Festival “É Tudo Verdade” anuncia a programação de São Paulo

SP da cultura

Festival Internacional de Documentários chega a sua 22ª edição. Exibições começam nesta sexta (21) e ficam em cartaz até o dia 30 de Abril.

“Cidade de Fantasmas” (EUA, 2016), dirigido pelo premiado cineasta Matthew Heineman, abre a Sessão de Abertura em São Paulo

Documentário “Cidade de Fantasmas” abre o festival em São Paulo nesta sexta-feira (21). (Reprodução)Apresentando mais uma vez o melhor da nova safra de produções nacionais e internacionais, o renomado Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” começa nesta sexta-feira (21) com uma programação exclusiva em São Paulo e no Rio de Janeiro, com itinerâncias em duas outras capitais (Brasília e Porto Alegre).

O filme Cidade de Fantasmas (EUA, 2016, 90 min.), dirigido pelo premiado cineasta Matthew Heineman, abre a Sessão de Abertura de São Paulo, que acontece no Cinearte, às 19h, na Avenida Paulista. O documentário volta-se para os jornalistas ativistas do grupo Raqqa is Being Slaughtered Silently (RBSS) – Raqqa Está Sendo Assassinada Silenciosamente -, que arriscam a vida diariamente para registrar em vídeos e fotos as atrocidades do Estado Islâmico, que tomou sua cidade, na Síria, em março de 2014, tornando-a sua “capital”.


Trailer do documentário

É um alento que seja tão vigorosa a produção de documentários nestes dias de ‘fatos alternativos’ e ‘fakenews’”, comenta o fundador e diretor do festival, Amir Labaki. “Contra a confusão que desumaniza, nada melhor do que o olhar original sobre a realidade de um cineasta com sua câmera. É por meio deles que o É Tudo Verdade espelha o mundo”.

Este ano serão 82 títulos de 30 países, sendo 16 estreias mundiais. Além disso são duas Retrospectivas: a Internacional destaca marcos da produção soviética e a Retrospectiva Brasileira celebra obra de Sergio Muniz, um dos mediadores com a moderna produção latino-americana.

O festival ainda irá trazer a Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens, que apresentará sete filmes – todos em estreia no país. O título vencedor conquista o Prêmio É Tudo Verdade, no valor de R$ 110 mil, e um troféu criado pelo artista Carlito Carvalhosa.

Todas as datas, horários das sessões e outras informações podem ser conferidas no site oficial do festival.

 

 

The following two tabs change content below.
Redação SP da garoa
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged