Arquiteto paulistano cria banco de informações com QR Codes, unindo turismo cultural com praticidade de smartphones em São Paulo e já tem projeto piloto pra começar o guia. Confira!
Foto de capa: Arte com edifício Eiffel ao fundo (Reprodução Instagram)
Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:
A cidade de São Paulo é referência nacional em tantos aspectos que o turismo da metrópole é uma questão bastante complexa para quem visita ou mora na capital, apesar da pungente economia e seus serviços.
A realidade é que a exploração de um centro urbano tão denso é difícil sem um tipo de serviço dedicado. Não é a falta de museus, igrejas e parques que contribuem para esse estigma.
A questão é que andar pela cidade, vislumbrando os edifícios, encantando-se por sua arquitetura, mas não sabendo nada sobre eles é um episódio estranhamente corriqueiro em plena “era da informação”; tamanha afronta para o turismo e a cultura paulistana tão rica e sofisticada.
Eureka!: A Solução Para Um Problema

A inventividade do arquiteto professor Edison Eloy de Souza (86), através de sua experiência em obras e projetos urbanísticos, conseguiu captar a necessidade de se explorar novas tecnologias concatenando-as com a expressão arquitetônica paulistana.
A internet é uma dimensão que estende a realidade de formas muito produtivas e que somatizam. Aponte a câmera do celular para o código na parede ou numa placa e pronto! Você passa a ter acesso a informações sobre o arquiteto, as plantas do local, conteúdo sobre o período histórico de sua construção, influências na sua composição e como respectivo lugar serviu ao seu propósito e evoluiu.
É algo incrível e contribuirá imensamente para a educação, para o turismo e proporcionará até impacto econômico às regiões onde os pontos de visitação são roteirizados.
QR Sampa viabilizou aos usuários um olhar muito mais profundo e até sensível para homenagear os edifícios instalados na cidade e que, às vezes, fazem parte de nosso caminho. Há pouco tempo, sem o aplicativo, seriam o equivalente a um velho conhecido anônimo; que vemos frequentemente trabalhando num comércio ou que espera o ônibus no mesmo horário quando saímos do trabalho, mas sobre o qual pouco ou quase nada sabemos.
Não se engane achando que a tecnologia é algo optativo dentro do cotidiano. A realidade mudou! Tão simples quanto entrar num site ou realizar pagamentos por aproximação, a leitura dos QR codes tornarão a vida e experiência de um passeio por São Paulo muito mais consciente a tantos elos entre a arquitetura e as histórias da cidade.
O Criador da Iniciativa

O homem por trás do projeto que perpetuará por muitos anos e tende a agregar imensamente culturalmente nos espaços urbanos públicos da cidade é um “titã” da arquitetura brasileira.
Autor dos livros “Arquitetura da avenida Paulista” – editado em 2011 e do livro “Arquitetura e Geometria” – editado em 2014, fruto da dissertação de mestrado, o professor Eloy ainda presidiu e dirigiu em entidades da classe. Suas diversas premiações durante mais de 50 anos atuantes na área e em parceria com a iniciativa pública e privada apenas corroboram para significância e prestígio de sua implementação.
É possível fazer um passeio virtual pelas publicações mantidas no seu blog e nos posts “Andanças Paulistanas”, “Andanças pelo Brasil e pelo mundo”, sobre arquitetura no Facebook. Sem dúvidas, é uma delícia conhecer lugares, conhecer suas características e sua história no conforto do seu lar, doce lar, mas nada se compara a experiência ao vivo que o aplicativo permite ao usuário.
Basta que você esteja lá com o smartphone e lá estarão as informações… Nosso contexto, demanda as devidas precauções sanitárias e que não devem ser desprezadas. Portanto, quando um desses lugares estiver em seu roteiro de passagem, utilizá-lo é uma forma de fazer turismo cultural com muita segurança.
Um guia teria que se expor por várias horas e a diversas pessoas e nos lugares. Além disso, seu aparelho é um item pessoal. Você não tem que compartilhá-lo ou encostar em nada para realizar o procedimento que dá acesso aos pontos de seu percurso. É tudo simples, prático e interativo. Coloque seu fone de ouvido e explore sem nem precisar olhar a tela.
Viabilizando o Projeto: Invista nessa Ideia
Faça diferença na cidade, seja também parceiro, apoiando a implementação. Conheça os meios de viabilizar sua contribuição para o desenvolvimento do projeto QR Sampa . Você se torna parte da história de algo útil e inovador para a cidade; carente de iniciativas e propostas que saiam do papel e sejam realizados tão logo seus recursos estejam disponíveis — como pretendem os agentes dessa ideia.
QR Sampa democratizará o acesso à informação de obras arquitetônicas expressivas na cidade; expandindo sua inteiração para todas as regiões — muito além do centro histórico e as obras mais comuns e conhecidas; que você já está tão habituado.
Se preferir, faça sua contribuição pelo Kickante. Essa é uma plataforma de financiamento coletivo prática e segura! Você também pode fazê-la pelo site QR Sampa que oferece brindes e informações sobre o projeto. Clique aqui para ajudar e fazer a cidade de São Paulo muito mais legal e interativa!
QR Sampa – Vila Buarque

A estreia do projeto optou por homenagear, inicialmente, o bairro da Vila Buarque (compreendido entre os distritos: República e Consolação). Um passeio tentador, já que, é muito conhecido por empreendimentos e points descolados e já caídos no gosto dos frequentadores mais (e também menos) assíduos do centro.
O bairro, onde se localizam a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, é vizinho próximo do centro financeiro. A rota turística (podemos conceber assim pelo cunho informativo que passa a ter com o QR Sampa) homenageia obras de destaque no caminho.
Conheça um pouco mais sobre as edificações emergidas na região onde era a antiga chácara que um dia pertenceu ao marechal José Toledo de Arouche Rendon e mais tarde ao Senador Antônio Pinto do Rego Freitas. A renovação constante da paisagem, traz em sua bagagem a substituição das suntuosas mansões urbanas do início do século passado para a instalação de edifícios comerciais e residenciais que climatizaram a boemia pitoresca dos anos 60; perdurando até hoje.
Conheça algumas obras de referência selecionadas para você ter uma ideia do que te aguarda:
• Edifício Eiffel (1956) – Arquitetos Oscar Niemeyer e Carlos Lemos:
Post do Instagram do projeto QR Sampa (Reprodução)
• Edifício Lorenzo Sarti (1943) – Arquiteto Rino Levi:
Post do Instagram do projeto QR Sampa (Reprodução)
Se você é da área de urbanismo e arquitetura, conhece bem esses nomes ou esses marcos da cidade, mas são catorze edifícios reunidos ao todo, por enquanto, no roteiro que você pode conferir entrando na página do QR Sampa – Vila Buarque. Acesse, saiba tudo sobre eles e bom passeio!
Serviços — QR Sampa:
• Site oficial: https://qrsampa.com.br/
• Canal de Youtube QR Sampa: https://www.youtube.com/channel/UCAaQRNwdoBcODDMHytUClDA/
• Página de Facebook: https://www.facebook.com/qrsampa/
• Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/qrsampa/
• Link da campanha na plataforma Kickante: https://www.kickante.com.br/campanhas/qr-sampa-passeios-urbanos
• Contribuições diretas com brindes e recompensas: https://qrsampa.com.br/apoie
* Para +infos sobre o projeto QR Sampa, propostas de patrocínio e contribuição para o crowdfunding, e também, agendamento de entrevistas com o Eloy, mande um e-mail para eventos@spdagaroa.com.br
Clipping — QR Sampa:
QR Sampa na mídia:
• Portal SP da garoa (1ª matéria): https://spdagaroa.com.br/qr-sampa-passeios-urbanos-guiados-por-qr-codes/
• Portal Sobreviva em São Paulo: https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/02/qr-sampa-passeios-urbanos-guiados/
• Portal São Paulo FM: https://www.spfm.com.br/noticias/138-conheca-o-qr-sampa-passeios-urbanos-guiados-por-qr-codes
• Perfil Vila Buarque do Instagram: https://www.instagram.com/p/CMcarhXHQs1/
Algumas entrevistas de Eloy concedidas à imprensa:
• Vejinha SP (01): https://vejasp.abril.com.br/cidades/avenida-paulista-doze-curiosidades/ ou link alternativo: https://outline.com/XcsLtS
• Vejinha SP (02): https://vejasp.abril.com.br/cidades/nao-tenho-feudo-tenho-eleitores-rebate-marcio-franca/ ou link alternativo: https://outline.com/EF4cSc
Clique abaixo e leia a primeira matéria publicada a respeito do projeto QR Sampa:
Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:


Rafa Rissutti

Latest posts by Rafa Rissutti (see all)
- Paulo Gustavo ganha homenagem permanente no Centro Cultural Olido - 18 de maio de 2021
- Casa de Francisca ameaçada - 26 de abril de 2021
- QR SAMPA promove turismo tecnológico na cidade - 7 de abril de 2021