SP da cultura SP ilustrada

Renato Pera apresenta intervenções urbanas no Metrô de São Paulo

As obras pretendem provocar experiências inusitadas de espaços arquitetônicos cotidianos da cidade

O artista multimídia Renato Pera é propositor inquieto de obras realizadas em espaços públicos. (Bruno Fiorentino/Unibes Cultural)

Em cartaz na estação São Bento do Metrô de São Paulo – Linha 1 Azul e na Unibes Cultural, Oscar Freire 2500 e Rampa de acesso à estação Sumaré do Metrô, as instalações ‘Vão’ e ‘Vazão’, do artista Renato Pera, ficam expostas até 31 de Maio e 01 de Julho, respectivamente.

Aprovado e incentivado pelo ProAC-ICMS / Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o projeto tem apoio também da Ação Cultural do Metrô de São Paulo e da Unibes Cultural, produção e captação de recursos realizada pela OitO produções artísticas.

No projeto “Vão”, seis desenhos de janelas foram escolhidos para relacionar-se com os espaços públicos da Estação São Bento do Metrô de São Paulo.

A intenção é acentuar sobreposição de perspectivas que o próprio espaço labiríntico da estação apresenta.

Além disso, a escolha do local é diretamente ligada à sua localização geográfica, já que fica em contato com o “triângulo histórico”, local de fundação e desenvolvimento da cidade de São Paulo.

Uma dos desenhos de janelas do projeto “Vão”, na estação São Bento do Metrô paulista (Divulgação)

Já com “Vazão”, o artista dá memória às águas das chuvas, das cheias, das inundações e das canalizações de alguns rios, como o Tamanduateí, Tietê, Pinheiros, entre outros.

São 18 objetos pretos espelhados, em formato de gota, que ocupam cerca de 30 metros do muro da Unibes Cultural, localizado na rampa de acesso à estação Sumaré do Metrô de São Paulo.

Um dos 18 objetos pretos espelhados, em formato de gota, no muro da Unibes Cultural. (Bruno Fiorentino/Unibes Cultural)

“Gosto de operar em lugares da cidade com os quais me relaciono em minha experiência cotidiana. São lugares ou situações que provocam a minha percepção por revelarem algum tipo de tensão. Eventualmente, podem solicitar uma resposta que se traduz em intervenção efetiva, em obra efêmera no espaço público. Imagino que consigam provocar outras pessoas a perceber e estranhar esses mesmos lugares ou situações”,

afirma Pera.

 


Serviço:

“Renato Pera: Vão e Vazão”:

Datas: ‘Vão’: até 31 de maio de 2017
Locais: Estação São Bento do Metrô – Linha 1 Azul
(domingo a sexta, 4h40-00h06, sábado para domingo, 4h40-1h)
largo de são Bento, 109 l centro l são paulo l sp l 01029-010’Vazão’: até 01 de julho de 2017
Unibes Cultural, R. Oscar Freire 2500
(segunda a sábado, 10h-19h)
Rampa da Estação S.N. Sra. de Fátima – Sumaré – Linha 2 Verde
(rampa – aberta 24h)
quanto: grátis
classificação: livre
The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa!

Comentários

Comentários