O São Paulo da garoa aborda nesse especial* as particularidades atrativas do bairro oriental localizado na região central, e que vem atraindo muita gente a adotá-lo como seu lar. Confira a seguir!
(*) Outros especiais #VemProCentro: clique aqui!

Todos sabem que a cidade de São Paulo muda constantemente, e essa velocidade tem se intensificado cada vez mais.
O bairro da Liberdade não estaria imune a isso, mas um fato curioso do lugar é que, as suas transformações sempre manteve uma harmonia e até um equilíbrio entre o tradicional, influências da cultura oriental instaladas ali desde o início do século 20, e o moderno, com a nova urbanização das vias e as fachadas dos prédios.
Não é à toa, que o lugar é um dos pontos turísticos de São Paulo que mais atrai turistas nacionais e internacionais, e até os próprios paulistanos e paulistas passam pelo lugar com frequência, uma hora atraídos pelas suas festividades sazonais como o Tanabata Matsuri, e outra hora, pelo circuito de compras, de gastronomia típica, etc.
Viva a sua LIBERDADE! – Motivos para visitar 🎋🐉🍜🍣🎏🛍🍺🎤
A quantidade de atrações do bairro é imensa, mas listamos alguns que recomendamos, dicas à la “Vejinha-pop” e particularidades dificilmente divulgadas. Veja a seguir:
🎋 As festividades típicas 🐉

Há duas festas de rua bem conhecidas, uma é a celebração do Ano Novo Chinês, realizada entre janeiro e fevereiro, com apresentações de manifestações culturais típicas do oriente para que seja desejado as boas vindas ao ano novo.
E a outra é a Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, onde, em julho, as ruas do bairro são decoradas com grandes enfeites de papel simbolizando essas estrelas, e também, com vários bambus para que todos possam amarrar em suas folhas, um pedaço de papel com o seu pedido, conforme segue a tradição milenar.
🍜 O roteiro gastronômico 🍣

A culinária oriental – japonesa, chinesa e coreana – já está bem aderida ao paladar do paulistano e espalhada em todos os cantos da cidade, porém, se você procura os melhores e os mais tradicionais restaurantes, não tenha dúvida que estão na Liberdade.
Na rua Tomás Gonzaga se concentra desde o mais antigo do país em atividade há 53 anos, o Hinodê Restaurante, aos já mais alinhados com o Japão contemporâneo, exemplos que oferecem um mix de serviços, como o Porque Sim, conhecido pelas suas salas de karaokê e pelos seus teishokus (tipo de combo); e o Espaço Kazu (na foto abaixo), conceito moderno que reúne em um mesmo estabelecimento restaurante, cafeteria e casa de udon (tipo de macarrão).
Atendendo a alta procura pelas casas de lámen, o Aska (na foto acima) localizado na rua Galvão Bueno é o mais conhecido não só do bairro mas da cidade até, com as suas longas filas de espera.
Há um outro restaurante que possui também como a sua especialidade o macarrão, é o chinês localizado na rua da Glória, Rong He, onde realizam o preparo artesanal ao vivo a ser visto pelos clientes.
🎏 O roteiro de compras 🛍

Para os que precisam comprar produtos de origem oriental, tanto alimentícios como presentes e utilidades domésticas, o Marukai da Galvão Bueno é o seu lugar.
Já o Fancy Goods, na mesma rua, é a opção para quem procura aquelas típicas fofurices orientais de seus personagens de mangás e animês, para papelaria e artigos de decoração.
Agora, a grande referência do setor de cosméticos de SP e do Brasil, inclusive, é o “império” varejista e atacadista Ikesaki, onde a sua matriz também localizada na G. Bueno, ainda atrai principalmente a mulherada e os profissionais da estética e beleza.

🍺 O roteiro de entretenimento 🎤

O bairro tem uma grande contribuição histórica preservada, o Cine Joia, que durante as décadas de 50 a 70, foi representativo em exibir filmes da vanguarda japonesa, como os clássicos do diretor Akira Kurosawa.
Atualmente é uma casa de shows e festas com contínua programação semanal. Se quiser saber mais de toda a sua trajetória, reveja a nossa matéria especial – clicando aqui.
Outro atrativo bem conhecido, é a Chopperia Liberdade na rua da Glória, ideal para ir com amigos e soltar o gogó no palquinho do karaokê. E por fim, há um outro espaço que concilia história, gastronomia e diversão, é a Peixaria Mistugi na G. Bueno, que é peixaria (desde o ano de 1971) restaurante, e também, cede o espaço para festas.

Viva a sua LIBERDADE! – Motivos para morar 🚲🚇🌳💆🏙
Diante de todos os motivos de visita ao bairro, não fica difícil de torná-los como os motivos para se morar nele.
Aliando isso aos fatores da facilidade de locomoção, com estação de metrô e ciclovia presentes, e também da ótima localização, por estar perto das regiões da Sé, da avenida Paulista, como também, do parque da Aclimação e do Centro Cultural SP; o bairro tem sido cada vez mais desejado para ser o lar dos que almejam esse estilo de vida que preza pela qualidade de vida com economia.
Pensando nisso, o projeto HUM – Humano, Urbano e Moderno, se instalou no “coração da Liberdade”, na rua da Glória, para oferecer studios de 21 a 36 m², com um jeito de se morar compacto mas para quem sempre está se expandindo em suas vivências e experiências, como por exemplo, aqueles que optam em abandonar o carro e usar mais o transporte público ou a bicicleta.

O ser “humano, urbano e moderno”, é a pessoa que otimiza o seu tempo, preza pela sua qualidade de vida, levanta discussões e põe em prática o fator mobilidade, e ainda por cima, está sempre antenado nas novidades e tendências do bom gosto.
Se você pensa em morar na Liberdade, informa-se mais a respeito desse novo empreendimento da Plano&Plano. Seja Humano, Urbano e Moderno. Descubra um novo conceito de se morar na Liberdade e tenha uma nova relação com a cidade!

Clique aqui para simular o seu financiamento
Visite o stand aberto ao público na Rua da Glória, 153 – Liberdade – SP
Telefone para contato: (11) 4200 2510
Site: bit.ly/HUMLiberdade
Fontes: Wikipédia, Google e Site Plano&Plano

Redação SP da garoa

Latest posts by Redação SP da garoa (see all)
- Metade dos paulistanos bebe cerveja e tem preferência por uma marca - 23 de dezembro de 2020
- PAULISTA CULTURAL lança site nos 129 anos da avenida Paulista - 7 de dezembro de 2020
- Projeto “A Cara da Vila Buarque” sai do on-line e vira exposição com lambe-lambes espalhados pelo bairro paulistano - 7 de dezembro de 2020