Festival do Café no Triângulo SP 2022

SP da gastronomia

O evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, retorna ao calendário da capital paulista em formato presencial para celebrar esta herança histórica onde tudo começou.

Arte de capa e Fonte: Divulgação Site festivaldocafesp.com.br

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processing…
Success! You're on the list.

O Festival

A produção cafeeira está diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade de São Paulo. O grão chegou ao Brasil no século 18, trazido da Guiana Francesa e em São Paulo encontrou as condições climáticas favoráveis para seu cultivo. Questões territoriais como o rápido escoamento da produção pelo Porto de Santos tornaram-se decisivas para contribuir para sua expansão.

Durante os séculos 19 e 20, o café foi a principal base econômica da capital e do Brasil. A produção de café trouxe um cenário favorável para investir em atividades ligadas à indústria e ao desenvolvimento do comércio interno e na construção de portos, ferrovias e em atividades ligadas à indústria e ao desenvolvimento do comércio interno.

Você sabia que a história do café está bem mais próxima do Triângulo SP do que imaginamos? Basta caminhar pelas ruas e você encontrará algumas das maiores obras cafeeiras que são frutos da nossa relação de carinho com o grão. O famoso Edifício Martinelli, por exemplo, é considerada uma construção ligada à história do café na cidade por ter funcionado um dos cafés mais charmosos da época – o “Café Brandão” – muito antes de se tornar um edifício, em 1929. Bem próximo ao charmoso Martinelli, é possível ver o Largo do Café, onde eram feitas as compras e vendas de café até à criação da Bolsa Oficial do Café de Santos, em 1914.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) também faz parte desta vasta história da cidade com o café. O prédio, inaugurado em 1927, era a antiga sede do Banco do Brasil, em São Paulo, e conta com vários detalhes que remetem ao grão em sua decoração.

O Triângulo SP

É um recorte especial do centro histórico paulistano, onde se situam os principais prédios históricos da cidade, em locais como o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.

Todos os dias, milhares de paulistanos visitam a região para trabalhar, fazer compras, aproveitar as opções culturais e gastronômicas. É nesta área que estão pontos turísticos como o Museu Anchieta, Farol Santander, Centro Cultural Banco do Brasil, Mosteiro de São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo, Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Sampa Sky, entre outros.

Pensando nessa demanda populosa e no significado que a região tem para o paulistano, nasceu o projeto Triângulo SP – com o objetivo de trazer para o entorno, atrativos noturnos e aos finais de semana, tornando-o um dos principais destinos turísticos da capital. O projeto é da Prefeitura de São Paulo, com a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo.

Desde dezembro de 2018, o Triângulo SP recebe eventos destinados aos mais diversos públicos, como o Festival de Natal, Históricos de São Paulo, corridas de rua, entre outros. Com a retomada possibilitada pelo avanço da vacinação e o maior controle da pandemia, a programação para este perímetro da cidade está de volta.

É neste contexto que a 3ª edição do Festival do Café no Triângulo SP retorna como evento presencial e traz 30 cafeterias em sua programação.

Veja a seguir o Guia Completo do Festival — De 27 de setembro a 01 de outubro: Um passeio despretensioso pela região pode revelar muito sobre a nossa própria história. Vamos juntos?

Clique nas imagens e siga-nos no Instagram @spdagaroa!

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processing…
Success! You're on the list.
Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.
Tagged