Vai de Roteiro: conheça pontos turísticos de SP acompanhado de um guia de turismo credenciado

destaques SP do turismo

A Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo dispõe de roteiros turísticos gratuitos pelos principais pontos da cidade. Ao todo, o programa conta com 16 roteiros, então, confira todos a seguir e agende-se!

Capa: Arte da SMTur/Prefeitura de SP (Reprodução) | Matéria originalmente publicada em abril de 2023 com atualização em janeiro de 2024

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processing…
Success! You're on the list.

Vai de Roteiro: a melhor forma de conhecer São Paulo

A cidade de São Paulo é uma metrópole que recebe mais de 15 milhões de turistas por ano, sendo cerca de 3 milhões de estrangeiros. É um lugar onde o mundo todo se encontra.

Cada visitante chega em busca de uma experiência única. E, na cidade de São Paulo, há opções para todos os gostos.

Cultura, gastronomia, vida noturna, compras, ecoturismo e muito mais. São 30 mil bares, 158 museus, 20 mil restaurantes representando 52 tipos de cozinha, 145 teatros e casas de espetáculos.

Que tal explorar suas múltiplas facetas?

A Prefeitura de São Paulo oferece o programa VAI DE ROTEIRO, que conta com uma série de passeios guiados — presença de guia de turismo credenciado no Ministério do Turismo (Cadastur) — pela cidade em pontos turísticos estratégicos.

O objetivo do programa é dar visibilidade aos locais mais importantes da cidade de São Paulo, seus monumentos, locais históricos, explorando o potencial turístico de cada um deles.

A proposta é identificar nos bairros os elementos que contribuem para o seu desenvolvimento econômico, cultural e urbano.

Roteiros em operação (mais detalhes no tópico seguinte)

Conheça os roteiros guiados e todos gratuitos:

Roteiro Avenida Paulista
Um passeio pela avenida considerada a mais conhecida da cidade de São Paulo, que reúne diversas instituições culturais, áreas verdes e curiosidades sobre o crescimento econômico da cidade.
Quando: Terças-feiras, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Central de Informação Turística – CIT Paulista (Parque Mário Covas) – Av. Paulista, 1853 – Bela Vista.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-avenida-paulista-2024/2293740
Roteiro Bairro do Ipiranga
Um dos mais antigos da cidade, está localizado na zona sul e reúne construções históricas que contam a trajetória da independência do Brasil.
Quando: Domingos, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Museu Vicente de Azevedo.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-bairro-ipiranga-2024/2293762
Roteiro Baixo Augusta
A região que engloba a Rua Augusta e arredores é uma das mais diversas da capital paulista, conhecida principalmente por seus restaurantes, lojas, bares, teatros alternativos e murais de arte urbana.
Quando: Sábados e domingos, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela, lado par, da Chácara Lane).
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-baixo-augusta-2024/2293832
Roteiro Bom Retiro
Antigo bairro industrial que se tornou lar de muitos imigrantes ao decorrer de sua história. Atualmente, é possível encontrar diversas ruas comerciais com lojas, mercados, docerias, centros culturais, museus, restaurantes coreanos, gregos e culinárias de todos os cantos do mundo.
Quando: Sábados, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Tiradentes (Linha 1-Azul), próximo à bilheteria.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-bom-retiro-2024/2293848
Roteiro Centro Novo
A partir do século XIX, impulsionada pela economia cafeeira e posteriormente pelas indústrias, a cidade passou por um grande movimento de expansão e modernização, ultrapassando o Viaduto do Chá e dando início ao Centro Novo. Esse processo de modernização possibilitou a construção de prédios icônicos e marcantes na paisagem urbana da cidade. Atualmente, abriga diversas galerias comerciais e muitas opções de lazer, cultura e gastronomia.
Quando: Sextas-feiras e domingos, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Térreo do Shopping Light, em frente ao Tatuzinho Bar.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-centro-novo-2024/2293853
Roteiro Freguesia do Ó
Neste roteiro, você conhecerá um dos bairros mais antigos de São Paulo: a Freguesia do Ó! Bairro que ainda mantém uma atmosfera colonial e o charme de uma pequena cidade do interior, com tradições antigas, festas religiosas, feirinha de artesanato e repleta de atrações gastronômicas.
Quando: Sábados e domingos, às 11h.
Ponto de Encontro: Em frente à Paróquia Nossa Senhora do Ó, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-freguesia-do-o-2024/2293769
Roteiro Liberdade
A cidade de São Paulo concentra a maior comunidade japonesa fora do Japão. O passeio passa pelos principais pontos do bairro.
Quando: Quartas-feiras, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Japão-Liberdade (Linha 1-Azul), próximo à bilheteria.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-liberdade-2024/2293711
Roteiro Mercado Municipal Paulistano
Inaugurado em 1933, o Mercadão, como é conhecido, está instalado num edifício projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, autor de outros projetos na cidade, como o Theatro Municipal de São Paulo. É considerado um polo gastronômico da cidade.
Quando: Quintas-feiras, às 10h, 11h30 e 14h.
Ponto de Encontro: Portão 1 – Rua da Cantareira, 306 – Sé.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-mercado-municipal-2024/2293821
Roteiro Museu da Imigração
A instituição preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado.
Quando: Sábados e domingos, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Bilheteria do Metrô Bresser-Mooca (Linha 2-Vermelha) ou direto na frente do museu.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-museu-da-imigracao-2024/2293841
Roteiro Museu do Ipiranga
Reaberto em setembro de 2022, por ocasião do Bicentenário da Independência, o Museu do Ipiranga foi devolvido à cidade de São Paulo totalmente renovado e com sua estrutura ampliada. estilo francês, além de instituições culturais como a Casa do Grito e Monumento à Independência.
Quando: Quartas-feiras, às 11h30 e 14h30.
Ponto de Encontro: Área de acolhimento do Museu (bilheteria), em frente ao Ateliê 1 (Lado Esquerdo).
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-ipiranga-museu-do-ipiranga-2024/2293747
Roteiro Neo Química Arena – Corinthians
O roteiro trata da história do time paulistano e do estádio que é considerado um templo dedicado a uma das maiores torcidas do país.
Quando: Sextas-feiras, às 9h e 13h.
Ponto de Encontro: Bilheteria da Estação de Metrô Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha), ou 09h45/13h45 na bilheteria da Neo Química Arena..
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-neo-quimica-arena-corinthians-2024/2293826
Roteiro Santo Amaro
Neste roteiro, vamos conhecer o bairro de Santo Amaro, região histórica que já foi município e que atualmente abriga um grande comércio popular, além de muitas opções de cultura, lazer e gastronomia. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo.
Quando: Sábados e domingos, às 11h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Largo Treze (Linha 5-Lilás), próximo à bilheteria (catraca da saída sentido Rua Barão de Rio Branco).
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-santo-amaro-2024/2293765
Roteiro Triângulo Histórico
O Triângulo SP é um recorte especial do centro histórico paulistano, onde se situam os principais prédios históricos da cidade, entre eles o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.
Quando: Quartas-feiras e domingos, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Em frente ao Pateo do Collegio.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-triangulo-historico-2024/2293770
Roteiro Vila Madalena
Um dos bairros mais charmosos e descolados da cidade, a Vila Madalena é conhecida pela sua vida noturna pulsante e por reunir espaços culturais, gastronômicos e de lazer.
Quando: Quintas-feiras, às 11h e 15h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela) – na esquina da Rua Pinheiros com a Rua Fradique Coutinho.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-vila-madalena-2024/2293726
Roteiro Ecoturismo de Parelheiros
No Extremo Sul da cidade, o Polo oferece muitas opções de esportes radicais e contato com a natureza. Uma outra faceta da região é o patrimônio histórico formado por igrejas, templos e centros culturais, que trazem muita história vivida por imigrantes que habitaram a região.
Quando: Sábados e domingos, das 8h às 18h.
Ponto de Encontro 1 – 8h: Em frente ao Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Estação de Metrô Vergueiro, Linha 2-Verde).
Ponto de Encontro 2 – 9h: Central de Informação Turística – CIT Parelheiros – Av. Senador Teotônio Vilela, 8000 – Parelheiros.
Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-polo-de-ecoturismo-de-sao-paulo-2024/2293818
Visita Guiada ao Ed. Matarazzo
A Prefeitura de São Paulo está de portas abertas para visitação. Conhecer o Matarazzo, sede do governo municipal, é uma oportunidade imperdível de ver a cidade por um outro ângulo, valorizando mais um patrimônio histórico do Centro que pode ser acessado pelos moradores e visitantes da cidade.
Os roteiros passam pelo terceiro andar e pelo jardim na cobertura do prédio – onde há mirantes para diversos pontos incríveis da cidade.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA VISITAÇÃO

Dias e horários:
– 3ª a 6º feiras: 14h30 e 16h30 – 10 pessoas por horário
– Sábados: 14h30 e 16h30 – 20 pessoas
– Domingos: 10h30 / 14h30 / 16h30 – 20 pessoas por horário

A visitação tem duração prevista de uma hora.
Não há agendamento antecipado.
Chegar com no mínimo 01 hora de antecedência, à recepção do edifício e no máximo 15 minutos antes da visita.

Para a realização da visita é necessária a apresentação de um documento original e oficial com foto, inclusive para crianças (para crianças até 5 anos incompletos também é aceita certidão de nascimento).

Ponto de encontro: recepção do Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura – Viaduto do Chá, n°15.

Link p/o resgate do ingresso gratuito: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/turismo/eventos/index.php?p=271186

Informações importantes:

A Secretaria Municipal de Turismo disponibiliza gratuitamente um guia especializado para conduzir o roteiro. Alguns locais cobram ingresso. Verifique os valores no local.

Todos roteiros seguem com a duração média de 1 hora e meia a 2 horas, exceto os do Ecoturismo de Parelheiros (por volta de 10 horas), e com pontos de encontro que variam do metrô até algum local do roteiro. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita pela plataforma Sympla ou até 30 minutos antes, caso haja vagas remanescentes.

Confira os dias e horários disponíveis para cada roteiro no site e reserve o ingresso gratuitamente: https://www.sympla.com.br/produtor/turismoprefsp

Clique nas imagens e siga-nos no Instagram @spdagaroa!

Deixe seu e-mail para receber notificações de novas matérias publicadas aqui neste portal www.spdagaroa.com.br:

Processing…
Success! You're on the list.
Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged