A Japan House São Paulo (JHSP) com foco na cultura contemporânea japonesa, é um dos institutos culturais mais visitados da via mais famosa da cidade, a Paulista. Conheça todos os seus ambientes a seguir.
Foto de capa: Fachada da JHSP localizada na avenida Paulista (Crédito: Divulgação/Rogério Cassimiro)
Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:
A Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional do governo japonês, com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais.
Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki.

Tal arte que o inspirou criativamente após a sua visita ao Pavilhão Japonês localizado no Parque do Ibirapuera, que fora construído dessa mesma técnica.
Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições (todas GRATUITAS) e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes.
A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina.
A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
Térreo — Sotodoma (do japonês “área externa”)
Esse espaço é visto logo na entrada do instituto, uma espécie de área de convivência, onde os visitantes transitam nele após saírem da JHSP, devido à saída obrigatória estar posicionada para esse portão do grande salão do térreo.
A fachada do estabelecimento dessa face é composta por uma espécie de cobogó ao estilo Kengo Kuma, que também o inspirou criativamente após conhecer algumas construções brasileiras com esse tipo de revestimento vazado.

Térreo — Grande Salão Interno + Loja Shin
O primeiro espaço onde os visitantes se depararão, geralmente ocupado com uma exposição e também disponível para locação de eventos corporativos.
Salão interno com exposição “Sopros – designs de vidro japoneses” (SP da garoa)
Andando mais adiante, é possível avistar de imediato a Loja Shin, que é uma ponte para os brasileiros conhecerem as diferentes regiões do Japão através de produtos que trabalham os cinco sentidos – paladar, audição, visão, olfato e tato. Artistas como Masanobu Ando, Kazumi Tsuji, Ryuji Mitani e Myoto Akagi terão os seus trabalhos à venda na casa.

Térreo — Café Sabor Mirai
Ao lado da loja, está o Café Sabor Mirai cujo nome é um trocadilho com a palavra sabou que, em japonês, significa “loja onde serve café e chá”, enquanto mirai pode ser traduzida por “futuro”. Sob o comando da empresária japonesa Kyoko Tsukamoto, o espaço privilegia o café, desmistificando a ideia da predominância exclusiva dos chás no Japão.
Partindo desta premissa, o Drip Coffee (café filtrado individualmente) ganha destaque juntamente com a oferta de um blend (mistura), feito a partir de grãos especiais produzidos nas fazendas da Ipanema Coffees, em Minas Gerais, criado exclusivamente para a JHSP.
O típico chá verde também se destaca no menu e aparece em duas opções: o sencha de cor verde-escura, possui sabor mais amargo e um fino retrogosto adocicado. Já o houjicha tem uma cor mais dourada por conta da torra em fogo forte, sabor leve e menor concentração de cafeína.
Destaque também para os doces wagashi, confeitos tradicionais comumente servidos com chá, como o shiratama azuki. Há também, ainda entre as opções dos comes, o bolo de matchá e o bolo de chocolate; e entre as opções dos bebes, opções geladas como o muguicha (cevada torrada) e o yuzu fresh (espécie de soda italiana servida com mel).

Térreo — Biblioteca + Jardim de Inverno (mini pátio interno)
Perto do balcão do Café, já é possível ver vários módulos de estantes com diversas publicações, que é justamente a área da Biblioteca da JHSP. São mais de 2.000 itens, entre livros e mangás, dos quais, alguns usados, pois foram doados pela Universidade de Meiji (Tóquio) para o público brasileiro.
A arrumação dos livros não obedece a “lógica de A a Z” como em bibliotecas ou livrarias convencionais, pois os itens estão organizados por assuntos — Comer, Viajar, Estilo de Vida, Cultura, História, Design, Arquitetura, Tecnologia, Japão e Brasil e Crianças –, e sendo assim, formando uma narrativa própria, segundo o curador da biblioteca, Yoshitaka Haba, que defende que esse conceito é um jeito mais moderno e atraente para os leitores. E seja em japonês, inglês ou português, eles encontrarão um pequeno e rico acervo.

E ao lado da Biblioteca, há um pátio que também pode ser denominado de Jardim de Inverno do instituto, pois há algumas palmeiras e bambus na área com assentos para que você possa se acomodar para leituras ou consultas dos itens da biblioteca (após higienização das mãos).

1º Andar — Furoshiki + Sala de Seminário
Subindo as escadas ou utilizando o elevador e ao parar no 1º andar, o visitante verá de cara, a Gift Store (loja de presentes) dedicada a difundir o uso e a técnica do furoshiki, tecido utilizado em embalagens tradicionais japonesas, bem como bolsas para carregar o lanchinho do dia (o bentô, tipo uma marmita), a roupa de ginástica, etc. É possível até aprender essa técnica da amarração com o tecido, solicitando uma demonstração aos vendedores de plantão.

Em frente à loja, há um outro espaço com divisórias móveis, com a possibilidade de deixar o ambiente mais reservado e sem exposição direta, denominado de Sala de Seminário. Também disponível para locação de eventos, como também é utilizado para a realização de palestras e workshops, ou simplesmente, como espaço adicional para as exposições do instituto.

2º Andar — Galeria + Corredor Externo
No último pavimento está o amplo espaço chamado de Galeria, o qual privilegia o uso para as exposições da casa, mas também fica disponível para locações de eventos corporativos.
Espaço Galeria localizado no 2º andar com exposição “Wave – Novas correntes nas artes gráficas japonesas” (SP da garoa/Rafael Gushiken)
Há uma saída para um corredor externo, sem cobertura com piso de madeira, como se fosse um extensão a céu aberto do andar, onde é possível ver, de um lado pelos vidros, o restaurante da JHSP; e para cima, os outros edifícios da avenida Paulista, como o Itaú Cultural e o Sesc. O local é propício para fazer “poses instagramáveis”, já que do lado oposto desse corredor há um mini bambuzal.
2º Andar — Restaurante Aizomê
É nesse andar também que está o restaurante do instituto, atualmente, ocupado pelo Aizomê da chef Telma Shiraishi, e que acompanha a proposta da JHSP, de mostrar a contemporaneidade e a diversidade do Japão, incluindo a vertente gastronômica.
O menu, que reflete a cozinha delicada e autoral da chef, mescla preparações equilibradas em receitas quentes e frias. A utilização dos melhores produtos do campo e do mar são baseados em um extenso trabalho de pesquisa e curadoria de ingredientes, produtores e fornecedores comprometidos com qualidade e dedicação ao ofício.
A chef Telma aposta no conceito dos settos – um conjunto de pratos variados que compõem uma refeição completa, equilibrada e saborosa. Um setto tem como base o gohan (arroz japonês), o misoshiru ou outro caldo e tsukemono (conservas). A isso acrescenta-se uma sugestão do dia, com opções variadas de carnes, peixes ou vegetarianas.
Udon (destaque do menu) e ambientes do restaurante Aizomê localizado no 2º andar da JHSP (Divulgação/Rubens Kato e SP da garoa/Rafael Gushiken)
Outras opções são os tradicionais udon (massa japonesa de trigo em grossos fios) e o soba (massa fina de trigo sarraceno japonês), servidos em caldo frio ou quente e com várias sugestões de complementos.
Outro capítulo que merece atenção especial é o das sobremesas. O Aizomê sempre primou por uma caprichada carta de doces e sorvetes dentro do conceito de yogashi – a versão japonesa de preparações da confeitaria ocidental executadas com mais leveza e frescor, mescladas a sabores e ingredientes tipicamente japoneses.
Além de uma carta variada de bebidas, o restaurante também serve chá japonês e água – com e sem gás – tudo à vontade por um valor fixo, sem o uso de garrafinhas plásticas.
Extras — Banheiros e Acessibilidade
Os banheiros da JHSP (disponíveis em todos os pavimentos) são uma atração à parte. Totalmente tecnológico, do qual o vaso sanitário se limpa automaticamente, o seu assento é aquecido e tem um controle com botões que ajustam jatos para frontais e traseiros que limpam as partes íntimas de todas as formas possíveis. Ou seja, é imprescindível que você vá ao banheiro quando estiver no instituto, pois terá uma experiência única!

Em relação à acessibilidade, o instituto disponibiliza de um elevador que leva a todos os ambientes, todos espaçosos e sem obstáculos na medida do possível, tanto que, há também presença de rampas de acesso.
Para as exposições, o programa “JHSP Acessível” trabalha ao máximo para que recursos de acessibilidade como audiodescrição, libras e elementos táteis sejam desenvolvidos exclusivamente para algumas das obras apresentadas na exposição em cartaz. O propósito é sempre de criar oportunidades equitativas para que todos realizem uma imersão completa nos conteúdos disponibilizados na instituição.

Serviços:
Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista (ao lado da pça. Oswaldo Cruz/ Shopping Pátio Paulista) – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, das 9h às 19h. Domingos e feriados, das 9h às 18h. Segunda-feira não abre.
E-mail: contato@japanhousesp.com.br
Tel.: +55 11 3090-8900
GRATUITO – para entrada e acesso às exposições
Restaurante Aizomê
E-mail: aizome@aizome.com.br
Tel.: +55 11 2222-1176 (ramal 2)
Café Sabor Mirai
Tel.: +55 11 3266-6578
Lojas Shin e Furoshiki
Cel.: +55 11 94779-4177
Organização Nacional de Turismo Japonês (JNTO)
www.japan.travel/pt/br/
Clique nas imagens e siga-nos no Instagram @spdagaroa!
Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:


Redação SP da garoa

Latest posts by Redação SP da garoa (see all)
- Feira Regional Abav-SP l Aviesp 2022 ocorre em Águas de Lindóia - 26 de abril de 2022
- Colorado se inspira em quadro de Tarsila do Amaral para criar rótulo em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna - 14 de março de 2022
- Série “Concertos Cripta” da Catedral da Sé volta em 2022 - 13 de março de 2022