Festa Junina: uma herança europeia, você sabia?

SP da história

Saiba como a “Festa Joanina” da península Ibérica (Espanha e Portugal) se tornou a nossa “Festa Junina” de fortes influências da cultura caipira e nordestina.

Foto de capa: Salão decorado do “arraiá” de 2015 no CTN-SP. (Divulgação) | Fonte: https://www.df.senac.br/faculdade/origem-da-festa-junina/

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

A origem da festa junina

O Dia de São João (24/06) realça as comemorações da tradicional festa junina com muitos quitutes e bebes típicos. E você sabia que herdamos essa festividade dos portugueses?

Pois é, a original “Festa Joanina”, de cunho estritamente católico que homenageia São João Batista, já era celebrada há muito tempo na península Ibérica. E aqui se consolidou ainda no período da colonização (séc. 16), principalmente na região Nordeste.

As adaptações e a identidade brasileira

Mas ao longo dos anos, adaptações foram feitas, a começar pelo nome, que virou “Festa Junina”, por ser realizada no mês de junho e com associações à simbologia das zonas rurais, ou seja, na figura do “caipira“.

E foi assim que surgiram as danças típicas, como as quadrilhas, com todos vestindo roupas caricatas. Também, claro (a melhor parte), a produção de inúmeras comidas à base de milho, mandioca e amendoim (com influências indígenas e africanas), como canjica, pamonha, pé de moleque, cuscuz, além de bebidas como o quentão.

A identidade nordestina na SP da garoa

E aqui na nossa SP da garoa, que abriga a maior comunidade de nordestinos fora do Nordeste (entrando no assunto dos movimentos migratórios dentro do nosso Brasil continental), essa festividade tem tomado proporções maiores a cada ano. 

E não só nas festas de paróquias de igreja, como até a consolidação da mais popular festa junina da cidade em um espaço de valorização à cultura nordestina, o CTNCentro de Tradições Nordestinas, localizado no bairro do Limão (zona norte).

Clique e veja o post sobre esta matéria no nosso Instagram — @spdagaroa:

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged