Crônica de Natal: Cadê a decoração na avenida Paulista?

SP da história

O Natal que sempre nos remete a memórias afetivas e de reflexões acerca de decorações tradicionais e tão esperadas por todos na nossa terra da garoa, como os que havia na avenida Paulista. Cadê? Por que acabaram com a decoração da via mais famosa de SP e do Brasil? As pessoas não se lembram mais?

➡ Procurando por hospedagem 🛌 em São Paulo? CLIQUE AQUIfaça a sua reserva e cancele quando quiser — sem cobranças de taxas extras

➡ Ou ganhe até R$179,00 de desconto em sua primeira estadia 🏩 ou experiência 🍽, ao se cadastrar com o nosso link AirBnb: CLIQUE AQUI

Foto de capa e print do Facebook (clique na imagem): Registro da decoração com o tradicional palco montado na avenida Paulista em 2011 (R. Gushiken/SP da garoa)

Mais um ano chega ao fim, e logo no começo de dezembro, começo a ver notícias sobre as decorações de Natal que irão ser montadas na cidade de São Paulo, e a primeira coisa que vem ao meu pensamento (ainda) é:

Teremos aquela típica decoração natalina na avenida Paulista?

Que criava uma certa expectativa em muitos paulistas/paulistanos e até em turistas que planejavam vir para nossa terra da garoa nesta época, justamente para apreciar as suntuosas e pomposas decorações de prédios e casarões, além do famoso palco de Natal, uma passarela montada na via entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo.

Era de arrancar suspiros e encher de alegria os olhos do público, que formava filas extensas para fotografar tudo, e também, os carros que passavam devargazinho e paravam o trânsito literalmente, aquele caos, porém, para paulistano já acostumado viver em engarrafamentos, esse momento parado na Paulista era prazeroso.

Entretanto, vi que iriam montar a tradicional árvore de Natal do parque Ibirapuera acompanhada da fonte luminosa do lago; e a articulação da segunda edição do Festival de Natal de SP do centro da cidade, mais especificamente no chamado “Triângulo Histórico“.

E na avenida Paulista, nada programado, pelo menos da divulgação oficial da prefeitura de SP e de suas secretarias responsáveis, a de Turismo (sede no centro) e a SPTuris (sede no Anhembi). Uma certa tristeza tomou conta de mim e concluí comigo mesmo:

As pessoas se esqueceram mesmo daquela esperada decoração da avenida Paulista…”

Não nos recuperamos nunca mais da crise que começou em 2015 e que em 2016, por omissão de patrocínios privados, fez por acabar de vez a decoração natalina mais aguardada de todos os anos.

Até neste ano de 2019, não teve uma guirlanda ou iluminação especial nos postes ao longo do canteiro central. A não ser, as próprias decorações de alguns shoppings da via, algumas tímidas e outras até que bem trabalhadas.

Mas nada se comparava àquelas decorações que nos encantavam de fato, como por exemplo, todos devem se lembrar da decoração da época que o BankBoston ocupava e fazia no casarão do nº 1.811, que no ano passado (2018) até teve uma decoração discreta da Netflix (na ocasião da divulgação de algum lançamento em sua plataforma), mas que neste ano, achei deprimente e simplório a decoração de uma “árvore de Natal de batatas fritas” (pelo menos, que tentaram fazer a aparentar), feita pelo McDonald’s, o que ocupa o imóvel atualmente ( unidade “Méqui 1.000”).

Não sei ao certo, se a prefeitura resolveu “categorizar” daqui por diante a avenida Paulista como apenas o local da celebração do réveillon, tanto que, ainda se monta o palco, mas só para essa festividade e não mais como era feito antes, que no palco de Natal já se emendava para os shows e apresentações do Ano Novo.

Se houve reclamações de muito congestionamento nessa época por causa da tradicional decoração natalina que já era esperada e admirada há anos (mais tempo do que da árvore montada no Ibirapuera, que também passou por crise e até teve um tamanho menor), acho triste e um pouco ausente o “espírito de Natal” desses que não almejam mais ver os encantos que eram proporcionados na avenida cartão postal da cidade e palco de principais eventos do nosso calendário.

Ou seja, não hesitaram de excluir o Natal da Paulista, pode até soar como uma reclamação de um saudosista que sempre esperava ver as decorações mais belas da cidade, e que mesmo assim, ainda continuará a ter no pensamento:

Teremos aquela típica decoração natalina na avenida Paulista?


(Crônica especial de Natal por Rafael Gushiken que deseja a todos leitores e seguidores deste portal: Boas Festas! 🎄🍾)


PLANEJE A SUA VIAGEM✈️ E/OU SEU ROTEIRO🗺 COM O

CLIQUE👆 nos links abaixo de nossos parceiros e CONTRIBUA💰 para a monetização do nosso portal, proveniente de comissões calculadas em cima das compras que forem efetivadas por vocês, leitores. Então, atenção! Faça a sua pesquisa e finalize a compra logo após de ter clicado em um dos links. Pois, é com essa colaboração que continuaremos a trazer conteúdos com dicas exclusivas! 🤗🙏✅

🛌 Faça a sua reserva em hoteis, pousadas, hostels, casas de temporada, etc., e cancele tranquilamente pois não há cobranças de taxas extras → Booking.com

🚍 Garanta o transfer entre o aeroporto (Guarulhos / Congonhas) e o seu local de hospedagem com conforto, segurança e agilidade → TourOn

🏩 Cadastre-se com nosso link → Airbnb e ganhe até R$179 de desconto em sua primeira estadia ou experiência

🚘 Alugue um carro com desconto de até 30% ou parcele em 12 vezes sem juros e sem cobrança de IOF → RentCars

📍 Compre com antecedência passeios, excursões e tours conduzidos por guia de turismo → GetYourGuide

📲 Use seu celular nos EUA e em +de 210 países, com 10% de desconto no chip internacional, digitando e validando o código “SPDAGAROA10” no campo cupom → EasySim4U

Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
Rafael Gushiken

Rafael Gushiken

Idealizador e editor-chefe at São Paulo da garoa
Rafael Gushiken é o idealizador e editor-chefe do portal São Paulo da garoa, para o qual seleciona as melhores dicas sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da terra da garoa; com a realização de exclusivas coberturas jornalísticas de eventos e passeios de interesse ao público paulistano e paulista em geral. É publicitário de formação, especializado em Marketing e Conteúdo Digital, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas; e se "aventura" como fotógrafo e curador cultural.

Comentários

Comentários

Tagged