Plana Festival Internacional de Publicações ocorre de 23 a 25 de março na Cinemateca Brasileira com programação curada por Bia Bitencourt e mais 20 colaboradores sob o tema “Volta ao Nada”
O que é a Plana?
Após catalisar um importante movimento de popularização da autopublicação e das editoras de pequeno porte no Brasil desde 2013, chegando a reunir cerca de 18 mil pessoas em uma feira, a Plana Festival Internacional de Publicações de São Paulo chega à sexta edição anual tendo passado por diversos espaços, como a Bienal de São Paulo e o MIS-SP, além de pequenas versões em diferentes regiões do Brasil, como Salvador e Rio de Janeiro, e outros países, como Japão, Índia, Estados Unidos, Suíça, México, Chile e Argentina.
“A ideia é olhar para trás, para o que nos trouxe até aqui, para o livro que ainda não foi escrito. Já fomos pequenos e crescemos, e agora a Plana se dá a chance de começar de novo ou não”,
reflete a idealizadora Bia Bittencourt.

A 6ª edição na Cinemateca
A Plana de 2018 ocorre de 23 a 25 de março e trata do tema “Volta ao Nada”, recebida pela Cinemateca Brasileira. Foram convidados em torno de vinte colaboradores, que desenharam coletivamente a programação de palestras, exposições e atividades paralelas à feira em colaboração com a Bia Bittencourt.
A estrutura da Plana prevê cerca de duzentas editoras nacionais e internacionais, que colocam à mostra e à venda suas publicações. Entre as publicações há livros e zines para crianças, como o Yoyo Zine e a editora Baba Yaga; para cinéfilos, a editora Kinoruss só publica títulos relacionados ao cinema soviético, e há também o lançamento do livro “O que é cinema”, de André Bazin, pela Editora Ubu.
Ainda há opções para quem gosta de livros feitos totalmente a mão, como o coletivo Charivari e os livros desenhados da Juliana Russo. Para os colecionadores, a mesa da descolecionadora de arte Rita Mourão do Desapê traz relíquias das décadas de 1950 e 1960, enquanto Marcelo Masagão, diretor do Festival do Minuto, leva sua produção própria “Fotos líquidas/ Livros sólidos”.
Além das publicações
Este Festival propõe o fomento de projetos não só no âmbito da cultura gráfica, mas inspirando ideias políticas e sociais por meio de debates, conversas e encontros.
Em todos os seus três dias, contará com uma agenda que reúne visitas guiadas, mostra de cinema, slam de poesia e até uma garçonnière inspirada em Oswald de Andrade.
Os Poetas Ambulantes farão poesia falada e escrita pelos ônibus coletivos que cobrem o circuito da Cinemateca Brasileira. Já o francês Leszek Brogowski, professor da Universidade de Rennes, refletirá sobre o atual papel do editor sob o tema “Nada ou quase nada”.

Todo o conteúdo produzido durante o festival será editado e impresso na própria Plana, na Estação de Trabalho. Confira a programação completa em: http://www.feiraplana.org/programacao-lineup
Serviço – 6ª edição Plana Festival Internacional de Publicações:
Datas:
– 23 de março das 17h até 20h
– 24 de março das 11h às 20h
– 25 de março das 11h às 20h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Doação sugerida (não-obrigatório): R$ 10,00 na porta ou antecipado (sympla.com.br/plana-festival-volta-ao-nada__246497)
Classificação: Livre
Telefone: (11) 3512-6111
Site: planafestival.org
Contato: caos@planafestival.org
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/185377758681918/


Redação SP da garoa

Latest posts by Redação SP da garoa (see all)
- Museu das Culturas Indígenas: gestão compartilhada entre o Estado e a comunidade indígena - 2 de julho de 2022
- Vibra Open Air — evento de cinema a céu aberto volta a São Paulo em seu vigésimo ano - 1 de junho de 2022
- Virada Cultural 2022 apresenta programação descentralizada no pós-pandemia - 24 de maio de 2022