Como a imagem mostra, abordaremos uma curiosidade histórica pouca conhecida sobre o Dadinho, um doce dedicado a comemorar os 400 anos de São Paulo.
Nascido como nome de “IV Centenário”, o doce acabou caindo no gosto popular com a alcunha de “Dadinho” que adotou como nome oficial do produto. Feito de amendoim, suas maiores homenagens estão em sua embalagem, e são elas:
HOMENAGEM 01 ~ A Cor Prateada
O tom adotado pelo fabricante faz clara referência aos papéis triangulares que foram jogados dos céus na festa do IV Centenário que eram prateados.
HOMENAGEM 02 ~ O Símbolo No Círculo Azul
Ao mesmo tempo em que os Dadinhos passam por nossas mãos diariamente, poucas pessoas se dão conta que o maior “fracasso” de Niemeyer é visto por nós e passa despercebido.
Chamada de “Voluta Ascendente”, a obra não conseguiu se manter em pé devido ao seu “ousado” desenho.
Embora o finado arquiteto sustente que ele apenas projetou o desenho e que ela nunca foi concebida, a foto de inauguração do Ibirapuera mostra o contrário.
Mais do que isso, a lembrança do Dadinho acabou eternizando, sem querer, a maior “falha” do arquiteto.
HOMENAGEM 03 ~ O Nome IV Centenário
Na própria embalagem do doce é possível ver o nome “IV Centenário” escrito sobre uma faixa amarela. Essa, com certeza, é a maior referência à cidade de São Paulo, afinal, como explicado, ele foi criado justamente para essa comemoração.
Colaboração de Abrahão de Oliveira. Aproveite para conhecer o nosso grupo no Facebook, clique aqui e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!

Redação SP da garoa

Latest posts by Redação SP da garoa (see all)
- Museu das Culturas Indígenas: gestão compartilhada entre o Estado e a comunidade indígena - 2 de julho de 2022
- Vibra Open Air — evento de cinema a céu aberto volta a São Paulo em seu vigésimo ano - 1 de junho de 2022
- Virada Cultural 2022 apresenta programação descentralizada no pós-pandemia - 24 de maio de 2022