7 exposições para conferir na avenida Paulista

destaques SP da cultura SP ilustrada

Considerada o Centro Cultural oficial da cidade de SP, na avenida Paulista você encontra institutos, museu e galerias com uma diversificada programação de exposições em cartaz e que ainda entrarão. Confira a seguir!

Foto capa: “Paulista Aberta”, 2018 (Rafael Gushiken / SP da garoa)

“Aromas e Sabores” – em cartaz na JAPAN HOUSE SP até 30/09 21/10 (temporada estendida)

Com curadoria de Felipe Ribenboim, “Aromas e Sabores” traz um ambiente lúdico, interativo e bastante didático, propondo um passeio pela diversidade de cheiros e gostos em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial: fragrâncias e essências típicos como a alga e outros presentes em comidas, bebidas, perfumes, odorizadores e incensos.

A imersão nos paladares japoneses será complementada ainda com uma degustação cega (isso mesmo, você come na exposição!) de balas gelatinosas de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias.


Serviço – EXPOSIÇÃO “Aromas e Sabores” na JAPAN HOUSE SP
Datas e horários: De 05.06.2018 a 30.09.2018 – Terça a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h
Preço: Entrada gratuita
Endereço
AVENIDA PAULISTA, 52 – SÃO PAULO/SP
Telefone: (11) 3090-8900


German Lorca: Mosaico do Tempo, 70 Anos de Fotografia” – em cartaz no Itaú Cultural até 04/11

A mostra com curadoria de Rubens Fernandes Jr. e assistência de José Henrique Lorca, revisita vida e obra de um dos mais relevantes fotógrafos brasileiros, que permanece em atividade aos 96 anos.

German Lorca atuou em diferentes campos da fotografia – de autorretrato, artística, do cotidiano, publicitária, etc. – e carrega a fama de grande fotógrafo de São Paulo, tendo acompanhado e registrado a modernização da cidade desde o século 20, tanto que, foi o fotógrafo oficial das comemorações do IV Centenário da Cidade (1954), e os registros que temos dessa época são os retratados no olhar de Lorca.

Nascido em 1922, o artista segue experimentando as evoluções tecnológicas: guarda um grande acervo de câmeras, mas também fotografa com seu smartphone.


Serviço – MOSTRA “German Lorca: Mosaico do Tempo, 70 Anos de Fotografia” no Itaú Cultural – Pisos -1 e -2 (subsolo)
Datas e horários: De sábado (25 de agosto) a domingo (4 de novembro) de 2018 – Terça a sexta, das 9h às 20h [permanência até as 20h30]; Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h.
Preço: Entrada Gratuita
Endereço: Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP [Estação Brigadeiro do metrô]
Telefone: (11) 2168-1777


“Irving Penn: Centenário” – em cartaz no IMS Paulista até 18/11

A retrospectiva em homenagem aos 100 anos de nascimento do fotógrafo norte-americano Irving Penn apresenta no Instituto Moreira Salles da Paulista, mais de 230 fotografias concebidas ao longo de quase 70 anos de carreira, além de cerca de 20 periódicos.

São exibidas suas fotografias de alta-costura (conhecido como o fotógrafo oficial da revista de moda, Vogue/EUA), trabalhos iniciais em Nova York , América do Sul e México, retratos de povos indígenas de Cusco, no Peru, e retratos de figuras como Truman Capote, Picasso e Joan Didion.

A exposição é organizada pelo The Metropolitan Museum of Art em colaboração com a Fundação Irving Penn. A itinerância internacional teve o apoio fundamental da Terra Foundation for American Art.


Serviço – “Irving Penn: Centenário” – em cartaz no IMS Paulista (São Paulo) – Galerias 2 e 3
Datas e horários: De 21 de agosto a 18 de novembro de 2018 – Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h; Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.
Preço: Entrada Gratuita
Endereço: Avenida Paulista, 2424 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2842-9120


“Histórias Afro-Atlânticas” – em cartaz no MASP até 21/10

Com curadoria de Adriano Pedrosa, Ayrson Heráclito, Hélio Menezes, Lilia Moritz Schwarcz e Tomás Toledo; e com o escritório de arquitetura METRO Arquitetos Associados assinando a expografia da mostra, o Museu de Arte de São Paulo apresenta uma seleção de 450 trabalhos de 214 artistas, do século 16 ao 21, em torno dos “fluxos e refluxos” entre a África, as Américas, o Caribe, e também a Europa, para usar a famosa expressão do etnólogo, fotógrafo e babalaô franco-baiano Pierre Verger.

A exposição não segue um ordenamento cronológico ou geográfico, sendo dividida em oito núcleos temáticos que tencionam diferentes temporalidades, territórios e suportes, nas duas instituições que coorganizam o projeto. No MASP: MAPAS E MARGENS, COTIDIANOS, RITOS E RITMOS e RETRATOS (no primeiro andar), MODERNISMOS AFRO-ATLÂNTICOS (no primeiro subsolo) e ROTAS E TRANSES: ÁFRICAS, JAMAICA E BAHIA (no segundo subsolo). No Instituto Tomie Ohtake: EMANCIPAÇÕES e RESISTÊNCIAS E ATIVISMOS.


Serviço – “Histórias Afro-Atlânticas” – em cartaz no MASP – 1º andar, 1º e 2º subsolo
Datas e horários: De 29.6 a 21.10.2018 – Terça, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30); Quarta a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30) 
Preços: A partir de R$17,00 – Compra online no site https://www.ingressorapido.com.br/event/4497/d/42235; Às terças e quartas a entrada é gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria do MASP. 
Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo/SP (próximo à estação Trianon-Masp do metrô) 
Telefone: (11) 3149 5959


Rafael e a Definição da beleza – Da Divina proporção à graça” – em cartaz no Centro Cultural Fiesp a partir de 19/09

Reunindo obras do ateliê de Rafael, de seus discípulos e contemporâneos, a exposição, que entra em cartaz no Centro Cultural Fiesp, destaca o conceito de beleza atrelado ao percurso do artista renascentista, abrangendo desde os conceitos da Divina Proporção à Graça; para isso, conta com livros históricos, pinturas, tapeçarias, gravuras e objetos raros.

Com curadoria de Elisa Byington e produção da Base7 Projetos Culturais, a mostra se antecipa às celebrações que marcam os 500 anos de morte de Rafael, em 2020. “Rafael e a Definição da beleza – Da Divina proporção à graça” traz obras de grandes mestres do Renascimento de diversas coleções italianas como a Galleria Nazionale da Umbria e de Modena, a Galleria Borghese e o Palazzo Barberini de Roma , a Santa Casa e o Museo del Tesoro de Loreto, e o Museo Nazionale di Capodimonti de Nápoles.

Conta também com obras inéditas da coleção Yunes, de São Paulo, da Fundação Eva Klabin, do Rio de Janeiro , e um conjunto de mais de 50 gravuras produzidas no ateliê de Rafael e seus discípulos que hoje integra o acervo da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.


Serviço – “Exposição Rafael e a Definição da Beleza – Da Divina proporção à graça” – entrará em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp 
Período expositivo: de 19 de setembro a 16 de dezembro de 2018
Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h e domingos, 10h às 20h
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Agendamentos escolares e de grupos: (11) 3146-7439 ou ccfagendamentos@sesisp.org.br
Preço: Grátis
Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br


“Arquitetura da Memória” – em cartaz na Casa das Rosas a partir de 18 ou 25/09

O público conhecerá a história do prédio desde sua construção (realizada entre 1928 e 1935) até os dias atuais, em que preserva o acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos.

Você conhece a história de um dos únicos casarões preservados da avenida Paulista? Sabia que foi um presente de Ramos de Azevedo para a sua filha? Que o vitral ao longo da escada foi produzido pela famosa Casa Conrado (a mesma que realizou os vitrais da Catedral da Sé e do Mercado Municipal) e o corrimão da entrada principal foi torneado no Liceu de Artes e Ofícios?

Essas e outras histórias poderão ser descobertas na nova exposição de curta duração “Casa das Rosas: Arquitetura da Memória”, que abre no dia 25 de setembro (data que está divulgada no site).

A mostra ocupará diversos ambientes do Museu, pertencente à Secretaria da Cultura do Estado, a fim de narrar a história do imóvel, sua preservação e utilização, bem como sua inserção no contexto da cidade de São Paulo.


Serviço – “Arquitetura da Memória” – entrará em cartaz na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Data e horários: A partir de 25 de setembro – De terça-feira a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
Preço: Entrada Gratuita
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô) / Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Telefone: (11) 3285-6986 ou 3288-9447


“A Biblioteca à Noite” – em cartaz no Sesc Avenida Paulista a partir de 03/10

O Sesc Avenida Paulista recebe “A Biblioteca à Noite”, exposição imersiva concebida pelo diretor canadense Robert Lepage e a Companhia Ex Machina, inspirada no livro homônimo do escritor argentino Alberto Manguel, que também participou da concepção. O trabalho tem o apoio do Institut Français e Embaixada da França, do Consulado Geral do Canadá e do Escritório do Quebec.

A exposição oferece aos visitantes uma experiência ao mesmo tempo cenográfica e virtual, seguindo um roteiro de 10 bibliotecas, reais ou imaginárias. É um convite a uma viagem de Sarajevo até a Cidade do México, passando pela mítica biblioteca de Alexandria até o fundo dos mares a bordo do Nautilus, das “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne.

O primeiro espaço é uma reprodução da biblioteca francesa do próprio Alberto Manguel, permitindo que o público adentre a seu universo enquanto se aclimata à relativa escuridão que caracteriza a exposição. A segunda sala, a floresta, é o coração da experiência imersiva. Ao percorrer o local repleto de árvores, o visitante contrasta o espaço com a ordem e o rigor que, em geral, caracterizam as bibliotecas. Neste local, usando óculos de vídeo tridimensional, o público é transportado para uma realidade virtual, explorando a tecnologia de imersão conhecida como 3D 360 ° VR.


SERVIÇO – “A BIBLIOTECA À NOITE” – entrará em cartaz no Sesc Avenida Paulista 
Datas e Horários:
 De 3 de outubro de 2018 a 10 de fevereiro de 2019 – 
Terças a sábados, 10h30 às 21h; Domingos e feriados, 10h30 às 18h30.
Local:
 Arte I (5º andar)

Entrada gratuita: Necessário reserva online antecipada.
Classificação: 14 anos
Endereço: Avenida Paulista, 119, São Paulo / Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Telefone: (11) 3170-0800
Site: sescsp.org.br/avenidapaulista


Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
Redação SP da garoa
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged