SP da cultura SP ilustrada

“I am SP da garoa: A rua é o palco”

São Paulo da garoa inspira participantes para o concurso “I am SP: A rua é o palco”

image

Chamada Criativa “I am SP: A Rua é o palco” propõe desafio para profissionais, empreendedores e entusiastas do mercado criativo.

O vencedor vai apresentar seu projeto em seminário na Holanda, país referência na “veia artística pulsante” e que está promovendo esse concurso agora por aqui justamente para estimular a identidade cultural de São Paulo!

E o São Paulo da garoa vai dar “essa força”!
Semanalmente iremos abordar várias referências culturais já existentes aqui na cidade para dar inspiração aos participantes do concurso, pois como a Holanda, e a capital Amsterdã em específico, também acreditamos que São Paulo também tenha esse referencial e potencial de “veia artística pulsante”.

A nossa paisagem urbana sempre foi objeto de inspiração e palco de exibição para diversos artistas, ou seja, os talentos estão por toda parte disputando espaço entre os ruídos e luzes da cidade, muitas vezes passando despercebidos no ritmo acelerado da capital.

E com esse concurso você poderá divulgar esses nossos artistas e valorizar a identidade cultural de São Paulo!

 


Saiba como PARTICIPAR do concurso “I am SP: A rua é o palco” promovido pelo NufficNesoBrazil, fundação do Ministério da Educação & Cultura da Holanda, e a ProjectHub, em parceria com a Prefeitura de Amsterdã e o Consulado Geral dos Países Baixos:

>>> CLIQUE AQUI! <<<

 


INSPIRAÇÃO 02 ~ João Galera e as suas ilustrações que registram a memória da paisagem urbana paulistana

 

image

João Galera (foto) é artista plástico do Paraná, mas quando veio morar em São Paulo, notou que a cidade continha outros encantos em sua paisagem:

Fiquei fascinado com as
casinhas de São Paulo quando vim morar aqui. Como elas estão em
extinção devido ao processo de verticalização, decidi desenhá-las numa
tentativa de resgatar e preservar a memória da cidade.

O projeto virou a
exposição Desenhando a cidade: Antes que acabe”, em cartaz no Museu da Casa Brasileira, até o dia 31 de julho, e também, a publicação do livro em que ele fará o lançamento no último dia da exposição e também nos bairros contemplados pelo seu projeto.

image

(Uma de ilustrações de João Galera na Rua Amaro Cavalheiro, região de Pinheiros)

Confira a entrevista que ele realizou para o Jornal da Gazeta: clique aqui, e também para o canal pago Arte1: clique aqui.

 


INSPIRAÇÃO 01 ~ Mirthes Bernardes e o coletivo Mosaico Paulista

 

image

O São Paulo da garoa sempre tem declarado devoto e fã número um de Mirthes Bernardes, pois ela é a autora desse famoso design do mapa do estado de São Paulo em desenho geométrico, criado na década de 60, e que está muito presente nas calçadas da nossa cidade, e também, em todo tipo de identidade visual que almeja remeter a nossa cidade, estado, enfim, a nós mesmos, paulistas e paulistanos.

A artista foi homenageada pelo coletivo comunitário Mosaico Paulista em parceria com outras entidades, que em mutirão, redesenharam em azulejos e cerâmicas, e personalizaram essa escadaria (localizada na rua Joaquim Antunes e que dá acesso para a rua Teodoro Sampaio na região de Pinheiros) batizando-a de “Escadaria Mirthes Bernardes”.

Confira a nota que realizamos sobre esse evento: clique aqui e aqui.

Parabenizamos a arte emblemática de Mirthes que permanecerá eterna na nossa identidade cultural, e também, o coletivo Mosaico Paulista pela linda e merecida homenagem!

Sentiu-se inspirado e motivado? Aproveite e faça isso pelos outros artistas que mereçam essa visibilidade e homenagem: clique aqui e saiba mais!

image

(Fotos: Mirthes no dia da inauguração da escadaria que foi batizada com o seu nome ~ por Ana Paula Roge / Mosaico Paulista posando com a artista na escadaria ~ por Mosaico Paulista)

 


O São Paulo da garoa está em parceria com o ProjectHub para inspirar participantes a se inscreverem no concurso I AMSP: A Rua é o Palco! Inscreva-se já! clique aqui.

The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa!

Comentários

Comentários