9 de julho

9 de julho

o que foi a revolução  de 32? ou a revolução constitucionalista?

Foi em 1997, que o governador da época, Mário Covas, oficializou essa data como feriado civil no estado em homenagem ao soldado constitucionalista que lutou na Revolução de 32.

a comemoração e o feriado

Afinal, o que foi a “Revolução de 1932”? É preciso voltar alguns anos na história para buscar os embriões deste que foi um dos maiores movimentos armados da história do Brasil.

História

Durante a República Velha (1889-1930), predominou a aliança entre os estados de SP e MG ("política do café com leite") para o revezamento no posto da presidência.

CONTEXTO POLÍTICO

Porém, os paulistas resolvem romper com essa aliança, o que fez culminar um golpe de estado, do qual o gaúcho Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930.

CONTEXTO POLÍTICO

O novo presidente fecha o Congresso Nacional, anula a Constituição de 1891 e depõe governadores de diversos estados, passando a nomear interventores. As medidas desagradam profundamente os paulistas.

oposição paulista a vargas

No dia 23 de maio de 1932, os paulistas opositores resolvem confrontar o partido ligado ao governo, cuja sede se localizava na praça da República. Resultado: morte dos estudantes que ficaram famosos como M.M.D.C.

o estopim

No dia 9 de julho de 1932, iniciou-se a Revolução Constitucionalista. Com a ajuda dos meios de comunicação, o movimento ganha apoio popular e mobiliza 35 mil homens pelo lado dos paulistas, contra 100 mil soldados do governo Vargas.

o começo

Houve a possibilidade de outros estados aderirem, mas SP ficou isolada. Foram quase 3 meses de batalhas sangrentas, encerradas em 2 de outubro de 1932, com a derrota militar dos constitucionalistas.

o fim