25/06 – Dia do Imigrante e aniversário do Museu da Imigração

SP da história

Dupla comemoração, o Museu da Imigração do Estado de SP, que fica na sede da antiga Hospedaria dos Imigrantes, no dia 25 de junho, além de comemorar o Dia do Imigrante no Brasil, também celebra o seu aniversário. Confira a seguir a história do museu como também da data comemorativa.

Foto de capa: Fachada do Museu da Imigração. (Ilabrasita) | Fontes: Sites MI e Wikipedia.

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

O dia 25 de junho marca duas importantes comemorações relacionadas à imigração no Brasil, e especificamente, na nossa SP da garoa.

A primeira é o Dia do Imigrante, o qual foi determinado através do Decreto nº 30.128, de 14 de novembro de 1957, emitido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

E a segunda, é o aniversário do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e que está localizada justamente na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, na região do Brás/Mooca.

Dia do Imigrante

Curiosamente, esta data foi escolhida por ser o fim das celebrações da Semana da Imigração Japonesa, comemorada a partir de 18 de junho.

Mas, além dos japoneses, outros imigrantes, como italianos, alemães, africanos, árabes, entre outras etnias; vieram em peso para o Brasil e diversificaram a nossa identidade como nação, e também mereciam uma homenagem em data oficializada.

Museu da Imigração do Estado de SP

A história do museu, como já citado, tem o seu ponto de partida no projeto da Hospedaria de Imigrantes, inaugurada no ano de 1887, e fora a primeira morada paulistana de milhares de estrangeiros e brasileiros de outros estados (a partir da década de 1930) que escolheram viver em São Paulo.

No ano de 1978 encerrou suas atividades pois já tinha perdido a sua função original. Em seus 91 anos de funcionamento, a Hospedaria abrigou cerca de 2,5 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades, origens e etnias.

Desde o seu fechamento, a Hospedaria de Imigrantes passou por um processo de transformação, tornando-se patrimônio público e importante ícone da história do Estado, da cidade de São Paulo e também do Brasil. Em 1982, ocorreu o tombamento do edifício pelo Condephaat, e no ano de 1986 foi criado o Centro Histórico do Imigrante.

Já em 1991, o prédio passou pelo tombamento do órgão municipal Conpresp, logo depois, em 1993, foi criado o Museu da Imigração, e que foi inaugurado justamente no dia 25 de junho (Dia do Imigrante) daquele ano. Em 2021, o Museu completa 28 anos!

O museu é um importante ponto turístico que concilia a sua importância de compreender os fluxos de imigração no país. E vem aprimorando seu trabalho, criando oportunidades para que seu público entre em contato cada vez maior com as diferentes influências que compõem o cenário cultural da cidade de São Paulo.

A Exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”

A exposição de longa duração tem como objetivo apresentar aos visitantes os trabalhos de preservação e pesquisa realizados pelo Museu da Imigração a respeito de seu tema central.

É dividida em oito módulos que permitem ao visitante conhecer o processo migratório como algo inerente à humanidade e, a partir disso, os processos migratórios ocorridos no Estado de São Paulo entre os fins do século 19 e início do século 20.

A Festa do Imigrante

O Museu da Imigração promove, anualmente, a Festa do Imigrante em suas dependências, com o objetivo de enaltecer as heranças e tradições de diversas nações por meio da participação de comunidades de refugiados, migrantes e descendentes.

A cada edição, mais de 80 comunidades, representadas por 50 nacionalidades diferentes, participam do evento com música, dança, artesanato e gastronomia. Cerca de 20 mil pessoas prestigiam todos os anos as manifestações culturais e trocas de saberes presentes nesse encontro.

Em 2020, diante do cenário restritivo causado pelo combate ao COVID-19, a 25ª edição foi realizada online.

Serviço — MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo – SP
Site: https://museudaimigracao.org.br/
Redes Sociais: https://www.instagram.com/museudaimigracao/ | https://www.facebook.com/MuseudaImigracao | https://www.youtube.com/user/museudaimigracao

Clique nas imagens e siga-nos no Instagram @spdagaroa!

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged