SP da história

ESPECIAL Prédios de São Paulo: Colégio Sion (1901)

Fundado pela Congregação de Nossa Senhora de Sion de origem francesa, o Colégio Sion está localizado no final da Avenida Higienópolis, 983.

Quando foi inaugurado, em 1901, a escola era exclusiva para meninas e também funcionava como um internato. Suas alunas pertenciam a elite paulistana e recebiam ensinamentos seguindo os padrões tradicionais da época.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O prédio do Colégio, tombado em 1986, foi projetado por Ramos de Azevedo no estilo eclético, refletindo sua relevância arquitetônica.

Dentre os destaques da construção podemos apontar a elegante escadaria do hall central, que recepciona muito bem seus alunos e visitantes.

Suas largas paredes externas de aproximadamente um metro de largura e seus alicerces de pedra, juntamente com o pé direito de cinco metros de altura, revelam a solidez e imponência do prédio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda vale mencionar a bela capela dos anos 40 com acabamento em tijolos à vista que segue as mesmas características das Capelas de Nossa Senhora de Sion de outros países. Hoje o Sion é um colégio misto que consegue conciliar sua tradição e inovação.

Capela do Colégio Sion (Carolina Mossin)

~ FICHA – COLÉGIO SION ~


Arquiteto: Ramos de Azevedo
Ano da Construção: 1901
Endereço: Av. Higienópolis, 983 – Higienópolis

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto de Pedro Vicari e Fotos de Carolina Mossin – Conteúdo publicado originalmente no site http://refugiosurbanos.com.br, responsável pelo projeto cultural dos livros “Prédios de São Paulo”


~ LIVROS PRÉDIOS DE SÃO PAULO ~


Este slideshow necessita de JavaScript.

Para adquirir os volumes do livro Prédios de São Paulo é simples! Escreva um e-mail para matteo@refugiosurbanos.com.br e lhe enviaremos todas as instruções para receber seus exemplares!

LANÇAMENTO DO VOLUME 3: 16 de Dezembro 2017 (sábado) no Museu da Casa Brasileira, das 14h às 18h – SAVE THE DATE!


Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
Prédios de São Paulo
Criada em 2014 por Matteo Gavazzi, de 29 anos, a iniciativa cataloga imagens e informações históricas de edifícios da capital paulista. Já foram publicados, na página do Facebook e em dois volumes da série de livros Prédios de São Paulo, relatos descomplicados sobre aproximadamente 300 edificações. Um verdadeiro documento histórico e colaborativo sobre a memória e o patrimônio de São Paulo. Integram hoje a equipe: Matteo Gavazzi, Milena Leonel, Ana Clara Queiroz, Carolina Mossin e Emiliano Hagge.
Prédios de São Paulo

Latest posts by Prédios de São Paulo (see all)

Comentários

Comentários