no início de outubro e fica em cartaz até 06 de janeiro de 2019.

A mostra, que tem assinatura do duo Nonotak Studio e curadoria da THE FORCE, apresenta instalações imersivas, obras cinéticas e luminosas, além de trilha sonora própria, propondo uma experiência que subverte as noções de tecnologia e arquitetura por um viés poético e contemporâneo.

Nonotak Studio é um projeto colaborativo fundado pelo arquiteto e músico japonês Takami Nakamoto e a ilustradora Noemi Schipfer. Criado em 2011, o coletivo tem despontado na cena internacional com apresentações, instalações, site specifics e performances nos mais diversos espaços. A dupla desfoca as fronteiras entre artes visuais, arquitetura, música e performance, alterando a perspectiva espacial dos presentes.


Serviço – “Dimensão” na JAPAN HOUSE São Paulo:
Endereço
: Avenida Paulista, 52 (Piso Térreo)
De 02 de outubro a 06 de janeiro 2019
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/


Local: Sesc Avenida Paulista
Exposição: “A Biblioteca à Noite

Período: de 03/10/2018 a 10/02/2019

O Sesc Avenida Paulista recebe “A Biblioteca à Noite”, exposição imersiva concebida pelo diretor canadense Robert Lepage e a Companhia Ex Machina, inspirada no livro homônimo do escritor argentino Alberto Manguel, que também participou da concepção. O trabalho tem o apoio do Institut Français e Embaixada da França, do Consulado Geral do Canadá e do Escritório do Quebec.

A exposição oferece aos visitantes uma experiência ao mesmo tempo cenográfica e virtual, seguindo um roteiro de 10 bibliotecas, reais ou imaginárias. É um convite a uma viagem de Sarajevo até a Cidade do México, passando pela mítica biblioteca de Alexandria até o fundo dos mares a bordo do Nautilus, das “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne.

O primeiro espaço é uma reprodução da biblioteca francesa do próprio Alberto Manguel, permitindo que o público adentre a seu universo enquanto se aclimata à relativa escuridão que caracteriza a exposição. A segunda sala, a floresta, é o coração da experiência imersiva. Ao percorrer o local repleto de árvores, o visitante contrasta o espaço com a ordem e o rigor que, em geral, caracterizam as bibliotecas. Neste local, usando óculos de vídeo tridimensional, o público é transportado para uma realidade virtual, explorando a tecnologia de imersão conhecida como 3D 360 ° VR.


Serviço – “A Biblioteca à Noite” –  em cartaz no Sesc Avenida Paulista 
Datas e Horários:
 De 3 de outubro de 2018 a 10 de fevereiro de 2019 – 
Terças a sábados, 10h30 às 21h; Domingos e feriados, 10h30 às 18h30.
Local:
 Arte I (5º andar)

Entrada gratuita: Necessário reserva online antecipada.
Classificação: 14 anos
Endereço: Avenida Paulista, 119, São Paulo / Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Telefone: (11) 3170-0800
Site: sescsp.org.br/avenidapaulista


Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
Redação SP da garoa
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged