Roteiro temático dos 200 anos da Independência do Brasil

SP da história SP do turismo

A capital paulista comemora os dois séculos da Proclamação da Independência no dia 7 de setembro de 2022. E parte dessa história pode ser conferida no roteiro temático que passa por marcos e atrativos turísticos da cidade. Confira tudo a seguir e de forma gratuita.

Foto de capa: Envolvido pelo Parque da Independência, o Museu do Ipiranga preserva a história de um dos fatos mais marcantes do Brasil. (Crédito: Walley Waetge | SPTuris).

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa da Prefeitura da capital, atualizou e lança na semana do 07 de setembro de 2022, o roteiro temático Independência do Brasil. A iniciativa é parte das comemorações do bicentenário. O destaque é o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que será reaberto depois de nove anos, totalmente restaurado e com o dobro do espaço expositivo.

O roteiro traz informações sobre locais e fatos relacionados à Independência, mas não apenas do bairro do Ipiranga. É o caso da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte – conhecida como “igreja das boas notícias” – localizada no centro da capital, cujos sinos foram os primeiros a comunicar a Proclamação e a passagem do primeiro imperador do Brasil por São Paulo, no mesmo dia do famoso “grito”.

Também no centro da cidade, mais três locais relacionados ao bicentenário: o Pateo do Collegio – local de fundação da cidade, sede do Governo Provincial em 1822 e onde Pedro se hospedou como Príncipe Regente na ida para Santos e como Imperador (ainda que informal) na volta. Vizinho ao Pateo, no Solar da Marquesa de Santos hoje funciona o Museu da Cidade de São Paulo. Perto, a Praça do Patriarca, ao lado da Prefeitura da capital, adornada com estátua de José Bonifácio de Andrada e Silva, considerando o principal líder do movimento de Independência.

Museu – O Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, abriga três pontos obrigatórios: o Museu, com um acervo de 125 mil itens, é o principal e deve ser visitado com a calma necessária para o melhor aproveitamento. Perto dele, a Casa do Grito, também restaurada e reaberta como marco dos 200 anos, e o Monumento à IndependênciaO Grito do Ipiranga, ao lado do riacho.

O Museu do Ipiranga sempre foi um dos mais visitados da capital e a reabertura é o principal marco do bicentenário”,

lembra Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo, e completa:

Isso nos dá muita alegria, pois associa cultura e educação a um forte apelo turístico”.

O Roteiro Independência do Brasil faz parte de uma série de 17 temas criados pela SPTuris, que mesclam atrativos turísticos e de lazer, ajudando o viajante a se organizar e explorar ao máximo a cidade.


CLIQUE AQUI e faça o download do Roteiro Temático – Independência do Basil

Para mais informações, acesse: https://cidadedesaopaulo.com/roteirosportema/independencia-do-brasil/?lang=pt


Clique nas imagens e siga-nos no Instagram @spdagaroa!

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged