IPA, o tipo de cerveja que vem se popularizando em São Paulo

SP da gastronomia

IPA – sigla de “India Pale Ale” – é o tipo de cerveja à base de bastante lúpulo, alto amargor e sabor frutado. Já é mundialmente conhecida e agora vem conquistando os amantes de cerveja artesanal na terra da garoa.

As IPA, também conhecidas como India Pale Ale, são cervejas de alto amargor devido a sua quantidade mais acentuada de lúpulo, e geralmente, de alto teor alcoólico, entre 4,5% e 6,2%.

São bastante consumidas na Inglaterra e Estados Unidos, e aqui no Brasil, com a popularização das cervejarias e rótulos artesanais (nacionais e importados) em circulação, a IPA está se tornando cada vez mais conhecida.

A origem da IPA

A sua origem veio na época que a Índia era colonizada pela Inglaterra, quando os ingleses estavam em busca de um meio para aumentar a conservação das cervejas durante as viagens de navio para a sua colônia.

Sendo assim, eles resolveram aumentar a quantidade de lúpulo nelas pois sabiam que ficariam mais conservadas, pelo menos, por mais tempo do que as com menos lúpulo.

E assim foi criada a cerveja IPA, carregadas de lúpulo e, por isso, bem amargas.

A cerveja IPA

Cervejeiros de primeira viagem podem estranhar o amargor no início, mas depois de um tempo, certamente irão apreciar o sabor de uma boa IPA.

Aqui em São Paulo, um rótulo que vem se popularizando é o “Goose IPA” da cervejaria norte-americana Goose Island.

Ele é referência das IPAs nos Estados Unidos e no mundo, já seis vezes premiado no Great American Beer Festival com medalha de ouro no World Beer Cup 2010.

Seus lúpulos são cultivados ao norte de Idaho, Elk Mountain Farms, em uma fazenda onde tem mais de 50 tipos de lúpulos.

Goose IPA (R. Gushiken/SP da garoa)

A cervejaria que serve IPA com ingredientes brasileiros

Na ocasião do “Dia Internacional da Cerveja“, celebrado na primeira sexta-feira de agosto, conferi via o São Paulo da garoa, algumas IPA disponíveis no cardápio do “brewhouse” da Goose Island, localizado no largo da Batata, região de Pinheiros.

Fomos recepcionados por Guilherme Hoffmann, o mestre-cervejeiro da casa, e que já trabalhou por cinco anos na Cervejaria Nacional, também localizada no bairro de Pinheiros.

Guilherme nos apresenta uma IPA artesanal (a nova “Specialty IPA”), novidade no cardápio e disponível até o seu tonel esvaziar, com colaboração da cervejaria recifense Capunga, que acrescentou os ingredientes coco e rapadura.

Seu nome é “Dirck Dicx” (a partir de R$11,50), uma homenagem ao primeiro cervejeiro da história das Américas, um holandês que veio ao Brasil, mais especificamente na cidade de Recife em 1641, a mando de Mauricio de Nassau que colonizou parte da região nordeste.

A ideia é sempre surpreender e criar cervejas cada vez mais maravilhosas“, nos conta Guilherme e acrescenta: “Mil litros foram feitos, quando acabar, acabou!

Outra recomendação foi sobre a harmonização da IPA com comidas gordurosas como carnes vermelhas e queijos azuis, na justificativa de que o amargor costuma “cortar” essa gordura no paladar.

Experimentamos do cardápio a porção “Crunch Crunch” (R$45), composta de milanesa de filé mignon crocante coberto com queijo Saint Marcellin e finalização no forno com redução de Honkers Ale.


Serviço – Brewhouse Goose Island São Paulo

ENDEREÇO: Rua Baltazar Carrasco, 187. Pinheiros – São Paulo
HORÁRIO: Segunda: Fechado • Terça a sexta: 18h – 1h • Sábado : 12h – 1h • Domingo : 12h – 22h
TELEFONE: 2886-9858
EMAIL: administrativo@gooseislandsp.com

SITE: https://www.gooseisland.com/brewhouse-saopaulo/
REDES SOCIAIS:
https://www.facebook.com/goosesaopaulo/
https://www.instagram.com/goosesaopaulo/
https://www.youtube.com/user/GooseIslandBeer


Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
Cinira Fiuza

Cinira Fiuza

Colaboradora SP da garoa e Idealizadora at Blogger - C. Fiuza
Paulistana, leonina, roqueira, enfermeira, jornalista, atriz e locutora. Uma batalhadora que venceu algumas guerras e continua lutando outras. Não recusa convite pra dançar, tomar sorvete e ir à praia.
Cinira Fiuza

Latest posts by Cinira Fiuza (see all)

Comentários

Comentários

Tagged