FOTOS: Tanabata Matsuri 2019 no bairro da Liberdade

destaques SP da cultura

Veja a galeria da cobertura especial realizada pela fotógrafa Patricia Borges durante os dois dias (13 e 14 de julho) da 41ª edição do maior festival nipônico de rua, também celebrado tradicionalmente no bairro da Liberdade

Foto da capa: 41ª edição do Tanabata Matsuri por Patricia Borges (Raw Image)

Maior evento japonês de rua do mundo, o Festival das Estrelas, como é chamado em sua tradução, recebeu mais de 200 mil pessoas nesse último fim de semana (13 e 14 de julho) no bairro da Liberdade, onde abriga a maior colônia nipônica do mundo fora do Japão.

E há 41 anos (desde a década de 70) a versão brasileira do Tanabata Matsuri é organizada pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade.

Durante o festival, as ruas do bairro e a praça da Liberdade-Japão foram decoradas com 80 bambus gigantes com aproximadamente 13 metros de altura, e 500 com cerca de 2 metros; os quais receberam a ornamentação dos enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas.

Neles, foram pendurados os tanzakus, pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocaram os pedidos a serem entregues aos deuses. Confeccionados em seis cores, cada uma simbolizando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão e gratidão; rosa – amor; e azul – saúde e proteção dos céus.

Ao final da celebração, os bilhetes foram queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda*, possam realizar os pedidos.

O evento gratuito também ofereceu uma programação repleta de shows, danças folclóricas com a participação de cerca de 800 dançarinos voluntários de diversas associações, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores taikô

Reveja a matéria sobre a edição do Tanabata Matsuri de 2018 (clique abaixo):


A *lenda do Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Tanabata Matsuri originou de uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos que conta a história de Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, diante de seu tear, ela vê passar um rapaz conduzindo um boi e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens.

Casados e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, mas permitiria que o casal se reencontrasse apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.

Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega e o rapaz pela estrela Altair, que fica do lado oposto na galáxia – duas estrelas que realmente só se encontram uma vez por ano.

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nesta época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os amantes possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

O festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades, mas o de Miyagui é o mais tradicional, com festividades realizadas em agosto para aproveitar as férias de verão das escolas. Já no Brasil, o Festival das Estrelas – Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL, sempre no mês de julho na Praça da Liberdade-Japão, na capital paulista.


PLANEJE A SUA VIAGEM✈️ E/OU SEU ROTEIRO🗺 COM O

CLIQUE👆 nos links abaixo de nossos parceiros e CONTRIBUA💰 para a monetização do nosso portal, proveniente de comissões calculadas em cima das compras que forem efetivadas por vocês, leitores. Então, atenção! Faça a sua pesquisa e finalize a compra logo após de ter clicado em um dos links. Pois, é com essa colaboração que continuaremos a trazer conteúdos com dicas exclusivas! 🤗🙏✅

🛌 Faça a sua reserva em hoteis, pousadas, hostels, casas de temporada, etc., e cancele tranquilamente pois não há cobranças de taxas extras → Booking.com

🚍 Garanta o transfer entre o aeroporto (Guarulhos / Congonhas) e o seu local de hospedagem com conforto, segurança e agilidade → TourOn

🏩 Cadastre-se com nosso link → Airbnb e ganhe até R$179 de desconto em sua primeira estadia ou experiência

🚘 Alugue um carro com desconto de até 30% ou parcele em 12 vezes sem juros e sem cobrança de IOF → RentCars

📍 Compre com antecedência passeios, excursões e tours conduzidos por guia de turismo → GetYourGuide

📲 Use seu celular nos EUA e em +de 210 países, com 10% de desconto no chip internacional, digitando e validando o código “SPDAGAROA10” no campo cupom → EasySim4U

Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!

The following two tabs change content below.
Redação SP da garoa
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged