CAIXA Cultural São Paulo expõe desenhos inéditos do Edifício Sé, que outrora foi a sede paulista da instituição financeira

destaques SP da história

Oitenta e três anos após a inauguração do prédio, a CAIXA Cultural São Paulo apresenta a exposição “Memória Concretizada – Desenhos Técnicos do Edifício Sé“, que exibe para o público, pela primeira vez, 37 desenhos técnicos usados em sua construção. Ida ao centro cultural também é uma oportunidade para visitar o Museu da CAIXA. As entradas são todas gratuitas.

Foto de capa: Fachada da CAIXA Cultural São Paulo, localizada na praça da Sé. (Crédito: Divulgação) | Fontes: Assessoria de Imprensa e Site CAIXA Cultural São Paulo.

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Você sabia que o Edifício Sé, que foi a sede paulista da CAIXA por 40 anos, de 1939 a 1979, é um dos prédios mais belos e emblemáticos da cidade de São Paulo? Hoje, ele abriga a agência Sé, alguns departamentos e a CAIXA Cultural São Paulo.

O edifício foi tombado em 2007 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP – devido à sua importância histórica, arquitetônica e paisagística.

Essa notável obra, construída no estilo Art déco, característico dos anos 30, só foi possível graças ao engenhoso projeto do Escritório Albuquerque & Longo Engenheiros Arquitetos e Civis, um dos mais conceituados de sua época.

Oitenta e três anos após a inauguração do prédio (em 1939, com a presença do presidente da época, Getúlio Vargas), a CAIXA Cultural São Paulo apresenta a Exposição “Memória Concretizada – Desenhos Técnicos do Edifício Sé“, que exibe para o público, pela primeira vez, 37 desenhos técnicos usados em sua construção. São magníficos desenhos com detalhes da fachada, do belíssimo vitral de Henrique Zucca, de mobiliários e ambientes internos, todos feitos à mão, seguindo a técnica da época.

​Além de apreciar os desenhos concretizados, em cada detalhe, no próprio espaço expositivo, a mostra é também uma ótima oportunidade para visitar o Museu da CAIXA, com diversos ambientes conservados com a decoração e objetos dos anos 1940.

Pegue o metrô, desça na estação Sé, e venha se encantar com a sofisticação de um projeto arquitetônico inovador que resultou em neste edifício de grande beleza e funcionalidade.

Corte e Vista para janela grande – grafite e aquarela sobre papel vegetal. (Divulgação)

 

Escritório Albuquerque Longo – Fachada do prédio da Caixa Econômica Federal – grafite sobre papel vegetal. (Divulgação)

 

Fachada – grafite sobre papel vegetal. (Divulgação)

 

Portão da Rua Venceslau Brás – grafite sobre papel vegetal. (Divulgação)

Sobre o Edifício Sé

Fachada do Edifício Sé (Divulgação)

O Edifício Sé foi projetado e construído pelo Escritório Albuquerque & Longo Engenheiros Arquitetos e Civis, uma das principais firmas de arquitetura e engenharia de São Paulo nas décadas de 20 e 30. Além da sede da CAIXA (1934-1939), o escritório foi responsável por muitas obras emblemáticas na capital paulista, como o Edifício Glória (1928), o Edifício Conde de Lara (1929) e o Prédio Viaducto (1939), além de diversas residências.

Inaugurado em 1939, o Edifício Sé foi a sede paulista da CAIXA durante 40 anos, até 1979. Considerado um prédio de grande interesse histórico, arquitetônico e paisagístico, a edificação foi tombada em 2007 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP.

O prédio, construído no estilo Art Déco, mescla detalhes artesanais com a modernidade da época, percebida pelo uso do latão, bronze, colunas em aço escovado e mármore. Granitos diversos e piso em madeira de lei completam a ornamentação. Visando a passar uma imagem de imponência e sobriedade, a fachada do prédio foi erguida com enormes colunas negras em estilo jônico.

Serviço — Exposição “Memória Concretizada – Desenhos Técnicos do Edifício Sé”

Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Período: de 23/07/2022 a 29/01/2023
Horário: 10h às 18h (de terça a domingo)
Entrada franca
Classificação indicativa
: Livre
Informações e agendamentos: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência


Para mais informações, acesse o site da instituição: https://www.caixacultural.com.br/Paginas/SaoPaulo.aspx

Clique nas imagens e siga-nos no Instagram @spdagaroa!

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.

Comentários

Comentários

Tagged