Shopping Light promove Walking Tour contando a história do Café  

SP do turismo

O tour cultural pelo centro de São Paulo com operação SP da garoa, neste mês de maio está sob o tema “Café” em prol do Festival do Café no Triângulo SP, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo. O passeio que ocorre em duas datas mensais, ainda conta com seu tradicional roteiro no último domingo do mês.

Capa: Arte SMTUR/Prefeitura | Crédito foto: SP da garoa/Rafael Gushiken.

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

No mês de maio, o famoso prédio tombado pelo patrimônio histórico, Edifício Alexandre Mackenzie onde sedia o Shopping Light, localizado no centro da cidade de São Paulo, promove uma edição do Walking Tour em comemoração ao Festival do Café no Triângulo SP, Centro Histórico da cidade. 

No dia 21 de maio, o tour em homenagem ao café,  passará por vários pontos turísticos, como por exemplo a Biblioteca Mário de Andrade e o Theatro Municipal. O passeio contará ao público sobre a história do café na cidade de São Paulo e sua importância no crescimento da metrópole. Além disso, o tour estará dentro da programação do Festival do Café, em que os clientes terão descontos em diversas cafeterias do Centro. 

Para os participantes do tour, o passeio se encerra no rooftop do Shopping Light, no Espaço Priceless.

Estamos muito felizes em realizar mais uma edição especial do Walking Tour que tem sido um sucesso entre os nossos clientes. Contar a história do café é não apenas relembrar o passado, mas também valorizar a bebida e contribuir para um futuro sustentável para a indústria cafeeira.”

— ressalta Débora Neves, coordenadora de marketing do Shopping Light.

Walking Tour tem operação do projeto de vivências turísticas — SP da garoa

O Walking Tour é gratuito e tem duração de 3 horas, além da presença de um guia credenciado pelo Ministério do Turismo, que promove o passeio. O guiamento é uma atividade com SP da Garoa do Guia Rafa Gushi. O percurso segue pelos principais pontos turísticos do centro da cidade. O Shopping Light fica na Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, centro de São Paulo. As inscrições são feitas antecipadamente pela plataforma Sympla

Roteiro contemplado na edição especial

O passeio será em versão pocket, passando pelo Shopping Light, Biblioteca Mário de Andrade, Theatro Municipal e Terraço Espaço Priceless.

Roteiro contemplado na edição tradicional

Edifício Alexandre Mackenzie (Shopping Light), Biblioteca Mário de Andrade, Theatro Municipal, Vale do Anhangabaú/Viaduto do Chá, Praça Antonio Prado/Rua XV de Novembro, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), Edifício Matarazzo e Terraço Espaço Priceless.

SERVIÇO — Walking Tour do Shopping Light:

Link para o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/produtor/spdagaroa
Endereço: Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, Centro, São Paulo-SP
Datas e horário: Domingo, dia 21 e 28 de maio — sempre no 2º e último domingo do mês quando não há feriados e emendas.
Tel.: (11) 3154-2299


Dia Nacional do Café (24/05): Prefeitura de São Paulo promove 4ª edição do Festival do Café no Triângulo SP

Ao todo, 35 estabelecimentos da região central participam com menus promocionais. Exposição com xícaras gigantes toma conta da região central. Palestras gratuitas têm a participação de especialistas e coffee lovers. Programação musical terá shows acústicos em diversas faixas de horário.

Como a segunda bebida mais consumida no mundo, o café ocupa um lugar de destaque em mesas ao redor do globo, em vários momentos do dia. A relação entre o café e o Centro da cidade de São Paulo remonta à história desta bebida no Brasil e à própria cidade, gerando riqueza e impactando hábitos e costumes que até hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Para celebrar o Dia Nacional do Café, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promove o Festival do Café no Triângulo SP entre segunda (22) e sexta-feira (26). No dia 21, uma prova de corrida pelo Centro dará o pontapé inicial à programação como pré-abertura do evento.

No dia 24, quando se comemora o Dia Nacional do Café, haverá uma série de palestras temáticas no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-SP. Nos dias 25 e 26, dois workshops com degustações de cafés prometem atrair muitos amantes da bebida.

A programação do evento terá a participação de 35 cafeterias localizadas na região central, com foco no Triângulo Histórico. Cada estabelecimento participante foi convidado a oferecer descontos em itens do cardápio ou criar alguma harmonização com café, itens que serão comercializados nas dependências do próprio local durante o festival.

O público poderá conferir desde cafeterias de rede como Starbucks, Cacau Show e Café Latte até espaços que só existem no Centro como o Café Martinelli, Badaró Art Caffé, Casa Godinho, Espaço Priceless, Café Girondino, o mais antigo de São Paulo em atividade, e muitos outros. Entre as novidades desta edição está a participação da cafeteria localizada no Sampa Sky, um dos pontos turísticos mais visitados do Centro, que permite uma vista única da cidade e o café Il Barista, localizado dentro do prédio da B3.

Nesta quarta edição, entregamos para a cidade de São Paulo um evento ainda mais completo, com novas experiências e parcerias. Entre os destaques, está uma exposição artística que convite os visitantes e trabalhadores da região central a percorrer um itinerário formado pelas xícaras gigantes expostas, incentivando a arte urbana e o turismo na região central”,

— afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho e completa:

A cada nova edição, buscamos inovar para sempre manter o interesse do público neste evento tão importante para o fomento do turismo e conhecimento histórico nesta região estratégica da cidade”.

Xícaras gigantes no Triângulo SP

Na parte artística, a grande novidade é a exposição de xícaras gigantes pintadas por artistas convidados e que ficarão distribuídas por vários pontos do Centro Histórico. Por meio de uma parceria com o Grupo 3corações, empresa da indústria alimentícia especializada em torrefação e distribuição de café, a Secretaria Municipal de Turismo promove esta intervenção urbana inédita dentro do Festival do Café no Triângulo SP.

Serão dez unidades em fibra de vidro com 1,50m de altura pintadas pelos seguintes artistas: Cibele Pilla, Cecilia Rodrigues, Mena, NAI, Dre Santos, Ikeda, CFART, Max Demiam Martinez, Diogo Nascimento e Jen Pereira. As peças ficarão distribuídas por todo o perímetro do Triângulo SP, recorte especial da região central da cidade.

Intitulada “São Paulo ama café”, a mostra tem como objetivo desta ação inédita é propor um percurso para os visitantes para que conheçam todas as xícaras enquanto transitam por uma das regiões históricas mais importantes da cidade de São Paulo.

Entre os locais onde será possível visitar as xícaras estão a Praça do Patriarca, o Largo do Café e a Rua Benjamin Constant, em frente à Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

A curadoria dos artistas é assinada pela apoiadora da mostra: 3Corações.

Confira a seguir a relação de artistas e a localização das xícaras gigantes:

1- Cibele Pilla
@cibelepilla
Nome da obra: Café, elo da vida

2- Cecilia Rodrigues
@ceciliarodrigues_atelie
Nome da obra: Bons Momentos

3- Mena
@mena.011
Nome da obra: 7 Raios

4- NAI
@naiaragomes.art
Nome da obra: Além do olhar

5- Dre Santos
@andrezasantos.arty
Nome da obra: Equilibrium

6- Ikeda
@ikeda.art
Nome da obra: 60 grãos de Beethoven

7- CFART
@caiofonsecart
Nome da obra: Perspectivas

8- Max Demiam Martinez
@max_demiam
Nome da obra: Blue

9- Diogo Nascimento
@artecomdix
Nome da obra: Quero Caligrafitti

10- Jen Pereira
@jenniferpe
Nome da obra: Espresso em Tinta

Localização:

  1. Rua João Brícola – em frente ao Farol Santander
  2. Largo do Café
  3. Rua da Quitanda x Rua Álvares Penteado – em frente ao CCBB-SP
  4. Praça do Patriarca
  5. Rua Brigadeiro Tobias – próximo ao Sampa Sky
  6. Pátio Metrô São Bento
  7. Rua Benjamin Constant – em frente à Faculdade de Direito do Lg. São Francisco.
  8. Rua Líbero Badaró x Avenida São João
  9. Pateo do Collegio
  10. Viaduto do Chá x Xavier de Toledo

Música ao vivo

Para embalar o consumo dos menus promocionais nas cafeterias, diversos artistas foram contratados para se apresentar durante todo o festival, nas calçadas próximas aos estabelecimentos participantes.

O objetivo é harmonizar as atividades das cafeterias com música ao vivo, tornando a experiência do público do evento ainda mais prazerosa.

Entre os destaques da programação está o cantor, violonista e compositor Pablo Vares, uruguaio radicado no Brasil; a cantora Ana Rafaela, uma das finalistas do programa The Voice Brasil; Arlet e Tomi, finalistas do concurso Música de Rua, do Pátio Metrô São Bento e a banda Teko Porã, que se apresenta nas proximidades das estações de metrô.

Encontros e Workshops

Não há nada melhor do que provar um café bem coado ou bem tirado. Mas, quase tão bom quanto provar é aprender mais sobre esse grão que ocupa um lugar de destaque no cotidiano de muita gente.

Por isso, no Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, a SMTUR preparou uma série de palestras e workshops temáticos com quem entende tudo sobre o tema. Os encontros vão acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil. Entre os convidados estão: Keiko Sato, compradora de cafés especiais; Daniel Carvalho, especialista em hábitos de consumo de cafés especiais; KJ, avaliador de cafés Q-Arabica Grader e Letícia Souza, ex-barista e mestre de torra especializada em comunicação sobre cafés. 

No dia 25, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) convida os apreciadores de café para um bate-papo sobre os aromas e sabores da bebida, com dicas práticas de como escolher o seu café e curiosidades. O bate-papo será realizado no Auditório Bruno Covas e será conduzido por Camila Arcanjo, química e degustadora de café, e Giuliana Bastos, escritora e jornalista especializada na bebida.

O evento oferecerá também uma degustação de 4 cafés de diferentes categorias, para o público conhecer todas as possibilidades desta bebida. 

No dia 26, haverá um workshop no Auditório Bruno Covas com Bira Cunha e Polillo, representantes do Café do Bira e Sabino Torrefação.

Passeios gratuitos

Uma ótima maneira de aprender mais sobre a cidade de São Paulo é participar de passeios guiados gratuitos. Durante o Festival do Café no Triângulo SP, haverá dois formatos de passeios: pelo Triângulo Histórico e pelas instalações do Shopping Light.

O passeio pelo Triângulo Histórico vai explorar as transformações trazidas pelo período da Expansão Cafeeira e início da Industrialização pelas ruas do Triângulo Histórico e Centro Novo, na época da virada do século XIX para o século XX. O café impactou a sociedade política, social e economicamente.

O itinerário passa por pontos onde funcionaram grandes cafeterias e restaurantes de luxo, pelos quais a elite e grandes nomes da nossa história passaram. Esses locais serviram de ponto de encontro, discussões políticas e inspiração artística. O roteiro começa domingo, dia 21 e se estende até sexta-feira, dia 26. As inscrições estão disponíveis pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/roteiro-guiado-festival-do-cafe-no-triangulo-sp/1987563

O Shopping Light, um dos parceiros do evento, também irá disponibilizar um passeio guiado, realizado por meio do SP da Garoa, durante o domingo, dia 21. No itinerário, o guia percorre o trajeto que sai do centro comercial, passa pela Biblioteca Mário de Andrade e o Theatro Municipal de São Paulo e encerra-se no Espaço Priceless, localizado no terraço do edifício. Para participar, é preciso se inscrever pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/21-05-walking-tour-do-shopping-light-especial-festival-do-cafe/1993833

Cafeterias Participantes

  1. Badaró Art Caffé
  2. Bombacafé
  3. Cacau Show – Pátio Metrô São Bento
  4. Café Brasil
  5. Café Canelinha
  6. Café Girondino
  7. Café Girondino CCBB SP
  8. Café Martinelli
  9. Cafeteria Gosto de Grão
  10. Caffe Latte
  11. Caffe Latte Piccolo
  12. Cama e Café São Paulo
  13. Capítulo I Café
  14. Casa Godinho
  15. Delícias da Vovó
  16. Docidade
  17. Empório Datavenia
  18. Espaço Priceless – Abaru Bar e Restaurante
  19. Farol Santander – Mag Café
  20. Fazenda Café
  21. For Quality
  22. Grão do Pátio
  23. Il Barista Cafés Especiais
  24. Maria Cristina Doces
  25. Nescafé / Café Dolcissimo
  26. Orange Sucos Café Comidinhas (Juice Fruit)
  27. Padaria Santa Efigênia
  28. Ponto Duarte Café
  29. Python Boo Café
  30. Sabores da Empada – Pátio Metrô São Bento
  31. Sampa Sky
  32. Sodiê Doces Sé
  33. Starbucks (República)
  34. Starbucks (Shopping Light)
  35. Supremos Café

Sobre o Triângulo SP

Em 23 de março de 2020, a Prefeitura de São Paulo criou oficialmente o Triângulo SP, polo de atividades sociais, culturais e turísticas no perímetro das ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista – região central de São Paulo por meio da sanção da Lei nº 17.332/2020.

Um dos principais objetivos da iniciativa é revitalizar e divulgar o chamado Centro Antigo da cidade e atrair as pessoas para adensar a região. O desenvolvimento econômico e turístico da região está entre as metas da Prefeitura de São Paulo.

Confira a programação completa no site oficial: https://festivaldocafesp.com.br/index.php

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Clique nas imagens e siga-nos no Instagram @spdagaroa!

Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged