QR SAMPA promove turismo tecnológico na cidade

SP da história SP do turismo

Arquiteto paulistano cria banco de informações com QR Codes, unindo turismo cultural com praticidade de smartphones em São Paulo e já tem projeto piloto pra começar o guia. Confira!

Foto de capa: Arte com edifício Eiffel ao fundo (Reprodução Instagram)

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

A cidade de São Paulo é referência nacional em tantos aspectos que o turismo da metrópole é uma questão bastante complexa para quem visita ou mora na capital, apesar da pungente economia e seus serviços.

A realidade é que a exploração de um centro urbano tão denso é difícil sem um tipo de serviço dedicado. Não é a falta de museus, igrejas e parques que contribuem para esse estigma.

A questão é que andar pela cidade, vislumbrando os edifícios, encantando-se por sua arquitetura, mas não sabendo nada sobre eles é um episódio estranhamente corriqueiro em plena “era da informação”; tamanha afronta para o turismo e a cultura paulistana tão rica e sofisticada.

Eureka!: A Solução Para Um Problema

Arte do projeto QR Sampa – Passeios Urbanos (Divulgação)

A inventividade do arquiteto professor Edison Eloy de Souza (86), através de sua experiência em obras e projetos urbanísticos, conseguiu captar a necessidade de se explorar novas tecnologias concatenando-as com a expressão arquitetônica paulistana.

A internet é uma dimensão que estende a realidade de formas muito produtivas e que somatizam. Aponte a câmera do celular para o código na parede ou numa placa e pronto! Você passa a ter acesso a informações sobre o arquiteto, as plantas do local, conteúdo sobre o período histórico de sua construção, influências na sua composição e como respectivo lugar serviu ao seu propósito e evoluiu.

É algo incrível e contribuirá imensamente para a educação, para o turismo e proporcionará até impacto econômico às regiões onde os pontos de visitação são roteirizados.

QR Sampa viabilizou aos usuários um olhar muito mais profundo e até sensível para homenagear os edifícios instalados na cidade e que, às vezes, fazem parte de nosso caminho. Há pouco tempo, sem o aplicativo, seriam o equivalente a um velho conhecido anônimo; que vemos frequentemente trabalhando num comércio ou que espera o ônibus no mesmo horário quando saímos do trabalho, mas sobre o qual pouco ou quase nada sabemos.

Não se engane achando que a tecnologia é algo optativo dentro do cotidiano. A realidade mudou! Tão simples quanto entrar num site ou realizar pagamentos por aproximação, a leitura dos QR codes tornarão a vida e experiência de um passeio por São Paulo muito mais consciente a tantos elos entre a arquitetura e as histórias da cidade.

O Criador da Iniciativa

Edison Eloy de Souza, arquiteto e urbanista também criador do projeto QR Sampa – Passeios Urbanos (Divulgação)

O homem por trás do projeto que perpetuará por muitos anos e tende a agregar imensamente culturalmente nos espaços urbanos públicos da cidade é um “titã” da arquitetura brasileira.

Autor dos livros “Arquitetura da avenida Paulista” – editado em 2011 e do livro “Arquitetura e Geometria” – editado em 2014, fruto da dissertação de mestrado, o professor Eloy ainda presidiu e dirigiu em entidades da classe. Suas diversas premiações durante mais de 50 anos atuantes na área e em parceria com a iniciativa pública e privada apenas corroboram para significância e prestígio de sua implementação.

É possível fazer um passeio virtual pelas publicações mantidas no seu blog e nos posts “Andanças Paulistanas”, “Andanças pelo Brasil e pelo mundo”, sobre arquitetura no Facebook. Sem dúvidas, é uma delícia conhecer lugares, conhecer suas características e sua história no conforto do seu lar, doce lar, mas nada se compara a experiência ao vivo que o aplicativo permite ao usuário.

Basta que você esteja lá com o smartphone e lá estarão as informações… Nosso contexto, demanda as devidas precauções sanitárias e que não devem ser desprezadas. Portanto, quando um desses lugares estiver em seu roteiro de passagem, utilizá-lo é uma forma de fazer turismo cultural com muita segurança.

Um guia teria que se expor por várias horas e a diversas pessoas e nos lugares. Além disso, seu aparelho é um item pessoal. Você não tem que compartilhá-lo ou encostar em nada para realizar o procedimento que dá acesso aos pontos de seu percurso. É tudo simples, prático e interativo. Coloque seu fone de ouvido e explore sem nem precisar olhar a tela.

Viabilizando o Projeto: Invista nessa Ideia

Este slideshow necessita de JavaScript.

Faça diferença na cidade, seja também parceiro, apoiando a implementação. Conheça os meios de viabilizar sua contribuição para o desenvolvimento do projeto QR Sampa . Você se torna parte da história de algo útil e inovador para a cidade; carente de iniciativas e propostas que saiam do papel e sejam realizados tão logo seus recursos estejam disponíveis — como pretendem os agentes dessa ideia.

QR Sampa democratizará o acesso à informação de obras arquitetônicas expressivas na cidade; expandindo sua inteiração para todas as regiões — muito além do centro histórico e as obras mais comuns e conhecidas; que você já está tão habituado.

Se preferir, faça sua contribuição pelo Kickante. Essa é uma plataforma de financiamento coletivo prática e segura! Você também pode fazê-la pelo site QR Sampa que oferece brindes e informações sobre o projeto. Clique aqui para ajudar e fazer a cidade de São Paulo muito mais legal e interativa!

QR Sampa – Vila Buarque

Arte do projeto QR Sampa – Roteiro Vila Buarque (Divulgação)

A estreia do projeto optou por homenagear, inicialmente, o bairro da Vila Buarque (compreendido entre os distritos: República e Consolação). Um passeio tentador, já que, é muito conhecido por empreendimentos e points descolados e já caídos no gosto dos frequentadores mais (e também menos) assíduos do centro.

O bairro, onde se localizam a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, é vizinho próximo do centro financeiro. A rota turística (podemos conceber assim pelo cunho informativo que passa a ter com o QR Sampa) homenageia obras de destaque no caminho.

Conheça um pouco mais sobre as edificações emergidas na região onde era a antiga chácara que um dia pertenceu ao marechal José Toledo de Arouche Rendon e mais tarde ao Senador Antônio Pinto do Rego Freitas. A renovação constante da paisagem, traz em sua bagagem a substituição das suntuosas mansões urbanas do início do século passado para a instalação de edifícios comerciais e residenciais que climatizaram a boemia pitoresca dos anos 60; perdurando até hoje.

Conheça algumas obras de referência selecionadas para você ter uma ideia do que te aguarda:


Edifício Eiffel (1956) – Arquitetos Oscar Niemeyer e Carlos Lemos:

Post do Instagram do projeto QR Sampa (Reprodução)


Post do Instagram do projeto QR Sampa (Reprodução)

Se você é da área de urbanismo e arquitetura, conhece bem esses nomes ou esses marcos da cidade, mas são catorze edifícios reunidos ao todo, por enquanto, no roteiro que você pode conferir entrando na página do QR Sampa – Vila Buarque. Acesse, saiba tudo sobre eles e bom passeio!

Serviços — QR Sampa:

• Site oficial: https://qrsampa.com.br/
• Canal de Youtube QR Sampa: https://www.youtube.com/channel/UCAaQRNwdoBcODDMHytUClDA/
• Página de Facebook: https://www.facebook.com/qrsampa/
• Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/qrsampa/

• Link da campanha na plataforma Kickante: https://www.kickante.com.br/campanhas/qr-sampa-passeios-urbanos
• Contribuições diretas com brindes e recompensas: https://qrsampa.com.br/apoie

* Para +infos sobre o projeto QR Sampa, propostas de patrocínio e contribuição para o crowdfunding, e também, agendamento de entrevistas com o Eloy, mande um e-mail para eventos@spdagaroa.com.br

Clipping — QR Sampa:

QR Sampa na mídia:
Portal SP da garoa (1ª matéria): https://spdagaroa.com.br/qr-sampa-passeios-urbanos-guiados-por-qr-codes/
Portal Sobreviva em São Paulo: https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/02/qr-sampa-passeios-urbanos-guiados/
Portal São Paulo FM: https://www.spfm.com.br/noticias/138-conheca-o-qr-sampa-passeios-urbanos-guiados-por-qr-codes
Perfil Vila Buarque do Instagram: https://www.instagram.com/p/CMcarhXHQs1/

Algumas entrevistas de Eloy concedidas à imprensa:
•  Vejinha SP (01): https://vejasp.abril.com.br/cidades/avenida-paulista-doze-curiosidades/ ou link alternativo: https://outline.com/XcsLtS
•  Vejinha SP (02): https://vejasp.abril.com.br/cidades/nao-tenho-feudo-tenho-eleitores-rebate-marcio-franca/ ou link alternativo: https://outline.com/EF4cSc

Clique abaixo e leia a primeira matéria publicada a respeito do projeto QR Sampa:

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.

Rafa Rissutti

Redator e Colaborador at SP da garoa
Rafa Rissutti é redator, já foi burocrata, fez trabalho voluntário e, hoje, explora sua paixão pela cultura através do seu trabalho. Naturalmente curioso, se diverte em suas produções. “Amo pesquisar e escrever sobre cultura!”. Ama assistir a documentários, explorar as artes visuais e, como bom geminiano, não dispensa um papo acalorado e a chance de explorar uma livraria e a biblioteca alheia...

Latest posts by Rafa Rissutti (see all)

Comentários

Comentários

Tagged