Dia da Pizza (10/07): origem da data e a relação com São Paulo

SP da gastronomia

Saiba a origem do Dia Nacional da Pizza e outras curiosidades.

Foto de capa (Crédito: Rafael Gushiken/SP da garoa) — Mesa com pizza da 1900 Pizzeria
Fontes — Sites Folha de SP e Associação Pizzarias Unidas

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

A influência italiana

Devido à forte imigração italiana em São Paulo, iniciada no fim do século 19, os bairros paulistanos da Mooca, Brás e Bixiga (Bela Vista) ficaram conhecidos como redutos dessa colônia.

E nesses bairros que surgiram as primeiras cantinas que faziam um famoso prato italiano, e que posteriormente, se tornaria o prato paulistano mais consumido: a pizza!

São Paulo, terra da garoa e da pizza

A nossa “terra da garoa” ficou conhecida também como a “capital nacional da pizza”, pois é a segunda cidade que mais come pizza no mundo: 572 mil por dia, de acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil, só perde para Nova York (EUA).

Hoje são diversos estabelecimentos, entre pizzarias e padarias, espalhados por todas as zonas da cidade, que produzem a “iguaria redonda” para consumo local e via delivery (principalmente em tempos de pandemia e isolamento social). No Brasil, há 40 mil pizzarias, formais e informais, de acordo com essa mesma Associação.

A origem da data comemorativa

E não é de se espantar que o “Dia Nacional da Pizza” tenha surgido por aqui. Pois, tudo começou no ano de 1985, quando o então secretário de turismo do estado de SP — Caio Luiz Cibella de Carvalho, promovia na cidade um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas dos sabores “marguerita” e “muçarela” de pizza.

Esse evento fez tanto sucesso na época, que o secretário decidiu escolher o dia de seu encerramento, 10 de julho, como a data oficial e em âmbito nacional para homenagear “as redondas”.

Os sabores mais consumidos no Brasil

A última pesquisa, realizada pela Associação citada anteriormente, que visa levantar como anda o paladar do brasileiro a respeito dos sabores preferidos; foi divulgada um pouco antes do “Dia da Pizza” (10/07) de 2020. E nela foram revelados os seguintes resultados:

  • Pelo segundo ano consecutivo, a pizza deCalabresa” continua sendo a mais pedida e preferida no Brasil;
  • A “Portuguesa” ficou em segundo lugar, e “Frango com Catupiry” em terceiro, na média nacional;
  • A pizza “Marguerita” caiu para o quarto lugar.

E para você, qual o seu sabor de pizza preferido? Deixe a sua resposta nos comentários no rodapé desta matéria.

Clique nas imagens e siga-nos no Instagram @spdagaroa!

Guarde este Pin no teu Pinterest!

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!

The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged