SP da história SP ilustrada

Janelas de SP, a preservação da memória da cidade em ilustração

Mais um projeto pratica a preservação da memória da nossa cidade por meio de ilustrações, como um exemplo já citado aqui no São Paulo da garoa, o do artista plástico João Galera que se tornou o livro intitulado de “Antes que Acabe“.

“Janelas de SP”, projeto da arquiteta Nara Rosetto, e alguns exemplos abaixo da Santa Casa, Ipiranga e Teatro S. Pedro

Agora é a vez da arquiteta Nara Rosetto transformar o seu projeto virtual “Janelas de SP” em livro, e assim como o João fizera, ela está realizando uma campanha de financiamento coletivo via a plataforma Partio.

  

Criado em 2014, o “Janelas de SP” busca reconectar as pessoas à cidade através do desenho de um elemento tradicional e que muitas vezes passam despercebidos da arquitetura: as janelas

“Janelas são vazios, não-lugares que nos permitem ver além, que nos preenchem de imagens e memórias. São molduras que delimitam belos quadros feitos de paisagem real, viva, mutável, nova a cada instante. E se meus olhos são as janelas de mim, as janelas são os olhos da casa; são pura abstração e poesia.”,

explica Nara, que começou a fazer essas ilustrações inspirada no formato do Windows of New York, porém, ao longo do tempo, foi investigando e apurando fatos, curiosidades e histórias dos locais que ilustrava:

“Já no meu primeiro desenho, sempre feito à mão, também comecei a fazer as publicações nas redes sociais, e isso gerou uma repercussão e acesso a mais pessoas, e foi assim que foram surgindo as sugestões e as perguntas sobre as histórias dos lugares.”

Ilustração da janela da lanchonete Ponto Chic, localizada no Largo do Paissandu

Nara estabeleceu com o seu “Janelas de SP”, o objetivo para si própria e para o seu público também, de estimular um novo olhar durante os passeios pelas ruas e bairros da cidade, atentando-se aos detalhes.

Pois com isso, todos valorizam a história desses lugares, o que faz aproximá-los ao bairro em que vivem ou visitam, e por fim, cria uma conexão e identidade com São Paulo.

O livro seria uma grande realização para que todos entendessem esse objetivo do novo olhar para a cidade, e também, onde reunirá os desenhos produzidos ao longo de meses de pesquisa e observação de Nara.

A publicação contará com 50 desenhos, sendo 40 da criadora do projeto e 10 de ilustradores e artistas convidados e terá a parceria do designer Odair Faléco (nFormas design) para o design editorial.

Vamos contribuir para que esse lindo projeto se concretize, e façamos a Nara continuar com um de seus projetos futuros:

“Que o Janelas de SP se torne Janelas do Brasil!”
Nós, do São Paulo da garoa, já estamos na torcida!

 


Ajude a transformar o projeto “Janelas de SP”
em um livro 😀
Acesse: partio.com.br/projeto/livro-janelas-de-sp

Facebook: facebook.com/janelasdesp
Instagram: instagram.com/janelasdesp/

Criação do Projeto: Nara Rosetto
Design, captação e edição: Odair Faléco
Apoio: Partio – Financiamento Coletivo

 

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

 


Rafael Gushiken é idealizador e editor-chefe do São Paulo da garoa, portal colaborativo que divulga o cotidiano paulistano por meio de várias expressões artísticas. Seu perfil pessoal é o @rafagushi, administrador e curador das fotos compartilhadas no @spdagaroa, marcadas via a #spdagaroa, e nessa plataforma Instagram, representa uma notável comunidade virtual dos apreciadores e experts de fotografia.

Aproveite para conhecer o nosso grupo no Facebook, clique aqui e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!

 

The following two tabs change content below.
Rafael Gushiken
Rafael Gushiken é o idealizador e editor-chefe do São Paulo da garoa, portal colaborativo que divulga o cotidiano paulistano por meio de várias expressões artísticas. Seu perfil pessoal é o @rafagushi, administrador e curador das fotos compartilhadas no @spdagaroa, marcadas via a #spdagaroa, e nessa plataforma Instagram, representa uma notável comunidade virtual dos apreciadores e experts de fotografia.
Rafael Gushiken

Latest posts by Rafael Gushiken (see all)

Comentários

Comentários