(Registro do Arco do Triunfo paulistano erguido na região do bairro da Luz ~ Hagop / clique aqui para visualizar em tamanho maior)
O ano é 1921, e o então presidente da república Epitácio Pessoa informa que irá fazer uma visita oficial ao município de São Paulo, e o prefeito da época, Firmiano de Morais Pinto, resolve criar algo suntuoso para marcar esta visita.

(Presidente da República de 1919 a 1922, Epitácio Pessoa ~ Reprodução Hagop)

(Prefeito de São Paulo de 1920 a 1926,
Firmiano de Morais Pinto
~ Reprodução Hagop)
A inspiração vinha de Nova Iorque (EUA), mais precisamente do “Washington Square Park”, onde se encontra o Arco do Triunfo americano. Tanto este, como o brasileiro de São Paulo, foram construídos com urgência e em caráter provisório, de apenas madeira e gesso.

(Arco do Triunfo da cidade de Nova Iorque (EUA) no Washington Sq. Park ~ Reprodução Hagop)
Posteriormente, o Arco americano fora demolido e refeito
em alvenaria e mármore para a posteridade. Já o de São Paulo fora construído em apenas três dias, sob o comando da Firma F. Ramos de Azevedo e Cia., que colocara duzentos operários e todos os serviços de oficina para a construção do Arco paulistano.
Ele fora instalado no trecho final da rua José Paulino, atual praça da Luz, quase na esquina com a avenida Tiradentes. O Arco tinha 28 metros de altura por 27 metros de largura. A abertura era de 10 metros de largura por 14 de altura.
Havia quatro bandeiras nacionais, sendo três de um lado e uma do outro. Nas duas faces do Arco continham as frases: “Salve Epitácio Pessoa” e também “A cidade de São Paulo”. À noite, funcionava uma bandeira nacional feita com mil lâmpadas coloridas.
A seguir, confira as fotos dos jornais da época sobre o evento:

(Visita do presidente da República, Epitácio Pessoa, na cidade de São Paulo em agosto de 1921. O cortejo passou por diversas ruas ~ Reprodução Hagop)

(Clique aqui para visualizar em tamanho maior)

(Clique aqui para visualizar em tamanho maior)

(Clique aqui para visualizar em tamanho maior)
O Arco do Triunfo paulistano servira apenas para a recepção do presidente, pois em algumas semanas depois, fora demolido totalmente, deixando nenhum resquício.
Hagop Koulkdjian Neto é criador do site Hagop Garagem (www.hagopgaragem.com) que compila digitalmente um acervo fotográfico sobre a história da cidade de São Paulo voltado para amigos e apreciadores.

Redação SP da garoa

Latest posts by Redação SP da garoa (see all)
- QR SAMPA: Passeios urbanos guiados por QR codes - 25 de janeiro de 2021
- Metade dos paulistanos bebe cerveja e tem preferência por uma marca - 23 de dezembro de 2020
- PAULISTA CULTURAL lança site nos 129 anos da avenida Paulista - 7 de dezembro de 2020