“Fofão da Augusta” era como todos o conheciam, foi um personagem caricato que vagava pelas ruas de SP. Eu e muitos já cruzamos com ele.
Ricardo Corrêa da Silva, era o seu nome verdadeiro, revelado recentemente pelo jornalista Chico Felitti em um “dossiê” publicado no site BuzzFeed BR, meses antes de sua morte († 16/12/2017).
A matéria de Chico repercutiu nas redes sociais e viralizou de tal forma para saciar todas as nossas curiosidades a respeito desse morador de rua.
(Matéria do BuzzFeed BR, teve quase 2 mil curtidas e mais de 1.200 compartilhamentos)
Os últimos amigos (anjos) de Ricardo
Ele e sua mãe, Isabel Dias, foram as últimas pessoas com quem Ricardo ou Fofão mais conviveu. Diante de uma vida tão conturbada, foi justamente nos últimos dias de sobrevivência, que eles puderam despertar nele um pouco de alegria e esperança, pois descobriram que Ricardo tinha até uma herança para receber.
Infelizmente, teve um triste fim. E todos nós, que há anos sabíamos da existência dele, só agora tomamos conhecimento efetivo de toda a sua história, e também, acreditávamos que Ricardo poderia ter se recuperado financeiramente e socialmente.
(Chico anunciando em seu perfil pessoal a morte de Ricardo, o “Fofão da Augusta”)
Veja abaixo a reportagem do Jornal da Gazeta, noticiando o falecimento, e que contém a entrevista com a Isabel relatando um pouco da relação dela com Ricardo:
(Reportagem do Jornal da Gazeta, exibida no dia 18/12/2017, segunda-feira: “Morre em São Paulo o artista de rua que era reconhecido por todos na região da Avenida Paulista, mas tinha a história desconhecida. Ele era chamado de Fofão da Augusta, mas nos últimos meses, teve a identidade revelada na internet.”)


Rafael Gushiken

Latest posts by Rafael Gushiken (see all)
- Temporada de Maria Bethânia em SP: Da Casa de Vidro ao lançamento do DVD/CD “De Santo Amaro a Xerém” - 10 de dezembro de 2018
- O centro de São Paulo retratado em exposição que ficou em cartaz no edifício histórico - 21 de novembro de 2018
- Foster the People e Noel Gallagher arrastaram público cativo no Anhembi - 9 de novembro de 2018