Plana Festival Internacional de Publicações realiza 6ª edição em São Paulo

SP da cultura SP da literatura SP ilustrada

Plana Festival Internacional de Publicações ocorre de 23 a 25 de março na Cinemateca Brasileira com programação curada por Bia Bitencourt e mais 20 colaboradores sob o tema “Volta ao Nada”

O que é a Plana?

Após catalisar um importante movimento de popularização da autopublicação e das editoras de pequeno porte no Brasil desde 2013, chegando a reunir cerca de 18 mil pessoas em uma feira, a Plana Festival Internacional de Publicações de São Paulo chega à sexta edição anual tendo passado por diversos espaços, como a Bienal de São Paulo e o MIS-SP, além de pequenas versões em diferentes regiões do Brasil, como Salvador e Rio de Janeiro , e outros países, como Japão, Índia, Estados Unidos, Suíça, México, Chile e Argentina.

“A ideia é olhar para trás, para o que nos trouxe até aqui, para o livro que ainda não foi escrito. Já fomos pequenos e crescemos, e agora a Plana se dá a chance de começar de novo ou não”,

reflete a idealizadora Bia Bittencourt.

Vista da Plana 2017 realizada no Pavilhão da Bienal (Francisco Costa/Divulgação)

A 6ª edição na Cinemateca

A Plana de 2018 ocorre de 23 a 25 de março e trata do tema “Volta ao Nada”, recebida pela Cinemateca Brasileira. Foram convidados em torno de vinte colaboradores, que desenharam coletivamente a programação de palestras, exposições e atividades paralelas à feira em colaboração com a Bia Bittencourt.

A estrutura da Plana prevê cerca de duzentas editoras nacionais e internacionais, que colocam à mostra e à venda suas publicações. Entre as publicações há livros e zines para crianças, como o Yoyo Zine e a editora Baba Yaga; para cinéfilos, a editora Kinoruss só publica títulos relacionados ao cinema soviético, e há também o lançamento do livro “O que é cinema”, de André Bazin, pela Editora Ubu.

Ainda há opções para quem gosta de livros feitos totalmente a mão, como o coletivo Charivari e os livros desenhados da Juliana Russo. Para os colecionadores, a mesa da descolecionadora de arte Rita Mourão do Desapê traz relíquias das décadas de 1950 e 1960, enquanto Marcelo Masagão, diretor do Festival do Minuto, leva sua produção própria “Fotos líquidas/ Livros sólidos”.

Além das publicações

Este Festival propõe o fomento de projetos não só no âmbito da cultura gráfica, mas inspirando ideias políticas e sociais por meio de debates, conversas e encontros.

Em todos os seus três dias, contará com uma agenda que reúne visitas guiadas, mostra de cinema, slam de poesia e até uma garçonnière inspirada em Oswald de Andrade.

Os Poetas Ambulantes farão poesia falada e escrita pelos ônibus coletivos que cobrem o circuito da Cinemateca Brasileira. Já o francês Leszek Brogowski, professor da Universidade de Rennes, refletirá sobre o atual papel do editor sob o tema “Nada ou quase nada”.

Arte Divulgação

Todo o conteúdo produzido durante o festival será editado e impresso na própria Plana, na Estação de Trabalho. Confira a programação completa em: http://www.feiraplana.org/programacao-lineup

 


Serviço – 6ª edição Plana Festival Internacional de Publicações:

Datas:
– 23 de março das 17h até 20h
– 24 de março das 11h às 20h
– 25 de março das 11h às 20h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Doação sugerida (não-obrigatório): R$ 10,00 na porta ou antecipado (sympla.com.br/plana-festival-volta-ao-nada__246497)
Classificação: Livre

Telefone: (11) 3512-6111
Site: planafestival.org
Contato: caos@planafestival.org
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/185377758681918/


Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
Redação SP da garoa
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.
Redação SP da garoa

Latest posts by Redação SP da garoa (see all)

Comentários

Comentários

Tagged