Sob adaptação do diretor artístico da companhia, Ismael Ivo, os bailarinos executam uma coreografia que remete ao primitivo, mas ao mesmo tempo sensual, embalados pela música intensa e tribal de Stravinsky, que será tocada pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Foto da capa: Crédito — Fabiana Stig (Divulgação)
O Balé da Cidade de São Paulo
O espetáculo que marcou o cinquentenário (1968-2018) do Balé da Cidade de São Paulo retorna em 2019. “A Sagração da Primavera” estreia mais uma temporada, com oito apresentações, no dia 4 de abril às 20h. As sessões ainda ocorrem nos dias 5, 6, 11, 12, 13 de abril, às 20h, e nos domingos, 7 e 14 de abril, às 18h.
A companhia completou 50 anos em 2018. A temporada comemorativa foi um enorme sucesso de público com cerca de 40 mil pessoas presentes nos espetáculos em homenagem ao Caetano Veloso, David Bowie, além da “Sagração da Primavera” e apresentações no Theatro Municipal de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Auditório Ibirapuera.
“A Sagração da Primavera” (Foto: Fabiana Stig / Divulgação)
A história e a montagem brasileira
A ideia e o conceito geral é do diretor artístico da companhia Ismael Ivo e do Marcel Kaskeline que também assina a cenografia do espetáculo. A composição de Igor Stravinsky será executada pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Na regência, se revezam o maestro titular da OSM Roberto Minczuk (4, 5 e 6 de abril) e o regente convidado Wagner Polistchuk (7,11,12,13 e 14 de abril). Figurinos de Gabriele Frauendorf e iluminação de Marisa Bentivegna.
Em sua montagem original, “A Sagração da Primeira”, trata do ritual ao deus da primavera. A composição de Igor Stravinsky, coreografada por Vaslav Nijinsky, teve uma estreia tumultuada em 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, quando desafiou as convenções estéticas devido a uma música ritmicamente complexa e uma coreografia provocante.
“A Sagração da Primavera” (Foto: Fabiana Stig / Divulgação)
A produção que reestreia no Theatro Municipal se distancia da montagem original ao propor uma reflexão atual das questões ambientais. Em todo o espetáculo, pétalas de rosa cairão. O fluxo se intensifica à medida que a Sagração se desenvolve.
“A beleza que se introduz com uma suave chuva de pétalas, dá lugar a uma tempestade, num delírio incessante e incontrolável. Os bailarinos passam a ter muita dificuldade para dançar e o que era bonito, vira uma tortura. Funciona como uma metáfora e uma forma de alarme ao desequilíbrio das condições ambientais”,
— afirma Ismael Ivo. Ao todo, são 650 mil pétalas artificiais revestidas de veludo que caem e enchem de beleza o palco do Theatro.
Os bailarinos executam uma coreografia que remete ao primitivo, mas ao mesmo tempo sensual, embalados pela música intensa e tribal de Stravinsky.
“Tivemos o Gustav Mahler que usou uma orquestração enorme, mas o Igor Stravinsky levou isso a uma outra dimensão, porque além da quantidade de músicos, tem a variedade de instrumentos que utiliza, como as tubas wagnerianas. Isso porque ele quis criar uma sonoridade ultra-agressiva, que soasse moderna, inovadora, jamais ouvida antes para fazer referência a um sacrifício”,
— explica o maestro Roberto Minczuk.
Clique nas imagens abaixo para visualizar em tamanho maior (Fotos: Fabiana Stig / Divulgação):
“A Sagração da Primavera”
“A Sagração da Primavera”
“A Sagração da Primavera”
“A Sagração da Primavera”
O prólogo
No prólogo dos espetáculos, os bailarinos executam uma performance ao som de “Fire and Frost Pattern”, de Andreas Bick, por 15 minutos. Por meio da composição, é possível ouvir sons que remetem a atividades vulcânicas e degelo.
BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO — 50 anos (1968-2018)
✅ 216 Obras coreográficas no repertório;
✅ 176 Criações originais para o BCSP40 Remontagens de obras criadas para outras companhias;
✅ 27 Remontagens de obras do repertório do BCSP;
✅ 33 Criações originais e 03 remontagens da Cia 2;
✅ 27 Participações em óperas;
✅ 121 Obras criadas em mostras de coreografia;
✅ 07 Obras criadas em mostras e incorporadas ao repertório;
✅ 58 Premiações;
✅ 17 Países visitados em 22 anos de turnês internacionais;
✅ 78 Cidades na Europa, Ásia, Oriente Médio, América do Sul e América do Norte;
✅ 20 Bailarinos convidados;
✅ 346 Bailarinos.
Serviço:
“A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA” — Balé da Cidade de São Paulo & Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Datas:
Quarta-feira, 03 de abril – horário a confirmar – Ensaio Aberto e gratuito
Quinta-feira, 04 de abril, às 20h
Sexta-feira, 05 de abril, às 20h
Sábado, 06 de abril, às 20h
Domingo, 07 de abril, às 18h
Quinta-feira, 11 de abril, às 20h
Sexta-feira,12 de abril, às 20h
Sábado,13 de abril, às 20h
Domingo, 14 de abril, às 18h
Local: Sala de Espetáculos – Theatro Municipal
Indicação etária: 14 anos
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 80 / R$ 20 / R$ 12 pelo site eventim.com.br ou pela bilheteria
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h (com recomendação para maiores de 7 anos)
Evento no Facebook: clique aqui
“PRÓLOGO”
Música | Andreas Bick (trilha gravada)
Ismael Ivo | Ideia e conceito geral
Marcel Kaskeline | Ideia e conceito geral
Ismael Ivo | Coreografia
Elisabetta Volante | Assistente de Coreografia
Marcel Kaskeline | Espaço Cênico
Gabriele Frauendorf | Figurino
Desenho de Luz | Marisa Bentivegna
Programa – “A Sagração da Primavera“
Música | Igor Stravinsky
Roberto Minczuk | Regente
Wagner Polistchuk | Regente convidado
Ismael Ivo | Ideia e conceito geral
Marcel Kaskeline | Ideia e conceito geral
Ismael Ivo | Coreografia
Elisabetta Volante | Assistente de Coreografia
Marcel Kaskeline | Espaço Cênico
Gabriele Frauendorf | Figurino
Desenho de Luz | Marisa Bentivegna
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Redação SP da garoa

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