CAMPINAS 249 ANOS – Caminhadas pelo Centro Histórico

SP da história SP do turismo

Caminhadas históricas gratuitas e promovidas pela operadora SP da garoa em parceria com a rede de mercados de bairro OXXO, irão comemorar os 249 anos de CAMPINAS no fim de semana dos dias 15 e 16 de julho. Os guias de turismo Rômulo Schincariol e Rafael Gushiken conduzirão todos os grupos de participantes.

Imagem de capa: Monumento Túmulo a Carlos Gomes (Reprodução)

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processing…
Success! You're on the list.

A operadora SP da garoa, focada em realizar vivências turísticas, realiza uma parceria com a rede de mercados de bairro, OXXO, para uma série de caminhadas histórico-culturais na celebração do aniversário da cidade de Campinas (interior paulista e a 95 km da capital) que completa 249 anos no dia 14 de julho.

Este roteiro é focado no chamado “CENTRO HISTÓRICO“, onde a proposta é percorrer os logradouros da cidade para que os visitantes reconheçam a paisagem da maior metrópole que não é capital brasileira. Um cenário composto por fragmentos que suscitam lembranças e problemáticas, e as quais, também sensibilizam os visitantes sobre a participação dos antigos e modernos atores da História, acrescentando-lhes vivências que estimulam sua imaginação.

Durante o percurso, os guias de turismo Romulo Schincariol (Cadastur: 12.997.272/001-97) e Rafael Gushiken (Cadastur: 25.206584.89-6) irão compartilhar informações históricas e culturais sobre Campinas, enriquecendo a experiência dos visitantes ao passar, por exemplo, pela Catedral Metropolitana; o Marco Zero da cidade; e os arruamentos históricos, que remetem às raízes e desenvolvimento de Campinas e a importância da cidade e sua contribuição para a história do Brasil.

Venha para essa imersão histórico-cultural, na companhia das lojas da rede, que também iremos contemplar pelo nosso trajeto, e lembrar que o OXXO (leia-se Ó-QUIS-SÔ!) está “próximo pra você, próximo de você!”.

Veja alguns atrativos contemplados no roteiro a ser feito todo a pé:

Serviços — “CAMPINAS 249 anos, caminhadas pelo centro histórico”:

Condução e guiamento: Romulo Schincariol* & Rafael Gushiken** [equipe SP da garoa].
DATAS E HORÁRIOS:
• Sábado, 15/07, das 15h às 17h – CLIQUE AQUI;
• Domingo, 16/07, das 10h às 12h – CLIQUE AQUI;
• Domingo, 16/07, das 15h às 17h – CLIQUE AQUI.
PONTO DE ENCONTRO (concentração 15 minutos antes: para manhã, às 9h45; e para tarde, às 14h45): Concentração em frente nas escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas Paróquia Nossa Senhora Da Conceição – Praça José Bonifácio, s/n – Centro, Campinas – SP, 13010-190.
ROTEIRO (trajeto de +ou- 1,3 km, feito todo a pé com pausas, de acordo com a necessidade do grupo, e entradas em alguns dos atrativos contemplados):

• Catedral Metropolitana de Campinas + Apoio com Loja Oxxo da proximidade (R. Regente Feijó com R. Dr. Costa Aguiar);
• MIS – Museu da Imagem e do Som (Edifício Histórico);
• Correio Central (Edifício Histórico);
• 1ª Pausa na Loja Oxxo (R. Luzitana com R. Gen. Osório);
• Largo do Rosário;
• Praça Bento Quirino: Marco Zero de Campinas + Monumento Túmulo a Carlos Gomes + Jockey Club Campineiro;
• 2ª Pausa na Loja Oxxo (R. Barão de Jaguará com R. Dr. Thomaz Alves);
• Largo das Andorinhas: Monumento ao Bicentenário de Campinas

*Romulo Schincariol é Turismólogo, Especialista em História e Patrimônio Cultural pela PUCCAMP e Guia de Turismo Regional SP/Campinas (com atuação para excursões de âmbitos Nacional e Am. do Sul) formado pelo CEETEPS e credenciado no Cadastur-PF; Prestador de Serviços (Cadastur-MEI) para SESC-SP e agências de turismo receptivo e pedagógico. Autor e condutor de Roteiros próprios como Walking Tours no centro de Campinas, Cemitério da Saudade e no Pátio Ferroviário.

**Rafael Gushiken é Publicitário e Comunicador Social graduado na ESPM-SP; Agitador cultural, influenciador digital e criador do projeto de Experiências Turísticas na cidade de São Paulo – SP da garoa (spdagaroa.com.br / credenciado no Cadastur-MEI); Guia de Turismo Regional SP (com atuação para excursões de âmbitos Nacional e Am. do Sul) formado pelo Senac Aclimação-SP e credenciado no Cadastur-PF; Cocriador do coletivo de guias de turismo “Garoa Ácida” (@garoa.acida).

Reveja a comemoração dos 469 anos da cidade de São Paulo, dessa mesma parceria — SP da garoa & OXXO — ocorrida em janeiro de 2023:

The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged