Dia dos Namorados em junho: tudo começou na terra da garoa, você sabia?

SP da história

Na maioria dos países é celebrado no dia 14 de fevereiroValentine’s Day (Dia de São Valentim), e por aqui no Brasil é no dia 12 de junho — uma invenção para campanha publicitária de duas lojas de roupa famosas em São Paulo na década de 40. Conheça a história a seguir.

Imagem da capa: Reprodução de anúncio publicitário (1949)

A origem e a escolha da data 12 de junho

Agripino da Costa Doria Neto (1919-2000), o publicitário que institucionou o 12 de junho como “Dia dos Namorados” no Brasil (Reprodução/FolhaSP)

Tudo começou em junho do ano de 1949, quando o publicitário Agripino da Costa Doria Neto, (na foto — pai de João Doria Jr., ex-prefeito da cidade e atual governador do estado) criou com sua equipe na agência Standart Propaganda uma campanha publicitária para as lojas de roupa em São Paulo de Nilo de Souza Carvalho (fundador também das lojas Garbo).

Uma era a Exposição Patriarca, localizada na praça homônima da região central e voltada para o público masculino. E a outra era a Modas Clipper, localizada no largo Santa Cecília e voltada para o público feminino. Também seriam conhecidas simplesmente como magazine “A Exposição Clipper” com um galpão no bairro Campos Elíseos.

E o objetivo imposto para a agência, era de melhorar o resultado das vendas para o mês junho, que sempre eram muito fracas para ambas lojas.

Sendo assim, Agripino notou que a época de junho era um mês sem qualquer data comemorativa como o “Dia das Mães” em maio e o “Dia dos Pais” em agosto.

E foi assim que o dia 12 de junho foi escolhido como o “Dia dos Namorados“, justamente por ser véspera da festa de Santo Antônio, conhecido por ser um santo “casamenteiro”, tradicionalmente seguido no nordeste brasileiro, local de nascimento do publicitário (Salvador-BA).

Mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso, ou seja, foi exclusivamente comercial. Então, Agripino uniu o útil ao conveniente e criou a primeira campanha publicitária que instituiria a data no país.

O primeiro anúncio para o Dia dos Namorados

Veja a seguir imagens e algumas peças de anúncios criadas para campanha do dia 12/06/1949:

A campanha “laçou” não só os corações paulistanos, com o sloganNão é só de beijos que se prova o amor”, como também trouxe para agência uma das coisas que os publicitários mais gostam de ganhar, além de muito dinheiro e status: o prêmio de “Agência do Ano” julgada pela Associação Paulista de Propaganda à época.

Além disso, no ano seguinte, o 12 de junho passou a ser o “Dia dos Namorados” em todo o Brasil seguindo a tendência criada por Agripino em São Paulo.


Fontes: Sites DosePublicitaria.com / EditoraContexto.com.br / SaoPauloAntiga.com.br

Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
Redação SP da garoa
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged