SP da gastronomia

Harmonização de Vinhos no Abbraccio

Estivemos recentemente no Restaurante Abbraccio (cucina italiana), unidade do Shopping Market Place, para um Wine Dinner e experimentamos a harmonização de alguns vinhos de seu cardápio com pratos clássicos da casa.

O evento foi conduzido pela sommelier Clara Mei da Wine Brands Brasil, que nos passou todas as informações e instruções. Confira!

Entrada: Pão italiano e azeite com ervas finas (Ricardo Brasil)

De entrada, tivemos o pão italiano com azeite e ervas finas e deram sequência para a Insalata Toscana (Camarões servidos sobre folhas verdes, morangos frescos, cebola roxa, nozes, tomate e um toque de queijo gorgonzola servido com exclusivo vinagrete de morangos).

A salada foi harmonizada com o vinho branco Paiara 2015 (da região de Puglia) elaborado com as uvas Chardonnay e Bombino. O vinho era bem leve e frutado, o que combinou perfeitamente com a salada que também era refrescante e “frutada”.

Salada: Insalata Toscana (Ricardo Brasil)

Nosso 2º prato foi o clássico Fettuccine Abbraccio (Fettuccine ao molho Alfredo com tiras de frango grelhado, cogumelos, ervilhas e parmesão) e foi harmonizado com o vinho branco Fichi d’India, Antinori 2014 (da região de Puglia) elaborado com as uvas Chardonnay.

Este vinho não passa por barrica de madeira, logo é um vinho mais ácido. Nesse caso, mesmo sendo um vinho mais “forte”, o vinho sumiu um pouco no final.

Prato: Fettuccine Abbraccio (Ricardo Brasil)

Como 3º prato, provamos o Brasato com Risotto (Risoto com queijo parmesão acompanhado de nobre corte de costela desossada lentamente assada e coberta com um rico molho de vegetais e vinho tinto).

O prato foi harmonizado com o vinho tinto Modà Montepulciano (da região de Abruzzo) elaborado com uvas Montepulciano. Fato interessante é que este vinho possuí intensas notas de especiarias. Quanto a harmonização, foi perfeita com o prato, com sabor presente e uma certa acidez no final.

Bem diferente dos vinhos usuais e bem interessante!

Prato: Brasato com Risotto (Ricardo Brasil)

Para finalizar chegou o momento da sobremesa. Nos foi servido dois Mini Cannoli (Tradicional massa italiana crocante, recheados com creme de queijo ricota e gotas de chocolate, polvilhados com açúcar de confeiteiro e pistache). Harmonizamos com o vinho de sobremesa (doce) Norton Colheita Tardia 2015 (da região de Mendoza – Argentina), elaborado com as uvas Chardonnay.

Os vinhos de sobremesa são produzidos a partir de uvas que são deixadas na videira várias semanas após a data ideal de colheita (por isso a denominação “Colheita Tardia”), a consequência deste processo é a desidratação e o aumento da concentração de açúcar, tornando assim o vinho doce.

O vinho chegou bem gelado e refrescante (como devem ser servidos os vinhos de sobremesa). Combinação perfeita para terminar a noite!

Mini Cannoli (Ricardo Brasil)

~ DICAS ~


Fato Interessante #1: Celebrare – De segunda a sexta-feira (exceto feriados), entre 17h30 e 20h, o Abbraccio oferece para seus clientes drinks, chopps e vinhos em taça com 50% de desconto e ainda possui alguns antipastos exclusivos.

Fato Interessante #2: Poucas pessoas sabem, mas o Abbraccio não cobra taxa de rolha. Portanto, se você quiser levar seu vinho predileto ou quiser degustar vinhos (que não estejam no cardápio do restaurante) com seus amigos, este é um ótimo lugar. Não irão faltar opções de entradas e pratos para harmonizar, sem contar o ambiente e o serviço do restaurante.


Rafael Gushiken e Ricardo Brasil Lopes ~ Equipe São Paulo da garoa!


Serviço:

Restaurante Abbraccio do Shopping Market Place
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Piso 1 – Vila Cordeiro – São Paulo
Telefones: (11) 5181-3318 / 5181-3511
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira: 11h30 às 15h – 17h30 às 23h / Sábado e Domingo: 12h às 23h / Celebrare: 17h30 às 20h (de segunda a sexta, exceto feriados).

Outras unidades no Shopping Vila Olímpia e no Shopping Anália Franco – conferir horários: http://www.abbracciorestaurante.com.br/localizacao


Ricardo Brasil Lopes é colaborador de assuntos variados, como entretenimento, cultura, viagens e gastronomia, para o São Paulo da garoa. Atualmente ele é trader Bovespa e amante de inúmeras experiências de vida. Seu perfil pessoal é @ricardobrasillopes no qual gosta de registrar belos cliques.

The following two tabs change content below.
Ricardo Brasil Lopes é colaborador de assuntos variados, como entretenimento, cultura, viagens e gastronomia, para o São Paulo da garoa. Atualmente ele é trader Bovespa e amante de inúmeras experiências de vida. Seu perfil pessoal é @ricardobrasillopes no qual gosta de registrar belos cliques.

Comentários

Comentários