O Conjunto Nacional ocupa toda uma quadra da avenida Paulista, em São Paulo. Foi projetado por David Libeskind quando tinha 26 anos, no final de 1954.
O partido do projeto, uma lâmina horizontal como grande galeria e outra vertical com apartamentos e escritórios, tornou-se um modelo de cidade.
O edifício adquiriu dimensão urbana, por sua escala e qualidades, e nos faz pensar sobre a legislação urbanística que impediu outras experiências como essa.
Foi proposta a continuidade do passeio público coberto por todo o conjunto, gerando espaços de uso coletivo. Sobrepõe usos que garantem animação, além de estabelecer várias cotas como desdobramentos destas atividades.
Assim, interliga o subsolo a jardins no quinto piso. As quatro galerias internas se encontram em um espaço central onde estão as prumadas de circulação vertical, compostas por rampas, elevadores e escadas rolantes.
As rampas foram cobertas, no nível do terraço-jardim, por uma cúpula geodésica que permite a passagem de luz natural.
Toda a estrutura da cúpula é de alumínio. O desenho foi inspirado nos trabalhos que Buckminster Fuller vinha desenvolvendo. A transposição não foi simples, o cálculo da estrutura, de aproximadamente 30m de vão, demandou grande precisão.
O engenheiro Hans Eger viu o anteprojeto de Libeskind publicado e procurou o arquiteto, oferecendo seus trabalhos, que foram logo aceitos. A partir de um módulo hexagonal foi montada a volumetria, arrematada com uma única peça pentagonal de concreto no topo.
Esta peça se apoia no bloco elíptico que concentra a circulação vertical. Placas de plástico e lã de vidro foram moldadas pela fábrica de plásticos Goyania, especialmente para este projeto.
~ FICHA – CONJUNTO NACIONAL ~
Arquiteto: David Libeskind
Construtor: Gregory Warchavchik
Ano da Construção: 1956
Projeto Original: http://www.arquivo.arq.br/conjunto-nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Consolação

Fonte: Site Revista aU no texto de Fernando Viégas e Fotos de Carolina Belem – Conteúdo publicado originalmente no site http://refugiosurbanos.com.br, responsável pelo projeto cultural dos livros “Prédios de São Paulo”
~ LIVROS PRÉDIOS DE SÃO PAULO ~
Para adquirir os volumes do livro Prédios de São Paulo é simples! Escreva um e-mail para matteo@refugiosurbanos.com.br e lhe enviaremos todas as instruções para receber seus exemplares!
LANÇAMENTO DO VOLUME 3: 16 de Dezembro 2017 (sábado) no Museu da Casa Brasileira, das 14h às 18h – clique aqui e confirme a sua presença no evento!


Prédios e Casas de São Paulo

Latest posts by Prédios e Casas de São Paulo (see all)
- “Prédios de São Paulo para Crianças” será dedicado ao centro histórico - 20 de março de 2018
- ESPECIAL Prédios de São Paulo: o velho “Banespão” (edifício Altino Arantes, 1947) - 21 de janeiro de 2018
- ESPECIAL Prédios de São Paulo: Conjunto Nacional (1956) - 8 de dezembro de 2017