Edifício onde atualmente funciona a SELJ e que foi construído na década de 1930, preservando ainda as características arquitetônicas e detalhes da época, abre agora para visitação pública.

O São Paulo da garoa firmou uma parceria com a SELJ – Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, para o agendamento de visitas em sua sede, um prédio histórico, tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, e que está localizado na Praça Antônio Prado, centro da capital paulista, onde funcionou durante décadas o extinto Banco de São Paulo.
Projetado pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e representando como um dos mais belos e luxuosos exemplares Art Déco na arquitetura paulistana, o edifício foi construído de 1935 a 1938 com o intuito de sediar o Banco de São Paulo fundado pela família Almeida Prado no final do século XIX.
Ficou em atividade até o ano de 1973, quando foi comprado pelo Banespa (Banco do Estado de São Paulo), tornando-se patrimônio público, e por fim, foi ocupado pela SELJ.
Os visitantes poderão conhecer agora o seu interior, que ainda mantém detalhes da época, como os cofres particulares preservados, pisos e revestimento de mármore de carrara, elevadores, balcões de granito, lustres de alabastro, relógio com esculturas, além de lambri de madeiras de lei e couros trabalhados pelo Liceu de Artes e Ofícios, que dividiram a decoração com a Mappin Stores.
Essas são as áreas abertas ao público, veja e agende logo a sua visita(*):
O HALL – SALA DE ESPERA

Já logo na entrada, passando pela primeira porta giratória construída na cidade, os visitantes terão a sensação de uma “viagem no tempo”, pois irão se sentir em uma agência bancária da década de 30, com detalhes como um grande relógio central, balcões e mesas para depósitos.
(Reginaldo / @fotografia_viagens_e_energia e R. Gushiken / SP da garoa)
Há também os elevadores com portas pantográfica, o sistema de construção da época para manter o ar refrigerado e todo o requinte dos pisos luxuosos feitos de revestimentos em pastilha, recém-restaurada.

O SALÃO NOBRE – MEZANINO CENTRAL

O espaço dá uma visão mais panorâmica e privilegiada do hall, e o visitante verá mais detalhes suntuosos em mármore, como também, as paredes e o mobiliário que seguem com um extremo cuidado nos detalhes em madeira feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios.
Há relato de um dos herdeiros da família Almeida Prado de que o ex-presidente Getúlio Vargas fizera muitas reuniões na mesa que fica ainda nesse mezanino.
(R. Gushiken / SP da garoa)
O COFRE

E por fim, o grande atrativo da visita, é de entrar no subsolo do edifício e conhecer os cofres particulares do Banco, e os detalhes das portas fabricadas pela empresa alemã Panzer, a mesma que produzia tanques de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
(R. Gushiken / SP da garoa)

Fontes: Site Governo do Estado, Site Secretaria de Cultura do Estado, Folder institucional SELJ-SP, Site Wikipedia
SERVIÇO – Visitação monitorada do edifício-sede da SELJ (antigo Banco de São Paulo) em parceria com o São Paulo da garoa:

Endereço:
Praça Antônio Prado, nº 9, Centro, São Paulo-SP
(ao lado do edifício Altino Arantes, o “Banespão”)
Estação Metrô Linha Azul-1 São Bento – saída rua Boa Vista
Datas e horários:
Dias fixos: De segunda a quinta-feira
Horários: Manhã – das 10h às 11h / Tarde – das 13h às 14h
(*) Agende a sua visita GRATUITAMENTE, entrando em contato no telefone ou e-mail abaixo:
SELJ – Ivone Faddul Alves (responsável pela condução das visitas)
Tel.: (11) 3241-5822 – ramal 1200
E-mail: ifalves@sp.gov.br
SP da garoa com alguns grupos na visitação monitorada (Bete Marques e R. Gushiken / SP da garoa)
Aproveite para conhecer o nosso grupo no Facebook, clique aqui e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!

Redação SP da garoa

Latest posts by Redação SP da garoa (see all)
- QR SAMPA: Passeios urbanos guiados por QR codes - 25 de janeiro de 2021
- Metade dos paulistanos bebe cerveja e tem preferência por uma marca - 23 de dezembro de 2020
- PAULISTA CULTURAL lança site nos 129 anos da avenida Paulista - 7 de dezembro de 2020