SP da cultura

Festival “É Tudo Verdade” anuncia a programação de São Paulo

Festival Internacional de Documentários chega a sua 22ª edição. Exibições começam nesta sexta (21) e ficam em cartaz até o dia 30 de Abril.

“Cidade de Fantasmas” (EUA, 2016), dirigido pelo premiado cineasta Matthew Heineman, abre a Sessão de Abertura em São Paulo

Documentário “Cidade de Fantasmas” abre o festival em São Paulo nesta sexta-feira (21). (Reprodução)Apresentando mais uma vez o melhor da nova safra de produções nacionais e internacionais, o renomado Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” começa nesta sexta-feira (21) com uma programação exclusiva em São Paulo e no Rio de Janeiro, com itinerâncias em duas outras capitais (Brasília e Porto Alegre).

O filme Cidade de Fantasmas (EUA, 2016, 90 min.), dirigido pelo premiado cineasta Matthew Heineman, abre a Sessão de Abertura de São Paulo, que acontece no Cinearte, às 19h, na Avenida Paulista. O documentário volta-se para os jornalistas ativistas do grupo Raqqa is Being Slaughtered Silently (RBSS) – Raqqa Está Sendo Assassinada Silenciosamente -, que arriscam a vida diariamente para registrar em vídeos e fotos as atrocidades do Estado Islâmico, que tomou sua cidade, na Síria, em março de 2014, tornando-a sua “capital”.


Trailer do documentário

É um alento que seja tão vigorosa a produção de documentários nestes dias de ‘fatos alternativos’ e ‘fakenews’”, comenta o fundador e diretor do festival, Amir Labaki. “Contra a confusão que desumaniza, nada melhor do que o olhar original sobre a realidade de um cineasta com sua câmera. É por meio deles que o É Tudo Verdade espelha o mundo”.

Este ano serão 82 títulos de 30 países, sendo 16 estreias mundiais. Além disso são duas Retrospectivas: a Internacional destaca marcos da produção soviética e a Retrospectiva Brasileira celebra obra de Sergio Muniz, um dos mediadores com a moderna produção latino-americana.

O festival ainda irá trazer a Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens, que apresentará sete filmes – todos em estreia no país. O título vencedor conquista o Prêmio É Tudo Verdade, no valor de R$ 110 mil, e um troféu criado pelo artista Carlito Carvalhosa.

Todas as datas, horários das sessões e outras informações podem ser conferidas no site oficial do festival.

 

 

The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa!

Comentários

Comentários