Sobre o SP da garoa

“Ê-ê-ê São Paulo, Ê São Paulo,
São Paulo da garoa, São Paulo que terra boa!”
(Letra e composição de Alvarenga & Ranchinho, 1943)

Rafael Gushiken na 1ª edição do seu evento “Ocupação SP da garoa!“, em maio de 2017 (Crédito: Leandro Godoi)
São Paulo da garoa®

A plataforma digital São Paulo da garoa nasceu em 2011, a partir da paixão do publicitário e digital influencer, Rafael Gushiken, pela fotografia.

Inicialmente, era um blog de registros autorais do cotidiano paulistano, porém, amantes de fotografias da capital identificaram-se com a temática e seus cliques passaram a ser selecionados por Rafael para serem publicados na página também.

Entrevista concedida‬‬ para a reportagem especial do Jornal da GAZETA, 25/05/2015 – clique e veja na íntegra!

A galeria de fotos do blog alcançou visibilidade com a chegada do Instagram (@spdagaroa) e abrangência com a criação do site spdagaroa.com.br, tornando-se referência de imagens turísticas incomuns e da rotina de toda a cidade.

Sendo assim, o São Paulo da garoa é uma notável comunidade virtual com papel jornalístico e de entretenimento, que documenta e divulga relevantes contribuições diárias de seus seguidores nas redes sociais através da hashtag #spdagaroa.

Na plataforma Instagram que o projeto tomou projeção e se tornou uma grande comunidade virtual, com mais de 41 mil seguidores e mais de 202 mil fotos marcadas ou tagueadas com hastag “spdagaroa”

Rafael e os colaboradores também produzem conteúdos para o site com resenhas críticas e matérias especiais sobre cultura em geral, como literatura e artes gráficas, e também sobre turismo, gastronomia, eventos tradicionais e novidades da capital.

Novo visual do portal spdagaroa.com.br que entrou na web em março de 2017, contém as editorias “SP ilustrada“, “SP da literatura“, “SP da gastronomia“, “SP da cultura” e “SP da história

E para agregar um sentido mais real, presencial e social a essa comunidade criada e consolidada com todos os seguidores e colaboradores (amigos, no fim das contas), a plataforma digital realizou seu primeiro evento em maio de 2017 e já é considerado um marco: a “Ocupação SP da garoa!“.

Consistindo essencialmente em uma exposição fotográfica que agrupou vários olhares de instagrammers sobre o cotidiano da nossa terra da garoa, teve um objetivo muito claro e direcionado para a apreciação da fotografia impressa e não só nos meios digitais.

Com curadoria e realização de Rafael e co-parceria do Clube Miolo, o evento tornou-se a maior referência e ponto de encontro na cidade de SP para os produtores de conteúdo fotográfico, sendo amadores ou profissionais e que usam tanto as câmeras ou o smartphone.

Ocupação SP da garoa!, a 1ª edição realizada no Clube Miolo, região de Pinheiros (Vídeo e edição: Clube Miolo)