VIRADA CULTURAL 2019: fotos exclusivas, números e o balanço geral da edição

SP da cultura

O São Paulo da garoa esteve presente na região central, onde conferimos algumas atrações da Virada Cultural 2019, e trazemos nesta matéria especial alguns registros e também dados levantados dessa edição, considerada a maior da história do evento.

Foto de capa: Vale do Anhangabaú durante a Virada Cultural 2019 (R. Gushiken/SP da garoa)

As expectativas e as constatações

Reveja a nossa matéria de pré-divulgação da Virada Cultural 2019 (clique aqui)

Conforme foram anunciadas algumas expectativas na coletiva de imprensa para a pré-divulgação do evento, o São Paulo da garoa aponta nesta matéria se elas foram realmente atendidas ou não, pois estivemos presentes em algumas atrações na região central, e assim, endossamos com o nosso testemunho o que foi divulgado oficialmente pela assessoria de imprensa da Prefeitura de SP.

Então, confira a seguir o paralelo “Previsão x Realidade“:

PrevisãoRealidade – Foi atendida✅ ou Não foi atendida❌
1- Atingir o marco de “a maior edição da história do evento”. ✅ – Já era esperado, pois foi a 1ª edição a ocupar todas as 32 subprefeituras da cidade, em mais de 250 pontos centralizados e descentralizados, com mais de 1.200 atrações.
2- Público recorde.✅ – Segundo a organização, cerca de cinco milhões de pessoas durante todo o evento.
3- Inserir a Virada Cultural no Guinness Book – O Livro dos Recordes por seu gigantismo.Não atingiu o marco que deveria ter ultrapassado os 5 milhões.
4- Maior aprovação do público.✅ – Segundo levantamento da pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, a nota geral do público do evento foi 8,6, sendo que, em 2017 foi de 7,9.
5- Aumento de não residentes no evento.✅ – Segundo levantamento da mesma pesquisa, em relação à origem, 76,3% do público é formado por paulistanos e 23,7% por pessoas de outras cidades. Em 2017 eram 88,6% de paulistanos e 11,4% de outras cidades, ou seja, mais do que dobrou o número de não residentes.
6- Diminuição e ou a inexistência dos crimes de oportunidade (“arrastões” com furtos e roubos, principalmente, de smartphones) – Por mais que tenha aumentado o número de GCM (Guarda Civil Metropolitana) e PM (Polícia Militar) — total de 13.729, com 4.335 viaturas nas ruas –, nessa edição houve 3.360 pessoas abordadas, 23 presas e, só na região central, 10 ocorrências de furto de celular, tudo, segundo o que a própria PM divulgou.

(Fonte: Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de SP)

Destaques – Os palcos e as atrações musicais

O palco montado embaixo do Viaduto do Chá, denominado de “Anhangabaú – Plural“, foi o que mais recebeu público dessa edição 2019.

Na noite de sábado (18/05) houve aproximadamente 160 mil pessoas no show de Caetano Veloso com os seus filhos MorenoZeca e Tom VelosoOfertório.

No domingo (19/05), a partir do meio-dia, o palco contou com os shows de Anitta, e em seguida, com a dupla Anavitória. Cerca de 200 mil pessoas marcaram a presença.

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior:

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior:

No palco “São Bento – Rap“, montado perto da saída/entrada pro Vale do Anhangabaú da estação S. Bento (linha1-Azul do metrô), alguns registros de Baco Exu do Blues e Black Alien.

A praça da República reuniu as atrações ícones e simpatizantes do público LGBTQ+. No palco “República da Diversidade“, destaques para Pabllo Vittar e Preta Gil com o seu “Baile da Preta”.

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior:

E na praça do Patriarca, bem na saída/entrada pela Galeria Prestes Maia da estação Anhangabaú (linha3-Vermelha do metrô), o palco “Patriarca – Experimenta” contou com a cantora Céu junto com o Tropkillaz que apresentaram o “Tropical Jukebox”.

Destaques – programação alternativa/paralela

Na programação do “Theatro Municipal-Multicultural“, onde um dos destaques foi a apresentação teatral na sala de espetáculo de “Antígona” com a atriz Andréa Beltrão, como também, rolaram atrações na cúpula do teatro.

A primeira foi a “Experiência Fantasmagórica” onde os “fantasmas centenários” do lugar foram acordados e contaram um pouco sobre a música do Brasil. E em seguida, ocorreu a apresentação do Coral Paulistano regido pela maestrina Naomi Munakata.

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior:

Durante a Virada rolou a visitação monitorada com horários estendidos para um dos mirantes mais requisitados de SP, a cobertura do edifício Martinelli, tombado pelo patrimônio histórico. Foi uma oportunidade de admirar a paisagem panorâmica noturna da região central.

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior:

O público ficou saciado com os comes e bebes disponíveis durante todo o evento, como por exemplo, a presença do “Festival Smorgasburg” — direto de Nova York (EUA), um dos maiores eventos de gastronomia de rua do mundo –, que ficou instalado na lateral do Theatro Municipal.

E como toda edição, o tradicional e histórico Ponto Chic criador do sanduíche “Bauru” (desde 1937), localizado no largo do Paissandú, teve seu horário estendido e voltado especialmente para o público da Virada.

Considerações finais

Foi uma edição mais democrática e mais controlada, apesar dos números de furtos e roubos serem estatísticas mais uma vez, como já ocorre em todas as edições.

Em primeiro lugar, achamos essencial terem mantido a tradição da recorrente programação temática (brega, samba, rock, etc.) dos palcos com suas atrações musicais na região central, pois esta é a composição e essência do evento desde a primeira edição.

E segundo, achamos super válido terem “descentralizado” as atividades, como por exemplo, o advento da “Paulista Aberta” 24 horas que possibilitou mais opções de entretenimento ao público. Assim como, aos que moram nas periferias, puderam conferir uma programação da Virada em seus próprios bairros, ocorrida nas casas de cultura e em todas as unidades do SESC-SP e CEU’s, espalhados em todas as zonas — norte, sul, leste e oeste.

Reveja a nossa matéria de pré-divulgação da Virada Cultural 2019 (clique aqui)

PLANEJE A SUA VIAGEM✈️ E/OU SEU ROTEIRO🗺 COM O

CLIQUE👆 nos links abaixo de nossos parceiros e CONTRIBUA💰 para a monetização do nosso portal, proveniente de comissões calculadas em cima das compras que forem efetivadas por vocês, leitores. Então, atenção! Faça a sua pesquisa e finalize a compra logo após de ter clicado em um dos links. Pois, é com essa colaboração que continuaremos a trazer conteúdos com dicas exclusivas! 🤗🙏✅

🛌 Faça a sua reserva em hoteis, pousadas, hostels, casas de temporada, etc., e cancele tranquilamente pois não há cobranças de taxas extras → Booking.com

🚍 Garanta o transfer entre o aeroporto (Guarulhos / Congonhas) e o seu local de hospedagem com conforto, segurança e agilidade → TourOn

🏩 Cadastre-se com nosso link → Airbnb e ganhe até R$179 de desconto em sua primeira estadia ou experiência

🚘 Alugue um carro com desconto de até 30% ou parcele em 12 vezes sem juros e sem cobrança de IOF → RentCars

📍 Compre com antecedência passeios, excursões e tours conduzidos por guia de turismo → GetYourGuide

📲 Use seu celular nos EUA e em +de 210 países, com 10% de desconto no chip internacional, digitando e validando o código “SPDAGAROA10” no campo cupom → EasySim4U


Entre no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/spdagaroa/ e seja um membro para saber em primeira mão das nossas matérias recentes e outros conteúdos exclusivos!
The following two tabs change content below.
Redação SP da garoa
São Paulo da garoa, São Paulo, que terra boa! Tudo sobre cotidiano, cultura, história, turismo e gastronomia da nossa terra da garoa.

Comentários

Comentários

Tagged