SP da história

Dia Mundial da Fotografia e o Daguerreótipo

image
Um exemplar do daguerreótipo (Westlicht Auction/Reprodução)

No dia 19 de agosto se comemora o Dia Mundial da Fotografia, considerada uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as artes e etc.

O motivo pela escolha dessa data é uma homenagem a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas, pois foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.

O daguerreótipo foi o primeiro equipamento fotográfico fabricado em escala comercial da história. Criado em 1837 por Louis Jacques Mandé Daguerre e fabricado por Alphonse Giroux.

A captação de imagem era feita através de exposição manual (cerca de 25 minutos), para então grafar uma placa de prata sensibilizada com vapor de iodo. O contato com a luz transforma os cristais de iodeto de prata em prata metálica, formando uma imagem latente, revelada posteriormente com o uso do vapor de mercúrio. A fixação era feita com hipossulfito de sódio. O resultado é uma imagem detalhada, em positivo e em baixo relevo.

image
Em 2010 um exemplar foi vendido, por 732 mil Euros, R$ 1,638 milhão, em leilão realizado pela galeria Westlicht, em Viena (Westlicht Auction/Reprodução)
image

O equipamento foi utilizado na Europa durante a década de 1840 e meados da década de 1850. Nos Estados Unidos, onde a daguerreotipia teve maior popularidade, foi praticada até a década de 1890.

No Brasil, seu uso se estendeu até o início da década de 1870, sendo que D. Pedro II foi o responsável de trazer e manusear um dos primeiros exemplares para o país importado da França, e considerado também, o primeiro fotógrafo brasileiro com menos de 15 anos!

image
D. Pedro II, em fotografia tirada em 1870 (Reprodução Revista História da Biblioteca Nacional)

 


Fontes: Sites ‘Resumo Fotográfico’, ‘Calendarr Brasil’, ‘Mini Web Educação’ e ‘História.com.br’

The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa!

Comentários

Comentários