Festival Internacional de Documentários chega a sua 22ª edição. Exibições começam nesta sexta (21) e ficam em cartaz até o dia 30 de Abril.

Documentário “Cidade de Fantasmas” abre o festival em São Paulo nesta sexta-feira (21). (Reprodução)Apresentando mais uma vez o melhor da nova safra de produções nacionais e internacionais, o renomado Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” começa nesta sexta-feira (21) com uma programação exclusiva em São Paulo e no Rio de Janeiro, com itinerâncias em duas outras capitais (Brasília e Porto Alegre).
O filme Cidade de Fantasmas (EUA, 2016, 90 min.), dirigido pelo premiado cineasta Matthew Heineman, abre a Sessão de Abertura de São Paulo, que acontece no Cinearte, às 19h, na Avenida Paulista. O documentário volta-se para os jornalistas ativistas do grupo Raqqa is Being Slaughtered Silently (RBSS) – Raqqa Está Sendo Assassinada Silenciosamente -, que arriscam a vida diariamente para registrar em vídeos e fotos as atrocidades do Estado Islâmico, que tomou sua cidade, na Síria, em março de 2014, tornando-a sua “capital”.
Trailer do documentário
“É um alento que seja tão vigorosa a produção de documentários nestes dias de ‘fatos alternativos’ e ‘fakenews’”, comenta o fundador e diretor do festival, Amir Labaki. “Contra a confusão que desumaniza, nada melhor do que o olhar original sobre a realidade de um cineasta com sua câmera. É por meio deles que o É Tudo Verdade espelha o mundo”.
Este ano serão 82 títulos de 30 países, sendo 16 estreias mundiais. Além disso são duas Retrospectivas: a Internacional destaca marcos da produção soviética e a Retrospectiva Brasileira celebra obra de Sergio Muniz, um dos mediadores com a moderna produção latino-americana.
O festival ainda irá trazer a Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens, que apresentará sete filmes – todos em estreia no país. O título vencedor conquista o Prêmio É Tudo Verdade, no valor de R$ 110 mil, e um troféu criado pelo artista Carlito Carvalhosa.
Todas as datas, horários das sessões e outras informações podem ser conferidas no site oficial do festival.

Redação SP da garoa

Latest posts by Redação SP da garoa (see all)
- Museu das Culturas Indígenas: gestão compartilhada entre o Estado e a comunidade indígena - 2 de julho de 2022
- Vibra Open Air — evento de cinema a céu aberto volta a São Paulo em seu vigésimo ano - 1 de junho de 2022
- Virada Cultural 2022 apresenta programação descentralizada no pós-pandemia - 24 de maio de 2022