SP da cultura

ESPECIAL: Exposições e Artes Visuais

Confira as exposições mais badaladas da cidade e sugeridas pelos nossos seguidores no Instagram.com/spdagaroa por meio de seus cliques marcados na hashtag #spdagaroa. Tem até uma exposição de um seguidor nosso que nos convidou gentilmente para conferi-la e nos concedeu uma entrevista exclusiva. Leia tudo abaixo!

 


1.  “Bom Dia São Paulo” no Atrium do Shopping Morumbi até 24 de abril (foto do ‘abre’ dessa matéria)

image

O nosso seguidor, Flaviz Guerra ~ @flavizguerra​ ~, está com uma exposição fotográfica no Shopping Morumbi exibindo seu projeto “#BomDia_SP” que fora publicado diariamente em seu Instagram.com/flavizguerra, tudo clicado de um smartphone Nokia Lumia 1020.

“Incomodados com a recorrente crítica de que a cidade de São Paulo é feia, eu e um amigo começamos a ir para a rua justamente para fazer cliques e provar para todos o contrário disso, de que São Paulo é bonita!”

Assim, Flaviz nos conta sobre a ideia inicial desse projeto e completa:

“E cada post que eu fazia era uma provocação do olhar, meio que um recado de que: ‘se você acha SP feia, suja e pichada, é porque você não está fazendo a sua parte’, ou seja, ao invés de estimular que ela é bonita você simplesmente diz que é feia.”

“E todos os cliques foram feitos dentro de um ônibus, fixando na parte da manhã, aí que veio a ideia do ‘Bom Dia SP’, justamente para estimular essa provocação do olhar em todo mundo que estava a caminho do trabalho, e ver a cidade de uma outra maneira.”

A exposição marca também a comemoração do aniversário de trinta e quatro anos do Shopping Morumbi, inaugurado em 3 de maio de 1982. Então, corra que ainda dá tempo de conferir essa exposição, veja alguns cliques abaixo que fizemos dela e o acervo pode ser conferido no site pessoal de Flaviz: http://www.flaviz.com.br/

image
image
image
image
image
image
image

(Fotos por @rafagushi para @saopaulodagaroa)

 


2.  “Provocar Urbanos: Inquietações Sobre a Cidade” no SESC Vila Mariana até 31 de julho

A exposição propõe reflexões e ações sobre o direito pleno à cidade, considerando as dimensões individuais, sociais e políticas ao problematizar as potencialidades e desafios do espaço urbano.

Composta por nove instalações criadas por artistas e coletivos contemporâneos, a exposição propõe dialogar com o público sobre as complexas configurações da vida na metrópole, expressando de forma crítica e poética elementos naturais e sociais que estão dialeticamente envolvidos nessa equação.

Dividida em eixos, as discussões levantadas pelo conjunto de obras tangenciam temáticas como a mobilidade, a sustentabilidade, a questão hídrica e a ocupação de espaços públicos e privados.

Com curadoria da equipe do Sesc Vila Mariana, a coletiva conta com obras de Ángela León, Coletivo Basurama, Erica Ferrari + Maurício Adinolfi, Graziela Kunsch, Guilherme Teixeira, Jarbas Lopes, Marcelo Cidade, Rodrigo Bueno e Vinicius S.A..”

image
image

(Destaque para a instalação “Lágrimas de São Pedro” do artista Vinícius S.A. – cliques de Instagram.com/obompaulistano e Instagram.com/alinetpinheiro)

 


3. “O Mundo de Tim Burton” no MIS – Museu da Imagem e do Som até 15 de maio

image
image

(Fotos por @rafagushi para o @saopaulodagaroa)

A exposição explora toda a gama do trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desde desenhos da primeira infância até sua carreira consolidada como diretor. A exposição O Mundo de Tim Burton foi organizada pelo Museu da Imagem e do Som e pela curadora independente Jenny He, em colaboração com a Tim Burton Productions.

A mostra reúne cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia, que inclui Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, Os Fantasmas Se Divertem, entre outros, e de projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.”

image
image

(Cliques de Instagram.com/klebernarvaes e Instagram.com/fenix_2012_mm)

image

Confira as playlists dessa exposição criadas pelo MIS: https://play.spotify.com/user/mis_sp
(Foto por @rafagushi para o @saopaulodagaroa)

image

O próprio Tim Burton esteve presente no MIS e como agradecimento, fez uma ilustração autografada para ser exibida exclusivamente nessa exposição exibida em SP.
(Foto por @rafagushi​ para o @saopaulodagaroa)

 


3. “Vila do Chaves” no Memorial da América Latina até 30 de abril

A exposição apresenta o cenário oficial da vila do famoso seriado e uma réplica do barril do personagem Chaves, criado e interpretado pelo ator mexicano Roberto Bolaños (1929-2014), também conhecido como Chespirito.

A ambientação também te leva a sentir o clima que envolvia cada um dos outros personagens, como Seu Madruga, Dona Florinda, Dona Clotilde (Bruxa do 71) e etc.

image
image

(Cliques de Instagram.com/tissi_souza e Instagram.com/iagueraa)

 


4. “Grandes Mestres – Leonardo, Michelangelo e Rafael” no Espaço Cultural Porto Seguro até 8 de maio

Exposição que propicia uma experiência interativa e imersiva pelo Renascimento, você poderá vivenciar os processos de produção e a experiência artística de obras fundamentais da história da arte ocidental, em réplicas de tamanho original ou reproduções interativas de obras que normalmente não circulam.

‘Grandes Mestres’ foi concebida e desenvolvida em Gotemburgo (Suécia) e passou por Istambul (Turquia) antes de inaugurar o Espaço Cultural Porto Seguro em 2016, localizado na região do Campos Elíseos.

image
image
image
image

Novo Espaço Cultural em SP e registros da exposição que o inaugurou neste ano de 2016 (Cliques de Instagram.com/rodasnospesInstagram.com/juliana_eid e Instagram.com/tissi_souza)

 


5. “Playgrounds 2016” até 24 de julho e “A Coleção do MASP de volta aos Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardi” exposição do acervo, ambas em exibição no MASP – Museu de Arte de São Paulo

“O MASP apresenta o projeto de arte contemporânea Playgrounds 2016, que contará com seis novas propostas de artistas e coletivos em torno do que é o espaço comum, o lazer, o lúdico e a participação dos públicos no museu. Os convidados são: Ernesto Neto (Rio de Janeiro), Yto Barrada (Marrocos), Céline Condorelli (França/Inglaterra), Rasheed Araeen (Paquistão/Inglaterra) e os coletivos Grupo Contrafilé (São Paulo) e O Grupo Inteiro (São Paulo).

O nome Playgrounds é apropriado da exposição individual homônima do artista brasileiro Nelson Leirner, realizada na inauguração do edifício do MASP, na Avenida Paulista, em 1969. A exposição Playgrounds, de Leirner, ocupou o Vão Livre do museu com uma série de obras participativas dispostas ao ar livre, ativando a rua e o espaço urbano e misturando os limites entre arte e a vida. A nova montagem de Playgrounds 2016, porém, não pretende recriar a exposição original com obras de Leirner, mas sim recuperar a dimensão do engajamento e do jogo como uma forma emancipatória e um modo de organizar a vida social e coletiva da comunidade do museu.”

image
image
image
image

(Cliques de Instagram.com/masp_oficialInstagram.com/claraclioInstagram.com/luis_dantasInstagram.com/anaschad)

 

A volta dos radicais cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi à exposição do acervo apresenta uma seleção de 119 obras provenientes de diversas coleções do museu, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.C. a 2008. Os cavaletes tiveram sua estreia na abertura da atual sede do museu em 1968 e foram removidos em 1996.

Na configuração original da exposição com cavaletes Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi organizaram as obras por escolas e regiões. Agora, elas serão posicionadas rigorosamente em ordem cronológica, dispostas em uma rota sinuosa, como numa resistência elétrica. Essa organização não coincide com a cronologia da história da arte, com suas escolas e seus movimentos, nem obriga o público a seguir seu percurso. A transparência espacial da planta livre e dos cavaletes convida os visitantes a construir seus próprios caminhos, permitindo justaposições inesperadas e diálogos entre arte asiática, africana, brasileira e europeia.

image

Obras no primeiro plano: “Cristo Abençoador” (1834) e “A Virgem do Véu Azul” (1827). Ambas de Jean-Auguste-Dominique Ingres em óleo sobre tela. (Legenda e clique de Instagram.com/brunocasiro)

image

Obra de Pablo Picasso retrato de Suzanne Block (1904) ~ (Legenda e clique de Instagram.com/desejodevagar)

image

Acervo fantástico numa exposição cronológica impecável de grandes obras nos cavaletes de Lina Bo Bardi” ~ (Legenda e clique de Instagram.com/brunocasiro)

 


6. EXTRA: Registros de nossos seguidores no SP-Arte 2016

A “Semana de Arte” dessa entidade que é referência mundial no mercado de arte, chegou na sua 12ª edição de 7 a 10 de abril, trazendo para o
Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, 124 das principais galerias de arte do Brasil e do mundo.

Confira os melhores cliques dos nossos seguidores que nos marcaram via #spdagaroa:

image

Fachada (Clique de Instagram.com/joannaribeiro)

image

Fachada (Clique de Instagram.com/leandro_godoi)

image

A famosa tela de Beatriz Milhazes é vendida por R$ 16 milhões na abertura da SP-Arte, batendo todos os recordes da artista em leilões” (Fonte: Folha de SP ~ Clique de Instagram.com/rodrigokristensen)

image

Performance Simone Mattar (Clique de Instagram.com/silm)

image

Performance Simone Mattar (Clique de Instagram.com/danieldimy)

image

Obra: Ruínas, Fotografia impressa a jato de tinta em papel higiênico, por Iris Helena. (Clique de Instagram.com/joannaribeiro)

image

Fotografia impressa a jato de tinta em post it, por Iris Helena. (Clique de Instagram.com/joannaribeiro)

image

The Night (Clique de Instagram.com/biancakida)

image

(Clique de Instagram.com/xanxai)

image

(Clique de Instagram.com/xanxai)

image

(Clique de Instagram.com/leandro_godoi)

image

Axis, de Jader Almeida. (Clique de Instagram.com/alinetpinheiro)

image

(Clique de Instagram.com/memoriasvisuais)

 

~ Internas destacando o Pavilhão da Bienal que foi projetado por Oscar Niemeyer ~

image

(Clique de Instagram.com/anaschad)

image

(Clique de Instagram.com/memoriasvisuais)

image

(Clique de Instagram.com/cacildanc)

image

(Clique de Instagram.com/cacildanc)

 


The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa!

Comentários

Comentários