SP da gastronomia

Uma casa portuguesa, com certeza, em Pinheiros

(Foto: Divulgação)

A Tasca do Zé e da Maria localizada na Rua dos Pinheiros é destino obrigatório para quem aprecia a gastronomia portuguesa. Como o nome diz, é inspirado nas tascas lusitanas que são pequenos restaurantes que servem boa comida e bebida.

O ambiente é discreto, charmoso e muito aconchegante. O cardápio, repleto de pratos bem elaborados e executados com os melhores ingredientes, oferece boa parte dos grandes clássicos portugueses com toques autorais dos proprietários Zé Maria Alves e Ernestino Gomes.

O couvert farto já ganha os clientes ao chegar na mesa e ainda mais depois de prová-lo: pãezinhos quentes, manteiga, queijo fresco, bolinho de bacalhau, croquete de carne e rissole de camarão.

image

(Foto: Ana Schad / SP da garoa)

 

Para quem ainda quiser uma entrada além do couvert, não pode deixar de provar o Bacalhau à Beneditine (panelinha de bacalhau desfiado encorpado com leve purê de batatas gratinado) , o Caldo Verde (feito com couve, chouriço e batatas), a Casquinha de Siri ou de Bacalhau (fotos abaixo).

image
image

(Foto: Ana Schad / SP da garoa)

Como não podia deixar de ser, o cardápio é repleto de pratos com frutos do mar e peixes. Podemos destacar o Bacalhau à Bráz (desfiado e servido com cebola caramelizada no azeite, batata palha, ovos e azeitonas pretas), o Bacalhau da Tasca (posta de bacalhau ao forno, cebolas caramelizadas no azeite, brócolis, mini batatas ao murro, ovo cozido, tomate semi confitado e alho frito), o Arroz de frutos do mar (arroz português Carolino, camarão, polvo e lula), Camarão ao champanhe com arroz de amêndoas e o tradicional Arroz de Pato.

image

(Bacalhau à Bráz ~ Foto: Ana Schad / SP da garoa)

image

(Camarão ao champanhe ~ Foto: Ana Schad / SP da garoa)

image

(Arroz de pato ~ Foto: Ana Schad / SP da garoa)

Os pratos são apresentados de maneira primorosa, saborosíssimos e bem servidos. Existem opções de pratos especiais para 2 ou 4 pessoas. No almoço pode-se experimentar parte destes elaborados pratos em formato executivo, acompanhados de entrada e sobremesa, por preço camarada.

Falando em sobremesa, não podemos deixar de comentar sobre a bandeja que é apresentada ao final da refeição para escolhermos o doce desfecho.

image

Mais uma vez podemos escolher entre diversos clássicos portugueses como Toucinho do Céu, Bolo de nozes com baba de moça, Torta de Pastel de Belém, Rocambole de laranja, Sericaia entre outros, pura tentação!

image

(Toucinho do Céu ~ Foto: Ana Schad / SP da garoa)

image

(Bolo de Nozes com Baba de Moça ~ Foto: Ana Schad / SP da garoa)

Todos os pratos e sobremesas podem ser harmonizados com vinhos portugueses em sua maioria, vindos do Douro ao Alentejo. Impossível ir ao Tasca do Zé e da Maria e não ter vontade de conhecer a terrinha ou, para os que já conhecem, sentir saudades.

 


Serviço:

Tasca do Zé e da Maria
http://tascadozeedamaria.com.br
https://www.facebook.com/tascadozeedamaria/
https://www.instagram.com/tascadozeedamaria/

Endereço: Rua dos Pinheiros, 434 – Pinheiros
Telefone: (11) 3062-5722 – Reservas
Capacidade: 38 lugares

 


Ana Schad é a colaboradora sobre assuntos gastronômicos e culinários do São Paulo da garoa. Ela também tem uma conta que aborda dicas de doces e sobremesas na cidade, o SP Sweety, além do seu perfil pessoal, @AnaSchad.

Agradecimentos especiais a José Maria Alves e todos do restaurante, e também, a Bianca Matteucci!

image
The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa!

Comentários

Comentários