SP da cultura SP ilustrada

Da fotografia ao projeto social, conheça “Moradores de Rua e Seus Cães”

O fotógrafo profissional Edu Leporo, em paralelo aos jobs de grandes clientes feitos em estúdio, se dedicou em fazer registros de animais pelas ruas:

Quando decidi estudar fotografia, não imaginava o quanto ela poderia mudar a minha vida. E mudou também a minha forma de ver e observar as pessoas, as coisas, as ruas, a vida e principalmente os animais!

E foi a partir desse olhar focado nos animais, mais os cachorros que transitam diariamente pelas ruas de São Paulo, que ele pôde observar a demonstração de amor e companheirismo que eles possuem com os seus donos, a grande maioria, moradores de rua.

“Sempre me encantou os animais, em especial os cães, pelo olho no olho, a sua fiel amizade pelo homem, seja ele um rico amo, até mesmo um humilde carroceiro pelas ruas”

(Edu Leporo)

Ao fotografar esses animais com os seus donos, Edu também tomou conhecimento sobre a história de cada um desses moradores de rua, o que levou a coletar um extenso material de fotos e relatos, e foi assim que nasceu o projeto “Moradores de Rua e Seus Cães“.

Esses belos registros do projeto já o fez concretizar uma exposição realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som) em setembro do ano passado, e também, um livro publicado com 19 histórias selecionadas e ouvidas durante os “rolês” e “andanças” que fizera pelas ruas de SP.

Exposição realizada no MIS, em setembro de 2016 (Divulgação)
LIVRO – Moradores de rua e seus Cães (Divulgação)

Mas a grande realização do projeto MRSC, é a ação social que Edu promove com a ajuda de amigos e voluntários de forma itinerante, percorrendo as ruas do centro da cidade para a doação de rações e, principalmente, atenção a esses cães e moradores de rua.

Desde de setembro de 2015, com a periodicidade mensal, ele vem realizando essa ação de doação, que cada vez mais conta com apoio de outras entidades como a ZeeDog que doa guias e coleiras novas, e a Pet Delicia, latinhas de refeições natural, como também, há a supervisão de uma médica veterinária, Silvia NG, que aplica doses de vacinas V10 e Antirrábicas fornecidas pela Biovet e carrapaticida Kiltix da Bayer.

E para os donos dos bichos, a ação realiza a doação de kits de higiene pessoal enviados pelo grupo Mini Gentilezas, serve um café da manhã com lanches e frutas em parceria com a turma da Kombosa Solidária, e também, distribui peças de roupas e calçados usados, doados pela ONG Viva ZN.

(Divulgação)
(Divulgação)

Enquanto o projeto não ganha apoio do poder público para realizar suas ações em praças ou pontos fixos da cidade, a ideia, por enquanto, é de percorrer ruas e bairros próximos ao centro.

O projeto busca patrocínio financeiro para levar sua exposição fotográfica a outras cidades e estados. A intenção de Edu é conscientizar as pessoas a enxergarem melhor esses “invisíveis” das ruas:

Nossa missão é abrir olhos, mente e coração

No próximo mês de maio, está programada a exposição e a vernissage na cidade de Guarulhos, a convite do prefeito Gustavo Henric Costa e da Secretaria de Cultura, que abrirão o seu espaço ao MRSC.

Parabéns ao Edu e ao projeto, que realmente por meio de registros fotográficos, nos faz refletir e agir em relação aos “moradores de rua e seus cães”.

 


Para quem se interessar e quiser fazer parte e/ou colaborar com o projeto, ocorrerá uma ação do MRSC no dia 26/03 (domingo) que chega em sua NONA edição!

No próximo dia 26/03, ocorre mais uma linda ação do projeto @moradoresderuaeseuscaes idealizado pelo nosso grande parceiro @eduleporofotografia Em sua nona edição e com uma van alugada,  o projeto e seus voluntários distribui de forma itinerante 90 quilos de ração, coleiras, latinhas de refeições naturais, além de supervisão médica veterinária com vacinas e carrapaticida. Também serão distribuídos Kits de Higiene Pessoal, que já são muito esperados pelos moradores de rua e um Café da Manhã com Lanches e Frutas servidos pela galera da @kombosa_solidaria Além disso a ONG Viva ZN vai doar peças de roupas e calçados usados. Quem tiver interesse em apoiar esse lindo projeto e ajudar a viabilizar as próximas edições, pode entrar em contato com eles pelo telefone 11 97588-0874 ❤️ Unidos somos mais fortes e esta ação está sendo divulgada em parceria com a iniciativa #InstasDeSp composta por diversas contas que falam da cidade que vocês podem conferir nos comentários abaixo 🚩 #saopaulocity #EuVivoSP #moradoresderuaeseuscaes #solidariedade

Uma publicação compartilhada por Projeto São Paulo City (@saopaulocity) em

Para mais informações entre em contato com o próprio Edu Leporo:

Telefone: 11-9-7588-0874
Site: https://estafotoeobicho.wordpress.com/category/moradores-de-rua-e-seus-caes/
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/moradoresderuaeseuscaes/
https://www.facebook.com/moradoresderuaeseuscaes/

Divulgação

 


Rafael Gushiken é idealizador e editor-chefe do São Paulo da garoa, portal colaborativo que divulga o cotidiano paulistano por meio de várias expressões artísticas. Seu perfil pessoal é o @rafagushi, administrador e curador das fotos compartilhadas no @spdagaroa, marcadas via a #spdagaroa, e nessa plataforma Instagram, representa uma notável comunidade virtual dos apreciadores e experts de fotografia.

Aproveite para conhecer o nosso grupo no Facebook, clique aqui e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!

The following two tabs change content below.
Rafael Gushiken
Rafael Gushiken é o idealizador e editor-chefe do São Paulo da garoa, portal colaborativo que divulga o cotidiano paulistano por meio de várias expressões artísticas. Seu perfil pessoal é o @rafagushi, administrador e curador das fotos compartilhadas no @spdagaroa, marcadas via a #spdagaroa, e nessa plataforma Instagram, representa uma notável comunidade virtual dos apreciadores e experts de fotografia.
Rafael Gushiken

Latest posts by Rafael Gushiken (see all)

Comentários

Comentários