Caminhada histórica SP da garoa: “Brasil-Liberdade”

SP da cultura SP do turismo

📅 Datas: Sábados, verifique em https://www.sympla.com.br/produtor/spdagaroa • das 9h45 às 13h00.
📍 Local do ponto de encontro: 2º piso na Padaria Santa Tereza – Pça. Dr. João Mendes, 150 – Sé – São Paulo/SP (atrás da Catedral da Sé e ao lado do Sebo do Messias).


Clique no botão abaixo e garanta o seu ingresso! As vagas são limitadas!


Descrição do evento – Caminhada histórica SP da garoa & Garoa Ácida: “Brasil-Liberdade”

Uma caminhada histórica por meio de narrativas e mediações em frente a monumentos e também de dentro de algumas edificações históricas na região da Liberdade em São Paulo. Teve a sua estreia no evento do DPH-SP (Depto. de Patrimônio Histórico da Sec. Municipal de Cultura) – “Jornada do Patrimônio Histórico 2022” – , e agora, entra na progamação fixa de passeios do projeto SP da garoa de Rafa Gushi (@spdagaroa | @rafagushi). 

A “Liberdade” nem é tão “Japão” assim, há várias histórias invisibilizadas que ajudaram a construir a identidade desse bairro, hoje turístico, mas que na sua origem, fora a periferia do “Triângulo Histórico”, onde existiu um pelourinho e um largo da forca, como também, uma rota de fuga de escravizados indígenas e negros. Que tal conhecermos o processo histórico do bairro da Liberdade? Entender as presenças de seus patrimônios históricos como igrejas, monumentos e até um sítio arqueológico. O passeio também contempla uma recomendação “in loco” de dicas gastronômicas e culturais pelo bairro mais turístico da cidade de São Paulo: A Liberdade!

Condução e guiamento: Rafael Gushiken(*) e equipe SP da garoa + coletivo Garoa Ácida (@garoa.acida).
DATAS E HORÁRIO: Sábados, verifique em https://www.sympla.com.br/produtor/spdagaroa, das 9h45 às 13h00.
PONTO DE ENCONTRO (concentração às 9h45): 2º piso na Padaria Santa Tereza – Pça. Dr. João Mendes, 150 – Sé – São Paulo/SP (atrás da Catedral da Sé e ao lado do Sebo do Messias).
ROTEIRO (trajeto de +ou- 1,6 km, feito todo a pé com pausas, de acordo com a necessidade do grupo, e entradas em alguns dos atrativos contemplados):

  • Padaria Santa Tereza (concentração às 9h45);
  • Igreja de São GonçaloPça. Dr. João Mendes;
  • Largo 7 de SetembroRua da GlóriaRua dos Estudantes;
  • Beco e Capela Nossa Srª dos Aflitos;
  • Praça da LiberdadeIgreja Sta. Cruz das Almas dos Enforcados;
  • Avenida LiberdadeLargo da Pólvora;
  • Finalização na “Rua dos Sabores” com super dicas gastronômicas e culturais.

Curta-metragem do registro da caminhada “Brasil-Liberdade” realizada no evento da Jornada do Patrimônio 2022, em 21 de agosto:

Registros dos atrativos do itinerário e da caminhada “Brasil-Liberdade” realizada em várias edições de novembro de 2022 a janeiro de 2023:


Clique no botão abaixo e garanta o seu ingresso! As vagas são limitadas!


(*)Rafael Gushiken é Publicitário e Comunicador Social graduado na ESPM-SP; Agitador cultural, influenciador digital e criador do projeto de Experiências Turísticas na cidade de São Paulo – SP da garoa (spdagaroa.com.br / credenciado no Cadastur-MEI); Guia de Turismo Regional SP (com atuação para excursões de âmbitos Nacional e Am. do Sul) formado pelo Senac Aclimação-SP e credenciado no Cadastur-PF.


The following two tabs change content below.

Rafael Gushiken

Idealizador e editor-chefe at São Paulo da garoa
Rafael Gushiken é o idealizador e editor-chefe do portal São Paulo da garoa, para o qual seleciona as melhores dicas sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da terra da garoa; com a realização de exclusivas coberturas jornalísticas de eventos e passeios de interesse ao público paulistano e paulista em geral. É publicitário de formação, especializado em Marketing e Conteúdo Digital, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas; e se "aventura" como fotógrafo e curador cultural.

Comentários

Comentários

Tagged