SP da história

O “Arco do Triunfo paulistano”

image

(Registro do Arco do Triunfo paulistano erguido na região do bairro da Luz ~ Hagop / clique aqui para visualizar em tamanho maior)

O ano é 1921, e o então presidente da república Epitácio Pessoa informa que irá fazer uma visita oficial ao município de São Paulo, e o prefeito da época, Firmiano de Morais Pinto, resolve criar algo suntuoso para marcar esta visita.

 

image

(Presidente da República de 1919 a 1922, Epitácio Pessoa ~ Reprodução Hagop)

image

(Prefeito de São Paulo de 1920 a 1926,

Firmiano de Morais Pinto
~ Reprodução Hagop)

A inspiração vinha de Nova Iorque (EUA), mais precisamente do “Washington Square Park”, onde se encontra o Arco do Triunfo americano. Tanto este, como o brasileiro de São Paulo, foram construídos com urgência e em caráter provisório, de apenas madeira e gesso.

image

(Arco do Triunfo da cidade de Nova Iorque (EUA) no Washington Sq. Park ~  Reprodução Hagop)

Posteriormente, o Arco americano fora demolido e refeito

em alvenaria e mármore para a posteridade. Já o de São Paulo fora construído em apenas três dias, sob o comando da Firma F. Ramos de Azevedo e Cia., que colocara duzentos operários e todos os serviços de oficina para a construção do Arco paulistano.

Ele fora instalado no trecho final da rua José Paulino, atual praça da Luz, quase na esquina com a avenida Tiradentes. O Arco tinha 28 metros de altura por 27 metros de largura. A abertura era de 10 metros de largura por 14 de altura.

Havia quatro bandeiras nacionais, sendo três de um lado e uma do outro. Nas duas faces do Arco continham as frases: “Salve Epitácio Pessoa” e também “A cidade de São Paulo”. À noite, funcionava uma bandeira nacional feita com mil lâmpadas coloridas.

A seguir, confira as fotos dos jornais da época sobre o evento:

image

(Visita do presidente da República, Epitácio Pessoa, na cidade de São Paulo em agosto de 1921. O cortejo passou por diversas ruas ~ Reprodução Hagop)

image

(Clique aqui para visualizar em tamanho maior)

image

(Clique aqui para visualizar em tamanho maior)

image

(Clique aqui para visualizar em tamanho maior)

O Arco do Triunfo paulistano servira apenas para a recepção do presidente, pois em algumas semanas depois, fora demolido totalmente, deixando nenhum resquício.

 


Hagop Koulkdjian Neto é criador do site Hagop Garagem (www.hagopgaragem.com) que compila digitalmente um acervo fotográfico sobre a história da cidade de São Paulo voltado para amigos e apreciadores.

The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa!

Comentários

Comentários